Linus Torvalds afirma: o Linux está 'inchado'

1. Linus Torvalds afirma: o Linux está 'inchado'

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 25/09/2009 - 22:14h

http://under-linux.org/b1335-linus-torvalds-afirma-o-linux-esta-inchado

o linux esta crescendo muito e ao msm tempo está vindo muita porcaria junto, tornando o linux igual ao windows ou ateh pior

mas...

distribuições como Slackware e Debian ainda mantem seu padrao antigo, mas ao msm tempo atualizado, assim se livrando desse inchaço

=====================================

deixem seus comentarios


  


2. Bom, não posso falar nada...

André
andrezc

(usa Debian)

Enviado em 25/09/2009 - 22:22h

Eu procuro usar distros mais "Famosas" como Debian,Slackware, Manriva enfim, não gosto dessas distros mais novas, procuro sempre usar as tradicionais :)


3. Re: Linus Torvalds afirma: o Linux está 'inchado'

Genesco Sousa
gesousa

(usa Ubuntu)

Enviado em 25/09/2009 - 22:38h

Aff... eu nem queria comentar esta reportagem, pois antes mesmo da tradução já tinha lido ela na cnet...

http://news.cnet.com/8301-13505_3-10358024-16.html

E para ser sincero, depois que vc ler, a chamada do título, que parece bombástica, vê se que o usou o mesmo método de jornais de quinta categoria, de tirar uma única frase fora do contexto de que ela foi falada para causar impacto.

So, while Torvalds declared "We are definitely not the streamlined, hyper-efficient kernel I envisioned when I started writing Linux," Linux is also not the limited-purpose/function kernel he initially envisioned. It's powering everything from corporate data centers to over half of all new smartphones shipped


Se ler o texto todo, verá que ele fez um simples contestação, do que ele esperava que se torna-se o kernel, monolítico e eficiente e que ele mesmo tinha escrito que achava que nunca poderia ser portado, para nenhum outra plataforma. Hoje é usada para várias plataformas como usos para propositos diferentes... O que indica o tal do inchaço no kernel.

Ele em nenhuma vez falou que isso acarretou perda de eficiência ou mesmo que o kernel esta pior... e sim mais complexo, o que é normal quando um sistema atinge certa maturidade.

Mesmo assim o seu outro comentário, ficou fora de foco:

"distribuições como Slackware e Debian ainda mantem seu padrao antigo, mas ao msm tempo atualizado, assim se livrando desse inchaço"


O que foi discutido é o código fonte do kernel, e não se isso afeta uma distribuição ficar ou não mais pesado, pois ai não seria o kernel (que pode ser compilado com 100k como uClinux ou para um servidor desktop com +-30 megas), e sim outros fatores que não diz nada a respeito do kernel ....






4. Re: Linus Torvalds afirma: o Linux está 'inchado'

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 25/09/2009 - 23:05h

o Torvalds está certíssimo.
Estamos realmente abusando do direito de mexer no kernel, sob o pensamento de que se trata de código livre.
E o pior é que estamos trazendo para dentro do Linux as mesmas coisas que nos levaram a não mais preferir o Windows.

Muito embora seja eu um brasileiro "de carteirinha", entendo o modo de pensar de outros povos e percebo que por aqui não se tem dado o necessário valor à praticidade, mas sim aos enfeites, ao que se chama lá fora de "bells and whistles" - isso para não falar nas "frills" ou ainda "frivolities".

Apesar de sermos um povo que se intitula "pobre", a maioria de nós quer viver se exibindo como se tivéssemos dinheiro sobrando para todos os lados.
Isso nos leva ao desperdício (pelo qual já somos mais que famosos no mundo inteiro) e à obsolescência prematura de equipamentos e recursos, inclusive intelectuais.

Não, o Torvalds não falou especificamente no Brasil.
Mas de que tanto nos interessam os problemas que afetam os demais países se temos os mesmos problemas a resolver AQUI?
Se fizermos a nossa parte, já estará de bom tamanho.

Nem todo acréscimo vem para ajudar.
Vejamos por exemplo o caso do "java" da Microsoft, que vem criando problemas e mais problemas em home banking e nos sites governamentais;

Até na Bíblia encontramos casos de acréscimos inoportunos:
A lei ditada por Deus era perfeita; mas ainda nos tempos de Moisés começaram a contecer os acréscimos, de tal forma que até os estatutos de Deus foram literalmente transgredidos na nova lei de ordenanças. E além dos acréscimos, a "necessidade" de burlar a lei de forma oficial e "limpa".
Querem um exemplo? Deus estatuiu: "Não matarás"; mas o homem conseguiu fazer com que houvesse legalmente condições para matar a quem transgredisse a mesma lei.
Deus estatuiu que nas colheitas se deixasse ainda nas plantas, grãos sufucientes para que não perecessem as viúvas, os órfãos e os estrangeiros que peregrinassem por aquelas terras.
Então os homens colhiam tudo, e chegavam e deixar apenas dois ou três grãos em cada planta, e achavam que estavam seguindo a lei "com perfeição".
Assim, vemos que esse vício é bastante antigo.

Deve ser entre nós notório o fato de que é perfeitamente possível desfrutar de todas as tecnologias modernistas, sem todavia nos tornarmos escravos delas.
Portanto, não precisamos inventar a necessidade de modificar o kernel, ou de encher uma distro com "sinos e apitos" e "pirotecnia".





