
lpcurcio
(usa Debian)
Enviado em 11/10/2016 - 10:21h
Sou principiante quando se trata do Linux e gostaria de saber se alguém pode me responder sobre um problema que está quebrando minha cabeça a dias. Vou explicar do jeito mais resumido possível:
Estou fazendo alguns teste criando um servidor proxy com o Squid3 em um Raspberry. Repito que foi só teste, por isso não me apaguei a todas as configurações que Squid3 disponibiliza. Iria me preocupar com o resto das configurações mais tarde. Então, criei um “squid.conf” mais básico possível para liberar qualquer conexão:
visible_hostname TESTE
http_port 8080
http_access allow all
Liberei a porta no reteador e funcionou, consegui conectar de um computador externo(remoto) a minha rede. Fiquei o dia inteiro fazendo teste de conexão aleatoriamente para ver continuava a conectar. No final do dia, estava com dificuldade de conectar. Hora conectava, hora não. Chegando em casa, reparei que a luz da interface do roteador onde o Raspberry estava conectado piscava constantemente. Numa varredura com netstat filtrando pela porta 8080, verifiquei vários IPs conectados a porta 8080 onde antes só havia o meu. O fluxo de dados era tanto que toda a rede ficava congestionada e toda conexão lenta. Claro que sabia que isto pedia acontecer, pois o Squid3 estava liberado para qualquer um. Então troquei a configuração para:
visible_hostname TESTE
http_port 8080
http_access deny all
Teoricamente deveria bloquear tudo, porém só bloqueou o meu computador remoto. O resto das conexões continuavam na porta 8080. Tentei squid3 –k reconfigure, service squid3 restart, reiniciei o Rapberry, mas continuavam a conectar na porta 8080, exceto a minha maquina remota.
A pergunta é bem simples: Como poderiam ainda conectar ao Squid3 se conforme a regra era para bloquear tudo?
Agradeço a quem puder me esclarecer.