Rei Tenguh
(usa Arch Linux)
Enviado em 20/09/2012 - 17:57h
Bom, é o seguinte:
No Fedora, após instalar manualmente um driver de vídeo proprietário, tem um trabalhinho BEM chato de derrubar um certo módulo do Kernel, que não larga o osso de jeito nenhum. Mas esse trabalho é feito automaticamente se instala-se a partir dos repositórios rpm-fusion. Então, na prática, a melhor forma de instalar um driver proprietário no fedora é instalar PRIMEIRO pelos repositórios rpm-fusion, mesmo que depois vá instalar outro baixado do site. (porque daí o trabalho pra derrubar o tal módulo já fica feito automaticamente)
Então, primeiro passo - se ainda quiser tentar o driver pra ATI - é instalar os repositórios rpm-fusion (só digitar isso no google que vai dar onde tem de baixar os pacotes rpm que instalam e habilitam esses repositórios automaticamente) e então instalar o driver a partir deles. Daí, se quiser depois instalar o baixado do site, ele [teoricamente] não precisa de mais nenhuma intervenção manual.
Quanto ao vesa: não estando aí o arquivo /etc/X11/xorg.conf, até onde eu sei é só desinstalar o drivewr proprietário que daí automaticamente é ativado o "vesa". Caso não for (o que eu acho difícil de acontecer) daí cria-se o arquivo /etc/X11/xorg.conf e altera-se o nome do driver utilizado, que fica lá, pra "vesa". Mas o que é pra acontecer é usar o "vesa" automaticamente ao ser desinstalado outro qualquer.