wellington_r
(usa Debian)
Enviado em 31/12/2015 - 14:59h
Olá, pessoas.
Eu efetuei a compra de um SSD pela internet e apesar de ele ainda não ter chegado já estou pensando em como organizarei as partições quando ele chegar.
O SSD tem 120GB.
O HD tem 1TB.
Eu uso dual boot de Debian e Windows 7.
O SSD (supondo que seja /dev/sda) pretendo deixar assim:
/dev/sda2 = 100GB exclusivos para uso do sistema Windows
/dev/sda1 = o restante do HD para partição / do Debian
Ou seja, pretendo usar o SSD apenas para arquivos do sistema, tanto no Windows como no Linux, já que ele tem pouco espaço.
E o HD pretendo usar apenas para arquivos e documentos pessoais, porém estou em dúvida da melhor forma de particionar o HD.
Estou pensando em deixar assim:
/dev/sdb1 = para /home Linux
/dev/sdb2 = para documents and settings do Windows
/dev/sdb3 = partição com algum filesystem que possa ser acessado tanto pelo Linux como pelo Windows, para armazenar músicas, filmes, instaladores de jogos, downloads, etc
Mas não sei qual o tamanho ideal de cada partição, levando em consideração que depois de terminado o serviço não quero ter que redimensionar o HD pois é um trabalho que demanda muito tempo.
Também tem outro ponto a ser levado em consideração. Como eu disse acima, eu pretendo usar a partição de arquivos que possa ser acessado tanto pelo Linux como pelo Windows para armazenar os downloads que eu faço em ambos os sistemas operacionais, pois hoje em dia às vezes eu faço algum download grande no Linux e depois copio para a partição do Windows e não quero mais ter que fazer isso.
Eu sei que eu poderia apontar uma outra pasta para a qual fazer download, mas não estou a fim de mudar essa configuração programa a programa, então estava pensando em usar link simbólico para apontar /home/wellington/Download para alguma pasta da outra partição.
Obrigado desde já.