KD A GRATUIDADE DO LINUX?

1. KD A GRATUIDADE DO LINUX?

silvi
silviomaraujo

(usa Kurumin)

Enviado em 14/08/2009 - 06:18h

Eu tava querendo viver pra crer, quando sugiu esse negocio de LINUX a primeira

coisa que disse foi:

"SE ALGUM DIA ELE PRESTASSE NÃO SERIA MAIS DADO DE GRAÇA"

Ex: REDHAT, MIKROTIK, MK-AUTH, MYAUTH, APROUTER e por ai vai...



KD O OPENSOURCE!?

O Mikrotik é uma distribuição Linux por que ela não é gratuita

Não acho justo um grupo de programadores que fizeram só uma modificação cobrar uma licensa absurda para uso

Não tenho nada contra o linux, utilizo em meus servidores que configuro
e cobro pelo serviço de instalação
não pela licensa de uso do sistemas


  


2. KD A GRATUIDADE DO LINUX?

Edwal F. Paiva Filho
nicolo

(usa Ubuntu)

Enviado em 14/08/2009 - 07:30h

O open source tende cada vez mais a tornar-se um negócio lucrativo. A coisa já não funciona
só com nerds romanticos contribuindo com o desenvolvimento. As prinicpais distros são feitas e mantidas por profissionais. Ainda há um certo equilíbrio entre os contribuintes e as instituições profissinais. MAS
Das grandes distros só o Slackware e o Debian se mantém independentes. Tenho dúvidas se o slackware vai sobreviver, ele pertence à era romantica que (infelizmente) está acabando.
O resto: Ubuntu, SUSE,MANDRIVA,FEDORA estão nas mãos de empresas comerciais, já são meio livres. A parte excelente, só para clientes pagantes.

A coisa só não degringola porque além do kernel o X também é liberado com GPL.


3. Re: KD A GRATUIDADE DO LINUX?

Osiel Sampaio Aragão
darkstarfire

(usa Slackware)

Enviado em 14/08/2009 - 08:17h

Nada de cerveja grátis, tá pessoal.
Vocês tem que entender isso.
E Nicolo, o Slackware é "IMORRÍVEL", vida longa ao Slackware e também aos que dizem que esta distro está morrendo, para comprovar quem irar morrer primeiro.


4. Re: KD A GRATUIDADE DO LINUX?

Ricardo Franzen
rfranzen

(usa Ubuntu)

Enviado em 14/08/2009 - 09:35h

Pessoal, preciso de um favor. Tenho fazer uma obra.. coisa simples, derrubar uma parede e fazer um 2º andar. Vocês fazem para mim? claro, não vou pagar nada... pelo jeito vocês gostam de quem trabalha de graça certo?

Galera, não sei vocês, mas muita gente tem que comprar pão para levar para casa todos os dias. NINGUÉM trabalha de graça. Serviços voluntários, as vezes.

Alguém tem que pagar os programadores que trabalham duro pra fazer o software que você usa e, provavelmente nunca contribuiu com nada.

Cadê o OpenSource? está por toda a internet. Código ABERTO é diferente de código GRÁTIS e mesmo quando é grátis. Ele está lá para você fazer o que quiser.


5. KD A GRATUIDADE DO LINUX?

ronnie peterson bacelar martins
dbahiaz

(usa OpenSuSE)

Enviado em 14/08/2009 - 10:31h

Creio a primeira coisa a se fazer um questionamento desses é saber o que está perguntando, pois, uma pergunta sem fundamento são palavras jogadas ao vento.

Então, sabe o que é Linux? Se sabe, sua pergunta deve ser refeita, pois, não condiz com o conteudo.

Se não, aprenda:
Aconselho ler http://www.vivaolinux.com.br/linux/


6. Re: KD A GRATUIDADE DO LINUX?

Relsi H. Maron
relsi.ramone

(usa Ubuntu)

