Fabio_Farias
(usa openSUSE)
Enviado em 01/10/2010 - 15:50h
Sobre essa questão do Xoffice (vou chamar de Xoffice pois X é uma incógnita e tem tantos nomes para o openoffice que prefiro chamar assim até que se defina algo mais concreto) eu digo o seguinte usando as mesmas palavras do Morimoto quando abandonou o Kurumim:
“tudo que a comunidade não precisa é de mais uma versão modificada do openoffice”
(o Morimoto disse algo semelhante a isso “"Acredito que tudo o que a comunidade não precisa é mais uma distribuição. “ na época do abandono do Kurumim).
Porque?
Minhas razões:
Já existem outros forks do openoffice como o GO-OO e o OxygenOffice. Não seria melhor só dar continuidade a um destes em vez de criar mais um?
A confusão com os nomes: openoffice, broffice (no Brasil), GO-OO , LibreOffice....põe na cabeça de um usuário iniciante que tudo isso é a mesma coisa...só gera mais dificuldades.
Quem ganha com isso? O MS-Office, que por ser único para o Windows e Mac ganha mais adeptos (nem que seja versão pirata).
Só faz aumentar ainda mais a rivalidade e os flames dentro da própria comunidade Linux, uma vez que uns vão gostar outros não.
Vejam que eu também penso que uma fundação independente deva cuidar do Xoffice afinal ele é fundamental para o sucesso do Linux no Desktop mas não precisava criar um novo projeto, bastava pegar um que já existe.
Isso acontece atualmente com as distros Linux. Em vez de incentivar a criação de novas distros há a tendencia de indicar distros Linux já existentes e com um certo tempo de vida pois isso mostra seriedade e estabilidade quanto ao produto que está sendo adquirido.
Assim aconteceu com o Mandriva. Anunciou seu fim, criaram um fork e agora dizem que o Mandriva vai continuar. E o fork dele? Continua também (mais uma distro) ou acaba?
E como disse acima, não quero de maneira nenhuma criar flames. Só não gostei da ideia de ter mais um fork.
Mas algum tempo atrás li em um fórum que falava sobre o GO-OO um usuário dizendo: “O projeto não é livre? Então deixa os cara fazerem o que quiserem”
Sendo assim, quem sou eu para questionar algo né?
Desculpem-me se alguém não gostar. Não quero causar brigas e discussões. Só quis expressar minha opnião e se for o caso, retiro o post caso não gostarem. Sei que esse talvez não fosse o melhor lugar para comentar isso. Desculpe-me o autor do tópico.
Tenho-os com amigos e só quis comentar esse assunto com vocês.
Abraços!