SamL
(usa XUbuntu)
Enviado em 05/11/2020 - 18:36h
ruankl escreveu:
Aproveitando... nesse caso, qual vc acha mais "prático" pra quem precisa desenvolver interfaces em GTK+ para o mundo Linux? C, Python, ou ainda C# com Mono?
Do lado Qt, as coisas parecem ser mais simples; existe o QML para criar interfaces, que facilita muito. Antigamente existia o Kommander, que infelizmente não foi portado para Qt4 e morreu na praia...
Pra Linux e outros SOs, eu costumo usar Electron + React.js, pois utiliza tecnologias que já uso no meu dia dia para trabalho... porém acho Electron pesado.
Cheguei a criar uma interface gráfica para o youtube d l com Electron, só que achei que consome muita ram para pouca coisa...
Olha, apesar de eu ter ai 12 anos de estrada como programador (sou um velhim de 32 anos hihihi), eu acho que, depende dos seus objetivos.
Por exemplo, umas boas perguntas que tu pode usar é tipo essas:
1-quais são meus objetivos com criar aplicações (responda listando tudo que considerar como seus objetivos)
2-Esses objetivos, são fazer apenas aplicações para desktop? Se sim, então C com GTK, ou C++ com Qt, C# com mono tá de boa pra vc, posso incluir até java mesmo sendo pesado as vezes.
3-Se meus objetivos não são desktop, o que posso fazer?
Dai eu sugiro fortemente criar aplicações com javascript. Como tu sabe Reactjs pode ser melhor pra ti fazer aplicações voltadas para um público mais "amplo". Exemplo, criadores de exercícios (eu fiz um desses), gerenciador de lista de supermercado, jogos, aplicações estilo app de exibir dados de loteria, etc.
Às vezes, pode ser que te falte apenas um pouco de inspiração, eu estou escrevendo um artigo específico para criatividade, voltado para TI em geral.
Exemplo, sabe aqueles probleminhas do dia a dia que passam despercebido por nossa mentes?
"Tipo, onde existe uma petshop mais próxima?", "como marcar um lembrete pro dia tal?", essas coisas pequenas, eu não sei listar muitas porque é algo que me escapa da mente. Mas esses pequenos problemas tu pode encaixar numa aplicação, que nada mais é que a solução prática pro problema específico.
E voltando, como eu disse, depende muito dos seus objetivos, "Ah, mas eu não tenho nenhum..." então invente alguns!
Existe tantos problemas que ainda não existe solução em software quanto conchas vazias na praia.
Se tu se dispor a pesquisar a ver o que as pessoas dizem e a perceber o que tu mesmo acha de algum, tu pode encontrar ideias para criar apps melhores.
Por exemplo, sabe quais são os melhores comentários da googleplay? (na minha opinião, claro)
São justamente o que dão menos de 3 estrelas.
Por que isso?
-porque eles muitas vezes dizem quais são as falhas dos apps. Desde os melhores, até os piores apps tem avaliação de <=3 estrelas.
O que as <=3 estrelas nos ensina?
-Ensina como NÃO fazer um aplicativo! E é justamente esse o valor delas.
Tipo, experimente ai pra ver o que to falando. Entre na play store, pegue um app qualquer, leia algumas avaliações <=3 estrelas, e pronto, sinta como é NÃO fazer um aplicativo e se quiser, faça um app justamente evitando estes erros.
Quanto a linguagem em si, ela também depende dos seus objetivos, se você quer fazer apps pra linux, seria interessante que aprendesse programar em C ou C++
Dai com certeza o seu app seria muito mais veloz e economico de memória que se usar javascript com electron, que eu sei que é realmente um comedor de memória porque, ainda estamos com PCs não tão potentes em mamioria para algo como esta tecnologia.
Mas é como eu disse, se for fazer apps, veja se não sai mmelhor pra você fazer eles online mesmo, mais do que para desktops.
____________________________________________
https://nerdki.blogspot.com/ acessa aí vai lá, é grátis!
Acesse meu GitHub:
https://github.com/cpusam
Capeta (demo) do meu trabalho:
https://cpusam.github.io/