5. Re: Linus Torvalds afirma: o Linux está 'inchado'

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 26/09/2009 - 00:05h

Eu não sou técnico, mas faço uma constatação simples: novas tecnologias "engordam" o kernel.

Um exemplo: AGP, que era "o" padrão para vídeo e hoje é "legado", mas que não sai do kernel porque ainda é usado. Quer mais um, emblemático: drive de disquete.

Em suma, para atender ao hardware antigo e abarcar o novo, o kernel "incha". E isso é absolutamente normal.


6. Re: Linus Torvalds afirma: o Linux está 'inchado'

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 26/09/2009 - 01:09h

falei besteira na questao das distribuições xD

mas pra falar a verdade está acontecendo msm, mas ai eh nas minhas palavras xD

==================================

em relação ao kernel, infelizmente esta inxando msm, ainda axo que eles deveriam iniciar um projeto portando tudo do kernel atual para um microkernel

assim tendo uma possibilidade de escolha de kernel, o monokernel e o microkernel, soh nao sei se irá melhorar no desempenho, tenho o minix aki mas nao instalei ele ainda


7. entrando na conversa...

Gilson Júnio Pacheco Silva
GilsonDeElt

(usa Nenhuma)

Enviado em 26/09/2009 - 09:39h

concordo com o pinduvoz,
novas tecnologias "incham" o kernel.
Mas o problema não acho que seja o "acréscimo",
e sim o "não-descarte" de certas coisas.

Não sei das necessidades mundo afora,
mas se arrarcar do kernel coias com mais de 7 anos, acho que daria uma "esvaziada" boa.

Porém, há quem precisa de suporte a hardware antigo.

Não sou desenvolvedor (ainda), mas o "inchaço"
do kernel é normal, o que dá sinal de que é um projeto maduro, complexo, e de grande abrangência (no que diz respeito a hardware).

Se isso um dia começar a afetar o desempenho das máquinas, a solução imediata é compilar o kernel na medida do hardware usado.

Não sei se falei alguma besteira, mas essas são minhas palavras por agora.


8. Re: Linus Torvalds afirma: o Linux está 'inchado'

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 26/09/2009 - 11:23h

Bem colocada essa questão do "não descarte".
No windows (pelo menos até o 98 ou ME: no XP não sei) o Internet explorer ia acumulando lixo no HD desde a versão 3.0.
Isso significa que o usuário que instalou a versão 3.0 do IE e foi fazendo atualizações consecutivas ficou como herdeiro de uma lixarada tremenda (acabo de cometer uma cacofonia; e mais outra...).
Então alguém criou um software bastante útil e chamado IEradicator, cuja função era a de remover os excessos que aquele browser ia acumulando ao longo do tempo.
E eram centenas de Megabytes!
Junte-se a isso as dezenas de Megabytes DIÁRIOS de arquivos provisórios, fruto de uma navegação dialup mediana.

Esse tipo de inchaço deve ser evitado. Por isso, é bom aprender com os erros dos outros e ir botando as nossas barbas de molho...


9. Concordo...

ronnie peterson bacelar martins
dbahiaz

(usa OpenSuSE)

Enviado em 26/09/2009 - 12:26h

...com que o pinduvoz disse, acompanhar a evolução constante faz essas coisas, o mundo da informatica anda a passos largos, o "computador" fabricado em janeiro fica obsoleto em julho, imagina como dever ser a cabeça dos desemvolvedores que todo tempo tem algo novo pra suportar, e ainda sem ajuda dos fabricantes, devem pular uma fugueira danada.


10. Re: Linus Torvalds afirma: o Linux está 'inchado'

Ricardo Libanio
riesdra

(usa Debian)

Enviado em 26/09/2009 - 13:30h

eu li a matéria, e não vi críticas e sim que ele comenta que o linux sim esta inchado mas que atende a diversos segmentos, e que existe a liberdade de se cortar o que não é necessário, algo que não se consegue fazer no windows, ou seja hoje ele atende muito mais do que já atendeu no passado, e que o kernel estaria em um ótimo momento.

ao menos eu entendi isto sobre a matéria.



11. Concordo com o pindovuz

Vinícius dos Santos Oliveira
vinipsmaker

(usa Arch Linux)

Enviado em 28/09/2009 - 18:57h

Mas algumas coisas (como sudo) que distribuições como ubuntu coloca são completamente inúteis.


12. bem

João Marcos Menezes
stremer

(usa Arch Linux)

Enviado em 28/09/2009 - 19:16h

inchar é normal... o problema que o linus fala é que este inchaço dificulta utilizar o kernel em varios lugares, tendo que mudar muita coisa para se ter versões otimizadas, ou seja, divindindo em varias partes, o todo perde. Se fosse mais modular, e todo o desenvolvimento voltasse para o projeto pai, talvez o crescimento seria muito maior.

O detalhe de engordar não é só na questão de dispositivos pois a maior parte destes são modulares e podem ser removidos/adicionados com facilidade, mas sim no nucleo que tem diferenças dependendo de arquiteturas...

Com certeza um dia o linux se tornará um monstro e precisará ser substituido por outro kernel ou terá de ser reestruturado... a mesma coisa já acontece hoje com windows tanto que falam que a microsoft já trabalha em um novo projeto (midori) que será um sistema totalmente novo (hoje mesmo o windows 7 ainda é a continuação do primeiro NT... que começou a ser criado junto com a IBM... inclusive com muita coisa em comum do OS/2)...

Se um dia o Hurd ficar pronto...




01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts