Licenças Linux

1. Licenças Linux

leandro morita
borwitz

(usa Ubuntu)

Enviado em 22/08/2008 - 08:09h

Pessoal, eu problema é o seguinte...
estou desenvolvendo um software embarcado em Java para um equipamento que será lançado pela empresa onde trabalho. Para isso, o programa está rodando em cima de uma distro chamada Puppy Linux, por ser leve e fácil de configurar, etc. Gostaria de saber até onde posso usar essa ou qualquer outra distro Linux para um sistema que será comercializado posteriormente, se as licenças permitem esse tipo de coisa...

Vlw!


  


2. Licenças Linux

Edwal F. Paiva Filho
nicolo

(usa Ubuntu)

Enviado em 22/08/2008 - 08:19h

A regra do opensource é que você não pode vender o código alheio, você pode vender o seu código. O linux pode ser usado por qualquer pessoa, inclusive pelo seu cliente, com ou sem o seu trabalho.
Por exemplo: Se você instalar o Linux para o seu cliente você pode (E DEVE) cobrar pelo seu trabalho de instalação, mas não pode cobrar nada pelo Linux.
Se você desenvolver um programa que use bibliotecas opensource, você pode cobrar pelo seu programa, mas não pelas bibliotecas opensource.
Há restricão ao uso de partes do java porque ele não é open source. Como regra geral o seu trabalho você pode vender, mas usar bibliotecas ou parte de programas comerciais tem problema.
Para analisar, cada caso é um caso.

Com open sources, há nuances se a venda for de um pacote de serviços ou se você está faturando o software separadamente. Num pacote de serviços está-se faturando basicamente HH e não licença. Não pode faturar licença sobre código opensource.


3. Re: Licenças Linux

leandro morita
borwitz

(usa Ubuntu)

Enviado em 22/08/2008 - 08:35h

Então deixa eu ver se entendi...
Se eu usar uma distro Linux e apenas bibliotecas do Java que sejam opensource e faturar apenas o meu código no produto final eu não terei problemas, mesmo com relação a certificações de qualidade?


4. Re: Licenças Linux

Fabio Maran
maran

(usa Debian)

Enviado em 22/08/2008 - 08:39h

Assim veja bem:

O que você não pode fazer, pegar o Debian , modificar algumas coisas e vender.

Ou pegar um programa , um script já feito por outra pessoa e vender.

Agora se você por exemplo desenvolve um software em java, C/C++ ou qualquer outra linguagem, o código será seu e fika a seu criterio o que fazer com ele, vender, emprestar, aprimorar e distribuir , etc

Abraços


5. faz como a Corel

celio ishikawa
celioishikawa

(usa Ubuntu)

Enviado em 22/08/2008 - 15:13h

A corel chegou a lançar anos atrás caixas do CorelOffice e CorelDraw for linux, que além desses programas fechados, vinha com CorelLinux, que era baseado no Debian. Como bom linux, não havia restrições (podia-se copiar em muitos Pcs), o que não valia para seus programas.

Penso que você pode vender seu programa em CDs e dizer que de blinde vem linux. Configura o linux para que após a instalação tenha ícone no desktop que instala seu programa (mais ou menos como nos Kurumins tem o ícone que vende suporte e livros).

Mesmo que legalmente (juridicamente) você possa fazê-lo, recomendo que converse com o pessoal que desenvolve a distro, com boa conversa, quem sabe eles mesmos ajudem a propagandear que a distro deles é tão confiável que você escolheu para vender seu programa?






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts