junior
(usa Ubuntu)
Enviado em 26/12/2013 - 17:49h
vcscastro escreveu:
Galera,
A empresa na qual trabalho teve uma invasão recentemente. Pegamos um vírus que criptografa todos os arquivos das maquinas e servidores windows.
Estamos passando para linux, coloquei o Debian 7 com Samba com kerberos. Esta funcionando.
So que ainda acho pouco, pois estamos usando o AD do Windows 2003, na verdade o Win2003 esta apenas facilitando a entrada de usuários na rede.
Queria algumas opiniões.
1ª Devo colocar o OpenLdap no lugar do AD?
2º Quais mais servidores Linux eu devo ter na rede?
3º Qualquer sugestão é bem vinda.
Att
Vinicius Castro
1. Se a maioria das estações dos usuários são Windows, não vejo o porque migrar do AD para o OpenLDAP. A não ser que você não tenha as licenças e futuramente queira migrar as estações para Linux (desafiador). A questão é que o AD, nativamente, não opera muito bem com *nix like para servidores, nem com estações. Funciona, mas você terá dores de cabeça.
-
2. Se você não tem um firewall + proxy, seria bom pensar nessa possibilidade. Aqui mesmo no VOL tem muitos artigos e dicas explicando de como montar um. Do básico até o avançado. Se não quer aprender o blackbox da coisa, sugiro o
www.zentyal.com. Se a sua rede for deveras extensa, sugiro um OCS para inventário e o GLPI para registro de ocorrências.
-
3. Os dois colegas que responderam anteriormente estão corretos. Acho que você precisa rever seus conceitos de ativos e segurança de TI, a forma como armazena seus dados e o que faz para garantir a segurança e a integridade dos mesmos.
Um abraço.