irado
(usa XUbuntu)
Enviado em 20/08/2010 - 08:56h
acho que vc se deixou cegar pelo calor do momento - risos - eu entendo, os jovens apresentam mesmo essa faceta de deixar a lingua mais rápida do que o pensamento. Mas vamos lá :)
os colegas dos dois posts anteriores deram a resposta - que vc, dado o calor da raiva, ignorou completamente.
o colega riesdra disse a vc QUAL o arquivo que vc deve editar para fixar os dados que foram passados pelo seu provedor. Aliás, vc é um dos poucos felizardos que vai dispor de um ip.addr fixo, a maioria de nós (quase todos) só dispomos mesmo de um ip.addr por dhcp. Mas aqui vai um fato: em termos de navegação, velocidade, confiabilidade e (eventualmente) perda de pacotes, não faz a menor diferença o ip.addr ser fixo ou automático :) O ip.addr fixo só tem mesmo importancia quando vc faz acessos externos ou coloca um servidor qualquer para funcionar, mas isso são outras histórias :)
contudo, carece de nóis ponhá reparo: os ip.addr que vc menciona são "não roteaveis", então NÃO serão acessíveis a partir da internet (cf. rfc 1918); é de condominio? ou de um vizinho que está compartilhando com vc? provedores NORMALMENTE não cedem ip.addr classe C não-roteaveis. É minha curiosidade mesmo :)
mas voltando ao seu problema: como mencionei, o colega riesdra informou qual o arquivo vc deveria editar para configurar adequadamente o ip.addr fixo. Mas o colega gedimar foi ainda mais longe: indicou um artigo de sua (dêle) lavra que até eu conseguiria seguir para conseguir isso que vc busca. Mas inclusive, êle vai além, bem além.
Para nós, noviços no Linux (e *buntu) o artigo é bem esclarecedor. Até (re)coloco o link aqui, sugerindo FORTEMENTE que vc o leia:
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Arredondando-o-Ubuntu-em-seu-desktop/?pagina=2
BTW, após terminar e estiver com tudo funcionando vc pode voltar aqui, informar que o assunto foi resolvido e indicar a resposta do gedimar foi "melhor resposta".
tenha um bom dia :)
ps: meu nome é Irado mesmo, é MEU porque EU o escolhi. O outro, aquêle um, é usado apenas para efeitos diversos (IR, cheques, bancos.. ) essas besteiras. Mas como quem escolheu foram meus pais, então é DELES e não MEU. Tendeu?
flames > /dev/null