reng.unip
(usa Debian)
Enviado em 01/11/2008 - 11:25h
O rsync é um programa de back-up rápido e fácil de usar, inclusive para diretórios e arquivos. Isto é alcançado por uma rotina inteligente que verifica que arquivos sofreram alterações; daí, somente esses arquivos são copiados. O rsync usa um utilitário de compressão, o que acelera o processo de cópia (quando configurado com a opção -z). Isso se explica facilmente:
O rsync detecta arquivos e pastas que precisam ser copiados porque algum de seus atributos mudou (por exemplo, data/hora da última modificação ou tamanho do arquivo). Esse processo de seleção é feito muito rapidamente.
Quando o rsync acaba de montar a lista que vai ser usada, a cópia desses arquivos é mais rápida em virtude da rotina de compressão usada no processo. O rsync faz a compressão antes de enviar e descomprime na outra ponta “on the fly”.
O rsync pode copiar arquivos de:
* sistema local para sistema local
* sistema local para sistema remoto
* sistema remoto para sistema local
Ele usa tanto o cliente padrão ssh quanto um daemon rsync rodando no sistema fonte e no sistema de destino. As páginas de manual do rsync dizem que, se você pode usar o ssh no seu sistema, então o rsync também será capaz de usar o ssh.
Uma das limitações do rsync é que ele NÃO pode copiar de um sistema remoto para outro sistema remoto. Se você for fazer isso, então terá de copiar um dos sistemas remotos para o sistema local e depois copiar deste para o outro sistema remoto.
Fonte:
http://manual.sidux.com/pt-br/sys-admin-rsync-pt-br.htm
Espero ter ajudado
Abraços...