lcavalheiro
(usa Slackware)
Enviado em 03/02/2017 - 10:47h
lordestark escreveu:
Olá pessoal, de boas?
Eu tinha instalado no meu PC o linux mint com grub2, em dual boot com o windows 10, e então eu instalei o meu querido slackware 14.2x64 em cima do linux mint (deixando a participação do windows intacta).
Ae quando vem a parte de instalação do LILO (no slack) eu não quero tirar o grub2, quero deixalo (mas só trocar o sistema), tem como?
Ou tenho que reinstalar o grub2 de novo?
Pouca gente sabe disso, mas o Slackware numa instalação full já tem o GRUB disponível pro usuário. A questão é que o instalador não dá ao usuário a opção de usá-lo (existem muitas razões de ordem técnica e prática pra isso, mas as principais são: 1) se o LILO funciona, por que trocá-lo?; 2) o GRUB é muito mais enjoadinho de configurar na unha do que o LILO; 3) é possível configurar o LILO usando um script (o liloconfig), mas o mesmo não se aplica ao GRUB.
Dito isso, se você quiser cometer a sandice de usar o GRUB no Slackware, tem como. Quando você terminar o setup de instalação, ele vai te pedir pra reiniciar o computador. NÃO FAÇA ISSO!!! Siga os comandos a seguir:
# chroot /mnt
# mkdir -p /boot/grub
# grub2-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg (nota: eu não uso o GRUB nem fornicando, então não sei se o comando grub2-mkconfig está disponível. Use grub-mkconfig no lugar, se for o caso)
# grub2-install /dev/sda (nota 1: se não tiver o grub2-install, use grub-install. Nota 2: /dev/sda é o HD que sua BIOS usa para inicializar o sistema. Se por alguma razão você estiver em alguma configuração mais arcana, tipo uma que eu tive uma vez que o boot era por /dev/sdd, ajuste isso de acordo)
# exit
# reboot
Com isso você terá feito a cagada fenomenal de usar o GRUB do Slackware no seu sistema. Eu particularmente usaria o LILO, mais simples de gerenciar e bem mais estável, mas aí é escolha sua.
--
Dino®
Vi veri universum vivus vici
Public GPG signature: 0x246A590B
Só Slackware é GNU/Linux e Patrick Volkerding é o seu Profeta
Mensagem do dia : Satã representa conhecimento sem limites e não auto-ilusão hipócrita.