Desenvolvimento gráfico do ambiente Gnome

1. Desenvolvimento gráfico do ambiente Gnome

Ricardo
Rmpx

(usa Ubuntu)

Enviado em 13/10/2012 - 14:27h

Olá a todos.

Amigos, sou novo no fórum, agradeço a quem puder me ajudar. Procurei muito esta informação, mas não obtive sucesso, sequer em inglês. Qualquer dica ou ajuda que possa me dar uma luz, é bem vinda.

Estou no Ubuntu faz alguns meses, e já dei umas boas olhadas em alguns arquivos do sistema, e consegui entender um pouco desse incrível S.O. A sensação é maravilhosa. É como se tudo pudesse ser alterado ou modificado a maneira que desejasse, o que é um choque para usuários Windows, que são petrificados. Mas isso tem me levantado dúvidas quanto algumas alterações que não tenho conseguido realizar. A verdade é que parece que há uma força das grandes empresas que fazem distribuições para Linux que nos impedem de arranhar o cerne do sistema para que elas não percam sua fisionomia. Isso tem me frustrado, pois limita em muito minha liberdade em ter um sistema verdadeiramente meu, corrompendo o projeto GNU, e dificultando a aprendizagem. De uma versão para outra, numa mesma distribuição, alteram-se a localização das pastas, o nome dos arquivos de configuração, ou reinventam a roda, alterando o jeito de se fazer a mesma coisa. Parece que querem mais confundir que padronizar, certamente, para fazermos uso de seu sistema pago de suporte. Já as informações na Internet e Fóruns, que são gratuitas, são escassas (as pertinentes), e se faz grande confusão entre compilar o Kernel e modificar seu gerenciador de janelas, que são duas coisas completamente diferentes.

A Minha pergunta não é sobre módulos ou compilação de Kernel. Conheço razoavelmente os pacotes das principais distribuições, e não tenho interesse em compilar o Kernel (nivel software - hardware) para elevar uma pequena porcentagem de processamento. O que pretendo é entender o gerenciador de janelas e o cerne da configuração extra Kernel, a nivel software - cliente (desculpe-me se estou falando errado):

Bom, primeira dúvida:

1. Percebo que a linguagem mais usada pelo sistema é o Python (posso estar errado, tenho mais conhecimentos em linguagens gráficas do Windows como Visual Basic e Delphi, e estou começando agora a analisar a linguagem C e python, que ao meu ver são bem analíticas). Percebo que existem vários códigos de texto espalhados entre as pastas do sistema que podem ser modificados, e que alteram as configurações de forma bem efetiva, e tenho observado esta curiosidade até mesmo no Android (celular). Por exemplo, o arquivo x.conf está no diretório (no caso do Ubuntu) /etc/X11, e lá possui configurações que interferem diretamente no X11, que é o gerenciador de janelas. Pois bem, onde fica a referência inicial para esta pasta e este nome de arquivo para lá puxar as configurações? Está no Kernel? É binário? Pode ser modificado sem recompilar? Qual programa ou forma de alterá-lo para criar minha própria árvore de diretórios e arquivos?

Segunda dúvida:

2. É difícil de acreditar que o X11 e o Gnome foram escritos na unha, sem um programa auxiliar como um Visual Studio ou Griffon. Haveria algum programa para facilitar a edição do código fonte do Gnome ou outros executáveis do Linux? Em qual liguagem são escritos? Como posso modificá-los para personalização sem depender de pequenos programas alteração feito por terceiros, como o Compiz?

Amigos, essas são minhas dúvidas. Não encontrei resposta à elas em lugar nenhum, o que é um espanto, pois ajudaria a aumentar o número de contribuintes ao projeto GNU no Brasil, não se limitando a meras traduções para PT-BR. Agradeço profundamente a quem puder dar qualquer pista a elas, e todas as respostas são bem vidas.

Mais uma vez grato, desculpe algum erro e pela extensão. No aguardo de algumas luz.

RMPx





  


2. Re: Desenvolvimento gráfico do ambiente Gnome

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 13/10/2012 - 15:03h

não sou programador, nem especilista, mas tenho algumas informações.

