felipe_pepii
(usa Debian)
Enviado em 13/07/2009 - 13:38h
Explicando melhor..
Descrição Técnica:
O RPC (Remote Procedure Call) (site em inglês) é um protocolo usado pelo sistema operacional Windows. O RPC fornece um mecanismo de comunicação entre processos que permite que um programa de um computador execute sem diferenças códigos em um sistema remoto. O próprio protocolo é derivado do protocolo RPC da OSF (Open Software Foundation), porém com a inclusão de algumas extensões específicas da Microsoft.
Há uma vulnerabilidade na parte do RPC que lida com a transferência de mensagens por TCP/IP. A falha resulta da manipulação incorreta de mensagens malformadas. Esse ataque em particular tem como destino o processo mapeador de pontos de extremidade do RPC, que escuta na porta 135. O mapeador de pontos de extremidade do RPC permite que clientes RPC determinem o número da porta atribuída no momento a um determinado serviço RPC.
Para explorar essa vulnerabilidade, o invasor precisa estabelecer uma conexão TCP/IP com o processo de destino em uma máquina remota. Depois de estabelecida a conexão, o invasor inicia a negociação da conexão RPC antes de transmitir uma mensagem malformada. Nesse ponto, o processo na máquina remota falha. Esse processo é responsável por manter as informações de conexão de todos os processos naquela máquina usando RPC. Como o mapeador de pontos de extremidade é executado dentro do próprio serviço RPC, explorar essa vulnerabilidade fará o próprio serviço RPC falhar, com a conseqüente perda de qualquer serviço baseado em RPC que o servidor ofereça, assim como uma perda em potencial de algumas funções COM.
FONTE:
http://www.microsoft.com/brasil/technet/Boletins/BoletinsMS03_10.aspx
IMPORTANTE:
Lembre-se, o serviço de RPC tem que estar habilitado para que haja comunicação entre linuxXwindows
Grande abraço