inutil
(usa Red Hat)
Enviado em 09/12/2011 - 09:16h
Isso depende dos seus projetos para o futuro, como vc tem mais facilidade pra aprender e até aonde vc quer chegar.
Vc quer ficar limitada a suporte a servidores Linux, ou pensa em expandir para o futuro? Como já conversamos sei que você trabalha numa empresa na área de T.I. Vc quer ficar por ai mesmo e crescer na empresa, ou pensa em evoluir? É o que vc vai querer fazer de carreira? Você busca o conhecimento para realização profissional ou pessoal?
Não esqueças que entusiastas por informática, todos nós somos, mas alguns aqui mesmo do fórum o fazem por hobby ou diversão, não como profissão. São diferentes níveis de aprendizado e necessidades. Eu por exemplo, adoro ler fóruns e tentar resolver alguns problemas. Satisfação pessoal.
Nunca se esqueça das oportunidades, nunca tenha em foco uma área só. Tente saber a base de tudo e se especialize no que você mais gosta ou que tem um melhor mercado de trabalho.
Essas perguntas servem para direcionar o aprendizado, pois para manter o seu trabalho e executá-lo de forma eficiente, algum curso especializado em administração Linux tanto presencial ou livro, atende o seu objetivo e depende apenas das suas facilidades. Eu pessoalmente adoro as maquinas virtuais, pois posso montar toda e qualquer estrutura para testes e se eu fizer besteira, é muito fácil voltar atrás e tentar de novo.
Outra coisa muito, mas muito importante, é o inglês. Que apesar de termos farta documentação traduzida e uma comunidade muito ativa, toda e qualquer fonte original de conteúdo é feito La fora. Cansei de pegar tutoriais com erros de tradução que me fizeram perder mais tempo.
E por ultimo, tudo ao que você se dedicar e fizer com vontade, você consegue. Nunca force a barra em cima de um problema, porque nesta área, as maiores soluções vêem quando vc da o tempo do problema, dar uma esticada, seja na pausa do café, ou na caminhada ou qualquer outra coisa que te distraia. Ali vai vir à solução. Um dos segredos é manter a calma e os pés no chão e saber seus limites.