Olha, vc perguntou em que linguagem foi escrito... o Kernel foi escrito em C, mas tem coisas em Assembly também,principalmente de interação com hardware.

A maior parte do GNU-Linux, foi e é escrita em C e não em Python, embora muita coisa é em python.

Inclusive o "Inventor" do C também fex o Unix, e o Linux vem do Minix, que por sua vez deriva do Unix.

Esclarescendo e resumindo, X-Window é dos anos 60, é muito mais antigo que o Linux, e é multi-plataforma, até o "outro sistema pago do janelas" usa X-Window...

Para os ambientes gráficos... o que desenha as telas, forma as janelas,é X-Window e é uma ideía antiga da IBM, uma invenção deles, que foi licenciada e usada no MacOS pela Apple, e já era usada antes em mainframes IBM,rodando sobre Unix e não Linux, Linux é bem posterior...

O X-Window é feito com ponteiros é o que forma a janela, em Windows tb e no Mac tb não só no Linux.

O Gerenciador de Janelas roda em cima do X-Window uma camada acima, ele enfeita e melhora as janelas, e mais encima roda o ambiente gráfico. Ex. Em GNOME2, o X-Window forma o esqueleto das janelas, encima roda o Metacity, que era o Gerenciador de Janelas, e encima roda o GNOME...

quando vc coloca um Compiz, na realidade vc troca o Metacity por ele, vc troca o gerenciador por um 3D.

Numa analogia simples. imagine um Quadro... a moldura é X-Window, a Tela é o gerenciador de janelas e o quadro pronto é o ambiente gráfico completo.

Nos ambientes gráficos mais leves, ele são leves pq eles são ao mesmo os próprios gerenciadores de Janelas, por exemplo Window-Maker (e o que lhe deu origem, After Step) é assim roda direto sobre X-Window.

quanto aos contribuintes brasileiros do GNU, existem muitos, nao só tradutores... Ubuntu tem programadores brasileiros,por ex, openSUSE também. Um exemplo clássico... Antes do GNOME e do KDE, o ambiente gráfico mais usado no Linux, no Mundo todo era o Window-Maker.

Window-Maker é Brasileiro, foi inventado pelo Alfredo Kojima... Kurumin era uma Distro Brasileira,e Kurumin não era uma cópia do Debian, tinha código só dela.

XFCE não. XFCE o gerenciador de janelas se chama xfwm4.

a Linguagem no qual é escrito. Bom depende.para GNOME, XFCE, LXDE e MATE muita coisa é escrita em GTK.

GTK é uma linguagem para coisa gráficas, que foi baseada no código do GIMP (um editor gráfico para desenho).

Já para KDE, muita coisa e escrita em QT.




3. Re: Desenvolvimento gráfico do ambiente Gnome

Ricardo
Rmpx

(usa Ubuntu)

Enviado em 13/10/2012 - 15:49h

albfneto,

Agradeço a resposta.

Conheço o GTK, ele é escrito em python e usa as bibliotecas do Gimp, correto? Mas não me atentei que o Gnome fosse escrito por ele. Você pode me confirmar isso? Existem poucas informações disponíveis no site. Eles se orgulham em dar o código fonte a disposição, mas não explicam como o visualizamos. É distração minha? As vezes posso estar me desviando de algo simples.

Mas como você mesmo disse: Temos muita informação história e pouca informação prática.

A verdade é que tenho percebido uma hipocrisia na filosofica GNU (posso estar errado). Mas pelo que vejo, a idéia é de Software livre, mas não seus meios de produção, correto? Quer dizer, o Linux é uma combinação de softwares livres que tem softwares de programação proprietários?

Mais uma vez, obrigado.

RMPx





4. Re: Desenvolvimento gráfico do ambiente Gnome

Daniel Lara Souza
danniel-lara

(usa Fedora)

Enviado em 13/10/2012 - 15:55h

código fonte do gnome

http://ftp.gnome.org/pub/GNOME/sources

espero que ajude






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts