matheusssilva
(usa Fedora)
Enviado em 12/11/2013 - 09:21h
Rotinas de backups já existem, estamos estudando a possibilidade de implantar RAID5 em alguns clientes mais críticos.
Porém, minha preocupação é justamente essa, evitar a necessidade de usar os backups, protegendo a rede de algum iluminado que invada o sistema só para danificá-lo, deletando arquivos, etc.. Nem todo invasor invade como intuito de roubar informações valiosas, até por que ele não encontrará informações relevantes que lhe sirvam para alguma coisa.
Também existem aqueles que invadem com o único objetivo de propagar o caos. É com esses que me preocupo.
Infelizmente não podemos nos ater demais com as questões envolvendo a rede, pois a parte de desenvolvimento nos ocupa por demais, a legislação brasileira é um inferno.
Meu objetivo é fazer o básico, backups, RAID em alguns casos, e alguns procedimentos básicos de segurança, porém deixando o cliente ciente de que existem procedimentos e configurações mais elevadas de segurança e que nesse caso, caso deseje, deve contratar uma empresa especializada na área.
Por isso talvez as instruções 1 e 3 do souza + alguma coisa referente a mudança periódica de senhas seja o que podemos fazer a principio.
A questão sobre serviços na pilha é realmente interessante, talvez não para criarmos rotinas de segurança, e sim porque possibilita um gama de funcionalidades para uma aplicação.
Vou sondada nos assuntos passados aqui. Qualquer dificuldade eu subo o tópico novamente.