radamanthis
(usa Debian)
Enviado em 10/04/2017 - 01:40h
Ola senhores,
venho humildemente pedir a ajuda dos senhores em busca de conhecimento xD
Bem, li muito sobre a criação de um servidor Samba, seus recursos, beneficios, etc e precisaria integrar este junto ao AD DS. A tarefa não me pareceu tao dificil mas tambem nada facil.
Batendo a cabeça e pelejando, surgiram alguns entraves, mesmo lendo e lendo eu nao conseguia esclarecer muitas coisas e as vezes até me confundia mais. Enfim...
Os pontos criticos são:
1 - É possivel integrar um servidor Samba baseando o acesso usando como autenticação os usuários de um dominio Windows?
2 - Cada usuário que criasse uma pasta dentro do servidor Samba, poderia colocar restrições para que os outros vejam o conteúdo mas nao editem? Exemplo: o User1 tem uma pasta dentro do /home/User1 e la existe um "teste.txt". O User2 autentica no servidor Samba e consegue acessar esse /home/User1 para leitura/copia o conteudo?
3 - Na hora de configurar o Kerberus, o assistente faz algumas perguntas:
***3.1 - "Reino por omissão do Kerberus versao 5" --- Aqui eu devo colocar um reino, ou seja, o nome do Servidor Windows? Ou do servidor Linux?
***3.2 - "Infome os hostnames dos servidores Kerberus no realm Kerberus <nome>, separados por espaços". Ok, aqui eu coloco ambos os nomes dos servidores (Windows/Linux)?
***3.3 - Posso omitir todas essas informaçoes e inseri-las posteriormente dentro do krb5.conf?
Segue parte do arquivo krb5.conf:
[libdefaults]
default_realm = CASA.COM
[realm]
CASA.COM = {
kdc = Servidor.casa.com
admin-server = Servidor.casa.com
}
[domain_realm]
.casa.com = CASA.COM
casa.com = CASA.COM
## meu servidor Windows se chama "Servidor" e o dominio chamasse "casa.com". O IP é 192.168.20.1 e o serviço de DNS e AD esta devidamente configurado.
4 - Preciso configurar o arquivo smb.conf, entretanto por mais que eu leia os scrips do pessoal eu nunca consigo me familiarizar ou encontrar o que pedem (sou muito cauteloso, evito sair apagando o conteudo). Um exemplo classico: No arquivo smb.conf nos que eu acho pela internet, eles tem um campo chamado "net bios name", "password server" e no smb.conf pos instalaçao nao tem nenhum desses campos. Já li de cabo a rabo. O unico que eu encontrei foi o "workgroup". Samba Versão 4 é a que eu uso.
Bem senhores, a principio é isso. Provavelmente havera novas duvidas.
Ja agradeço a atenção de todos.