eduardo
(usa Linux Mint)
Enviado em 25/01/2019 - 15:55h
Segue um trecho da minha monografia:
Servidores de proxy, que em português significa procurador, são intermediários de conexões de rede, ou “gateways de aplicação” (KUROSE; ROSS, 2003, p. 510). Em outras palavras, o proxy trabalha como intermediário analisando todos os dados relacionados à sua finalidade. Como cita Nemeth, Snyder e Hein (2007), o termo proxy pode ser utilizado inclusive para e-mails, porém, o mais comum é quando se trata de requisições HTTP (Hyper Text Transfer Protocol). Kurose e Ross (2003) falam do proxy HTTP utilizando o termo web cache, pois o mesmo guarda em seu disco cópias de objetos requisitados. Podemos traduzir o termo web cache como cache de Internet.
Tanenbaum e Wetherall (2011, p. 434) definem o termo caching como o ato de “guardar as páginas que são buscadas para uso subsequente”. Em outras palavras, quando relacionado à Internet, cache é onde os pacotes de dados de páginas já acessadas são guardados para que futuramente possam ser reutilizados, sem a necessidade de buscar a mesma informação na Internet.
Kurose e Ross (2003) citam três vantagens em fazer cache de sites da Internet:
a) Pode reduzir substancialmente o tempo de resposta da requisição do cliente, visto que normalmente a conexão entre o servidor proxy e o cliente é muito melhor que a conexão com o servidor de origem do site;
b) Reduz a utilização de tráfego de Internet da empresa (ou organização), visto que os sites podem ser carregados diretamente do servidor de proxy, se previamente acessados;
c) A rápida distribuição de conteúdo em uma Internet com alta densidade de caches, até mesmo para servidores de conteúdo com baixa velocidade, como por exemplo, um site pequeno e com poucos acessos que lança um conteúdo popular e não tem recursos para suportar a demanda de acessos. Com cache, o conteúdo é rapidamente multiplicado entre os servidores e a demanda é satisfeita.
Ao utilizar um servidor proxy HTTP é possível adquirir agilidade no carregamento de sites da Internet. Como o proxy faz cache dos sites, ao requisitar uma página que foi acessada recentemente, a mesma é carregada diretamente do servidor de proxy, não necessitando um novo acesso ao site. Além de retornar o site na velocidade da rede interna da empresa, também economiza link de Internet, já que apenas utilizará a comunicação da rede interna.
É interessante notar que Kurose e Ross (2003) citam o proxy HTTP como um servidor e cliente ao mesmo tempo. Isso significa que o servidor de proxy estabelece uma relação de servidor com o cliente ao receber a requisição do acesso desejado, porém, torna-se cliente ao requisitar o site para o servidor do mesmo.