lcavalheiro
(usa Slackware)
Enviado em 29/02/2016 - 12:59h
hugo306 escreveu:
cara obrigado pela sua ajuda, foi otímo fui usuario de debian por um bom tempo e resolvi entrar no mundo slackware para aprender mais, se isso esclarece alguma coisa ainda não sei como as coisas funcionam corretamente, e como aqui e um forum sobre linux vim buscar ajuda,! se os forum dependesse de pessoas como você não seria compartilhado o conhecimento!
Mano, olha como você perguntou: como instalar um programa no Slackware. A resposta é simples: compile. Para compilar, porém, é preciso ler a documentação de cada programa para saber quais são as dependências e se existe algum passo extra a ser feito durante a compilação. Então a questão é: para instalar um programa no Slackware é preciso ler e planejar. Se você não quer ler a documentação de um programa, então vá usar outra distro mesmo.
Insisto nisso: se você não quer ler a documentação de um programa, vá usar outra distro. Quando você pega o source de um programa pra compilar, o desenvolvedor dele com certeza colocou em algum lugar (normalmente em um arquivo chamado INSTALL) a lista com todas as dependências necessárias e opcionais. Está lá, dito pelo próprio desenvolvedor. Eu não vou ler documentação de um pacote que eu não vou instalar só porque você não quer ler ou não sabe como encontrar essa documentação. Além disso, isso é um passo comum e obrigatório no Slackware na hora de instalar um programa. Se você não quer ler documentação, procure uma outra distro que já forneça a coisa empacotada pra você, mas se você quer usar Slackware, leia! Por isso eu disse que não posso nem quero fazer essa leitura por você.
Se o programa tem dependências... bem, instale as dependências primeiro. Se o programa X só compila com o programa Y instalado, então instale Y primeiro e depois o X. Isso é o passo de planejamento da instalação. Se Y depende de A, B e C, então instale A, B e C antes de instalar Y. Às vezes a árvore de dependências é enorme (vide VLC), mas ela precisa ser satisfeita para compilar o programa X.
Mais uma coisa: sua pergunta já teria sido respondida se você tivesse parado pra ler a documentação do Slackware. Tudo que eu estou falando aqui já foi dito pelo Cara, pelo AlienBOB e por literalmente todo diabo que escreveu algo sobre o Slackware na vida. Mas você leu a documentação? Óbvio que não. Se não leu a documentação de um pacote, vai ler o raio da documentação da distro?
Cara, ainda bem que este fórum não depende de mim, apesar de eu ser moderador por aqui. Se dependesse, a resposta a esse seu comentário não seria tão gentil quanto esta está sendo.
--
Dino®
Vi veri universum vivus vici
Public GPG signature: 0x246A590B
Só Slackware é GNU/Linux e Patrick Volkerding é o seu Profeta