
sayrus
(usa Debian)
Enviado em 02/06/2010 - 20:18h
Voltei com o resultado 100% a ainda a receita de bolo
# apt-get install dnsmasq
A principal observação é que você não pode usar o Dnsmasq junto com o Bind, já que ambos escutam na mesma porta. Antes de instalar o Dnsmasq você deve desativar e remover o Bind e vice-versa.
Depois de instalar, adicione a linha abaixo no final do arquivo "/etc/dnsmasq.conf":
listen-address=127.0.0.1
Ela faz com que o Dnsmasq responda apenas a requisições da sua própria máquina, ignorando requisições extensas, proveniente de outros micros da rede ou da internet.
Adicione no "/etc/resolv.conf" a linha "nameserver 127.0.0.1"
Tente acessar um site qualquer. Você perceberá que o primeiro acesso continuará demorando o tempo normal, mas a partir do segundo o endereço estará no cache do Dnsmasq e a resolução será instantânea.
#dig
www.google.com.br (Ele mostra em o tenho que levou para achar o endereço)
Se o seu micro usa DHCP para obter a configuração da rede, o arquivo "/etc/resolv.conf" será modificado a cada acesso,Ao invés de ter que modificar o arquivo novamente, a cada acesso, adicione a linha abaixo no começo (começo, não final) do arquivo "/etc/dhcp3/dhclient.conf" (onde vai a configuração do cliente DHCP).
prepend domain-name-servers 127.0.0.1;
Esta linha faz com que ele sempre adicione a linha "nameserver 127.0.0.1" no início do arquivo "/etc/resolv.conf", substituindo a edição manual.