Buckminster
(usa Debian)
Enviado em 19/07/2023 - 08:15h
Instalar em um disco diferente é recomendado para todo e qualquer banco de dados que um SGDB (Serviço Gerenciador de Banco de Dados) controla. Não tem muito a ver se é Postgres, Windows Server, Oracle, etc.
Claro que isso vai da disponibilidade financeira de cada um.
É recomendado também sempre, sempre, sempre ter um backup em outro disco também. O backup sempre é necessário.
Imagina que você tenha o banco no mesmo disco que o backup e dá um problema e você fica sem acesso ao disco, você perde tudo.
Os arquivos de instalação sempre ficarão no sistema, geralmente na partição raiz do Linux, é óbvio, bem como no Windows, por exemplo, ficarão geralmente no disco/partição c, que é onde está o sistema.
O banco de dados em si (tabelas, campos, etc) é necessário colocar em outro disco ou, se não puder, em outra partição.
Isso é feito porque se der algum problema no sistema operacional, os dados estarão seguros em outro disco, daí basta, se for o caso, reinstalar o sistema, configurar o SGDB e conectar com o banco que estará em outro disco ou partição; como se diz: os dados estarão seguros.
Mas você pode, na instalação do Postgres, colocar o banco no mesmo disco, mas em outra partição diferente dos arquivos de instalação, mas daí se faz imprescindivelmente necessário e obrigatório o backup em outro disco, resultando em dois HD/SSD no total.
O ideal é colocar o banco de dados em outro disco que não o da instalação e o backup em outro disco que não seja nenhum dos dois anteriores, resultando em três discos no total. Claro que isso vai da importância dos dados.
Geralmente os arquivos de instalação numa partição e os dados em outra partição do mesmo disco e um backup dos dados em outro disco já é o suficiente.
https://www.postgresql.org/files/documentation/pdf/15/postgresql-15-A4.pdf
https://www.vivaolinux.com.br/dica/Configurar-Postgresql-para-conectar-com-senha-criptografada/
https://www.postgresqltutorial.com/postgresql-getting-started/install-postgresql-linux/
_________________________________________________________
Always listen the Buck!
Com raras exceções, não dou mais soluções prontas, somente dou dicas.
Enquanto o cursor estiver piscando, há vida!