hrcerq
(usa Outra)
Enviado em 01/06/2015 - 14:27h
Boa tarde, Adriano.
Se vale a pena ou não depende do que quer fazer, se bem que conhecimento nunca é demais. Mas lembre-se de estabelecer primeiro as suas metas, ou seja, o que deseja ser capaz de fazer com Python e em que tipo de trabalho quer aplicar essa linguagem. Depois você verifica quais conhecimentos serão necessários para atingir essas metas.
Python tem inúmeras aplicações, tanto no mercado como na ciência. Algumas áreas de atuação com maior destaque no momento são inteligência artificial, projetos de data science, programação de dispositivos portáteis (especialmente o Raspberry Pi) e desenvolvimento Web (com frameworks como Flask e Django).
Mas além disso Python também é bastante usado na sustentação de sistemas operacionais, seja como scripts administrativos ou como aplicativos mesmo. Alguns exemplos de programas escritos em Python são o gerenciador de pacotes YUM (que no Fedora já foi substituído pelo DNF, também em Python), virt-manager (gerenciador de máquinas virtuais, que utililiza o KVM como backend), openshot (editor de vídeos), entre muitos outros que poderia citar aqui.
Python também é bastante utilizado para criar extensões em outros programas, como no Blender, no LibreOffice, no PostgreSQL e no GIMP, só para citar alguns.
Ferramentas para trabalhar com Python existem aos montes. Se você tiver interesse em aprender Python3 (pois a versão 3 tem algumas pequenas diferenças em relação à versão 2), as opções ficam um pouco mais restritas, mas ainda assim existem. Eu particularmente acredito que vale mais a pena estudar a versão 3, pois embora a segunda versão ainda seja mais difundida, é só uma questão de tempo até que seja completamente substituída. Além disso nada impede que você comece estudando a versão 3 e depois veja quais são as diferenças na versão 2.
Você pode começar a estudar a linguagem só com o interpretador em modo interativo mesmo, depois começa a montar alguns scripts mais simples (pode usar um editor de texto de sua preferência para isso). Recomendo o Geany, pois é um editor bem completo e tem algumas funcionalidades de IDE. Depois quando for trabalhar em projetos mais complexos vai precisar de uma IDE mesmo. Uma que gosto muito é o Pydev, que é um plugin do Eclipse.
---
Atenciosamente,
Hugo Cerqueira