LucasWCFerreira
(usa Ubuntu)
Enviado em 12/08/2022 - 23:17h
Olá, eu pretendo fazer a instalação do Fedora Workstation 36 com a partição \home separada. Tenho um SSD de 120GB, um HDD de 1TB, e RAM 8GB, então estou pensando em realizar o particionamento da seguinte maneira:
SDD:
\efi (± 500MB)
\swap (± 4GB)
\ (o restante)
HDD:
\home (1TB)
O procedimento em si eu até sei como realizar, só estou com dúvida na hora de selecionar o formato do sistema de arquivos da partição. No instalador do Fedora, para \efi, eu seleciono "EFI System Partition"; para \swap, é só "swap"; mas para a raiz e a \home eu não sei se devo selecionar "ext4" ou "btrfs".
Eu li sobre os dois tipos, vendo as vantagens e desvantagens de cada um, mas eu queria escolher mesmo baseado no fato de algum formato gerar problema na execução da distro. Eu sei que o Fedora usa por padrão o "btrfs", mas o "ext4" deveria ser mais sólido por ser mais antigo, e em vários tutoriais que encontrei na internet, eles usavam "ext4", mas não tenho certeza por não ser a opção padrão da distro.
Então eu gostaria de saber se alguém poderia me ajudar a tomar essa decisão, tendo em vista que meu principal objetivo é funcionalidade e estabilidade no dia a dia.
Algumas informações do meu pc caso ajudem:
SSD: 120GB
HDD: 1TB
RAM: 8GB
Processador: Intel i5-8300H 2.30 GHz
x64-based
UEFI
Me desculpem se não deixei a pergunta clara o suficiente.
Mas agradeço muito pela atenção de todos.