Sarg, samba, squid etc etc [RESOLVIDO]

1. Sarg, samba, squid etc etc [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 08/12/2011 - 17:36h

Ola pessoal boa tarde.


Eu gostaria de saber de vcs referências de aonde e como vcs aprenderam sobre linux, foi livro? qual?

sozinho pesquisando?
foi curso?

sabe eu adoro mecher com linux tenho um imenso prazer em quando faço algo da certo, porem ainda considero meus conhecimentos fracos e gostaria de aperfeiçoar o mesmo.

Principalmente porque mecho com servidores linux,


enfim quem puder colaborar fico grata.


  


2. MELHOR RESPOSTA

Natanael Henrique
natanaelhenrique

(usa Arch Linux)

Enviado em 08/12/2011 - 20:39h

Eu comecei quando comprei algumas revistas que falavam sobre linux e trazia um CD de instalação do Conectiva, daí fui logo instalando, fuçando nele, mas não aprendi muita coisa, deixei pra lá.

Comecei a trabalhar como técnico em informática, e depois de algum tempo voltou aquela vontade de aprender linux novamente, foi quando um colega me deu um CD do Debian e já fui instalando um servidor, claro que pra isso eu usei muito (como ainda hoje) nosso inseparável e querido buscador.

Pesquisando algumas coisas sempre encontrava alguma referência no Viva o Linux, resolvi me cadastrar e gostei do ideal do site de ajudar pessoas mutuamente, ensinando o que se sabe e aprendendo com os experts, e olha que por aqui tem um bocado.

Já li muitos livros também como os do mestre Carlos Morimoto, mas o mais importante pra mim fixar o conhecimento foi mudar de vez pro linux porque se sente a necessidade de aprender a fazer as coisas e a gente acaba aprendendo melhor do que simplesmente ler.

Também trabalho com servidores por isso decidi fazer um curso, fiz o Formação de Administrador Linux pela 4Linux e um de redes.

Ainda sou um iniciante, mas a cada dia aprendo mais com essa comunidade que é super prestativa.

Então posso concluir que aprend[i,o] o linux de todas as formas que você citou: Livros, pesquisando, cursos e principalmente mechendo. Todos os meios são válidos e se complementam.

3. Re: Sarg, samba, squid etc etc [RESOLVIDO]

Erick
cavalcantee

(usa Ubuntu)

Enviado em 08/12/2011 - 20:08h

Acredito que os fóruns sobre o assunto são importantes fontes de aprendizado.
Também a questão da máquina virtual com distros diferentes para testes e mais testes. Gosto muito dos livros do Carlos E. Morimoto referente a serviços Linux.
E bom não existe uma receita para isso.

Cursos Técnicos, Tecnólogos, Graduação na área de Redes geralmente tem tudo a ver com Linux, pode ser uma boa opção.

Espero ter te ajudado.


4. Re: Sarg, samba, squid etc etc [RESOLVIDO]

Inutil
inutil

(usa Red Hat)

Enviado em 09/12/2011 - 09:16h

Isso depende dos seus projetos para o futuro, como vc tem mais facilidade pra aprender e até aonde vc quer chegar.
Vc quer ficar limitada a suporte a servidores Linux, ou pensa em expandir para o futuro? Como já conversamos sei que você trabalha numa empresa na área de T.I. Vc quer ficar por ai mesmo e crescer na empresa, ou pensa em evoluir? É o que vc vai querer fazer de carreira? Você busca o conhecimento para realização profissional ou pessoal?
Não esqueças que entusiastas por informática, todos nós somos, mas alguns aqui mesmo do fórum o fazem por hobby ou diversão, não como profissão. São diferentes níveis de aprendizado e necessidades. Eu por exemplo, adoro ler fóruns e tentar resolver alguns problemas. Satisfação pessoal.
Nunca se esqueça das oportunidades, nunca tenha em foco uma área só. Tente saber a base de tudo e se especialize no que você mais gosta ou que tem um melhor mercado de trabalho.
Essas perguntas servem para direcionar o aprendizado, pois para manter o seu trabalho e executá-lo de forma eficiente, algum curso especializado em administração Linux tanto presencial ou livro, atende o seu objetivo e depende apenas das suas facilidades. Eu pessoalmente adoro as maquinas virtuais, pois posso montar toda e qualquer estrutura para testes e se eu fizer besteira, é muito fácil voltar atrás e tentar de novo.
Outra coisa muito, mas muito importante, é o inglês. Que apesar de termos farta documentação traduzida e uma comunidade muito ativa, toda e qualquer fonte original de conteúdo é feito La fora. Cansei de pegar tutoriais com erros de tradução que me fizeram perder mais tempo.
E por ultimo, tudo ao que você se dedicar e fizer com vontade, você consegue. Nunca force a barra em cima de um problema, porque nesta área, as maiores soluções vêem quando vc da o tempo do problema, dar uma esticada, seja na pausa do café, ou na caminhada ou qualquer outra coisa que te distraia. Ali vai vir à solução. Um dos segredos é manter a calma e os pés no chão e saber seus limites.








Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts