Vale a pena montar um DB para essa aplicação? [RESOLVIDO]

1. Vale a pena montar um DB para essa aplicação? [RESOLVIDO]

Cabreuvas
Cabreuvas

(usa Debian)

Enviado em 22/05/2021 - 17:20h

Eu to criando um script simples em Python com TkInter que vai cadastrar clientes e documentos (criando uma pasta para cada cliente, como já está sendo feito) para um escritório de advocacia, diminuindo o tempo gasto em tarefas que podem ser automatizadas e evitar erros humanos na hora de passar os dados para um documento Word

Mas tem uns problemas
- Os números dos documentos validados vão ser guardados em um arquivo .txt na pasta de cada cliente, que são sincronizadas em cada PC pelo GDrive. Isso pode dar algum bo? É melhor criar um DB local mesmo com o sqlite?
- Vale a pena compilar tudo com o Cython ou não vai ficar muito pesado se usar o PyInstaller mesmo?


  


2. MELHOR RESPOSTA

Diego Mendes Rodrigues
diegomrodrigues

(usa Ubuntu)

Enviado em 23/05/2021 - 06:39h

Vale a pena instalar um banco de dados para gerenciar seu sistema, Essa forma é muito mais segura que utilizar arquivos de texto (txt).
Utilizar um SQLite, compartilhado via Google Drive, pode gerar um problema de concorrência, ou seja, várias pessoas acessando o mesmo arquivo, realizando inclusões ou alterações de dados.
Seria melhor você instalar um banco de dados, como o MariaDB (ou MySQL) em um computador com um IP fixo, e nesse banco armazenar todas as informações.
As instruções SQL do SQLite ou do MariaDB são praticamente as mesmas, mas ao utilizar um banco de dados centralizado você aumenta a segurança do sistema.
Existem diversas opções de bancos de dados da internet, com valores baixos, caso prefira essa alternativa ao invés de instalar ele na sua empresa.

Atenciosamente,
Diego M. Rodrigues

3. Re: Vale a pena montar um DB para essa aplicação? [RESOLVIDO]

Cabreuvas
Cabreuvas

(usa Debian)

Enviado em 23/05/2021 - 13:27h


diegomrodrigues escreveu:

Vale a pena instalar um banco de dados para gerenciar seu sistema, Essa forma é muito mais segura que utilizar arquivos de texto (txt).
Utilizar um SQLite, compartilhado via Google Drive, pode gerar um problema de concorrência, ou seja, várias pessoas acessando o mesmo arquivo, realizando inclusões ou alterações de dados.
Seria melhor você instalar um banco de dados, como o MariaDB (ou MySQL) em um computador com um IP fixo, e nesse banco armazenar todas as informações.
As instruções SQL do SQLite ou do MariaDB são praticamente as mesmas, mas ao utilizar um banco de dados centralizado você aumenta a segurança do sistema.
Existem diversas opções de bancos de dados da internet, com valores baixos, caso prefira essa alternativa ao invés de instalar ele na sua empresa.

Atenciosamente,
Diego M. Rodrigues


Imaginei que seria o caso. Vou pesquisar sobre implementar um BD então, já que os dados são úteis mais para o programa mesmo, o usuário ainda poderia acessar eles pelas cópias dos documentos.

Valeu






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts