natanaelhenrique
(usa Arch Linux)
Enviado em 19/05/2011 - 13:55h
Manjo muito pouco, estou estudando para o LPI nível 1 ainda. O que me possibilita aprender mais é estar contribuindo com a comunidade, pois assim sempre tenho que estudar para ajudar, e por isso estou sempre aprendendo.
Tanto faz a interface usada, é você quem escolhe qual usar. Se quiser usar a eth0 configura a eth0, inclusive pode ser com dhcp como citei anteriormente. Caso queira usar a eth1 basta configurar lá também. O importante é estar configurado no arquivo, pois é a essa configuração que o sistema usa quando inicia. Se você não configurar no arquivo, toda vez que reiniciar terá de rodar o comando para configurar manualmente. Caso queira usar somente a eth1 como está fazendo agora, vai ficar assim.
auto lo eth1
iface lo inet loopback
iface eth1 inet dhcp
Pronto com essa configuração, sempre que você ligar a máquina ela vai pegar um ip automaticamente (o mesmo que usar dhclient, só que de modo automático) usando a interface eth1.
Aconselho a usar a eth0 (eth0 significa que é a primeira placa detectada) para não se confundir quando precisar configurar uma segunda rede para compartilhar arquivos por exemplo, ou até usar o mesmo serviço respondendo em um endereço diferente. Também aconselho a usar ip estático, já que você pode acessar sempre com o mesmo endereço, o que não acontece com dhcp, pois a máquina poderá obter um endereço ip diferente a cada boot.