Enviado em 14/08/2009 - 10:37h

silviomaraujo como disse o rfrazen, open source não é sinônimo de grátis, a gpl te dá o direito de fazer o que quiser com o sistema desde que o código permaneça disponível. Se tu dedica teu tempo para aprimorar um sistema open source, se tu dedica teus recursos para criar documentação, para gerar suporte, para dar treinamento, nada mais justo que tu sejas recompensado por esse trabalho, não fosse assim, não teria condições do sistema evoluir, note que apesar dos serviços pagos, o código continua livre e disponível para cópia, distribuição ou seja lá o que form, mesmo que tu compre uma distribuição paga, tu tem ainda a liberdade de distribuí-la, copiá-la, modificá-la e tudo o mais que te garante a gpl, o custo sobre o sistema não exclui a sua liberdade, de modo que sou levado a disscordar da tua colocação, o Linux está em um nível de qualidade invejável e continua sendo distribuido sem nenhum custo, é lógico que se tu quizer algum serviço agregado a distribuição que tu utiliza, nada mais justo que tu retribua em pagamento àqueles que dispensaram o tempo e recursos nas melhorias do sistema, ou tu achas que é justo que os caras trabalhem duro e não ganhem nada em troca? é justo que as empresas mantenham funcionários, pague impostos, e tudo mais, e não recebam nada em troca? não fosse assim, quem iria manter isso tudo, a comunidade técnica? nós, que temos que dedicar 8, 10, 12 horas por dia para prover nosso sustento, e o tempo que sobrar disso dedicar a comunidade? A comunidade só tem a ganhar com empresas que se dedicam a faturar com software livre, pois por menos que venha de seus trabalhos, são sempre coisas aproveitaveis, e nunca o contrário, não vejo regressão nessa prática, muito pelo contrário, para um sistema operacional que até poucos anos estava destinado somente ao público técnico, o Linux vai muito bem obrigado, sendo pago ou gratuito.

A Gratuidade do Linux está ai, agora se tu queres algo mais, nada mais justo que pague.

Um abração!!!


7. Re: KD A GRATUIDADE DO LINUX?

ChIlEnU
chilenu

(usa Slackware)

Enviado em 14/08/2009 - 10:43h

Já teve oportunidade de ver alguma palestra do grande Sr Maddog??? Sabe quem ele é? Se não sabe, lamento te informar também que vc n sabe nada de Software Livre. Uma das coisas que mais cresce são as pessoas colaborando com opensource mais como diz Maddog faltam programadores, mais isso não quer dizer que estamos sem, procure se informar mais.

E sobre o Slackware acabando??? preciso rir com essa indagação, Patrick passou por maus momentos de saude e os desenvolvedores não pararam, vc acha que agora quando tudo ta dando certo não vai durar??? Sabe qual a diferença do Slackware para a outras distribuições?? Que usuarios do slack sao apaixonados, é que nem religião. E essa é a grande força do Slack, nunca foi "Modinha".

Vida Longa ao Slackware


8. Re: KD A GRATUIDADE DO LINUX?

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 14/08/2009 - 13:13h

Olha, tem tudo, tem empresas fazendo, Ubuntu tem programadores pagos, Fedora...
mas tambem existem abnegados...
Mandriva por ex, tem trabalho da empresa, ma stem programadores abnegados que fazer codigo todo dia...
Gentoo, slackware, debian, sao atualizados todo dia, por centenas de pessoas que escrevem linhas e mais linhas de codigo, gratuitamente, tambem...
os proprios KDE e principalmente o GNOME, tem codigo e traducao feita pelas pessoas da Comunidade Linux Mundial...., pagas ou nao..
tudo e valido, eu por ex, traduzo Sabayon e Gentoo, e nao ganho nada com isso, ano ser poder usar Sabayon e Gentoo...
eu acho que tudo e valido.
O OpenSource, ele continua ali, e codigo aberto, significa que eu posso
mudar o codigo, a pagamento ou nao...
Opensource nada tem a ver com gratuidade...
Nos da comunidade linux, acho que em respeito por usarmos software livre, devemos nos lembrar das pessoas do mundo todo que fazem e ajudam a fazer nossas Distros e se nao formos programadores, devemos pelo ajudar a Comunidade, como nos fazemos aqui no VOL.


9. Re: KD A GRATUIDADE DO LINUX?

Rodrigo Mendes Pasini
rodrigo8819

(usa Ubuntu)

Enviado em 14/08/2009 - 13:22h

Você paga pelos extras oferecidos junto com algumas dessas distrubuições, no qual as empresas desenvolvem para facilitar a vida dos administradores. Se não acha justo pagar apenas pegue um Debian, ou um Slack e configure tudo na unha. Faça antes e cobre depois.


10. Re: KD A GRATUIDADE DO LINUX?

André
andrezc

(usa Debian)

Enviado em 14/08/2009 - 13:30h

Ai meuzovo !


11. Re: KD A GRATUIDADE DO LINUX?

Alan Batista dos Santos
alanbatista

(usa CentOS)

Enviado em 14/08/2009 - 13:39h

E você queria o que mesmo?

: )


12. Re: KD A GRATUIDADE DO LINUX?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 14/08/2009 - 13:49h

Software livre não significa software grátis,
mesmo que em 99% seja !!!!






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts