removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 23/06/2006 - 11:38h
Copa converge dados e voz com base em Linux
nteligência, versatilidade e trabalho de equipe. Atributos das seleções que brilham nos gramados alemães também entraram em campo para a montagem da infra-estrutura de tecnologia da Informação da Copa. Os milhares de envolvidos na produção do maior evento esportivo do planeta estão conectados a uma rede de convergência de dados e voz, com base em Linux, que oferece mobilidade e várias alternativas de comunicação. Tudo para deixar os profissionais de imprensa na cara do gol.
Coube a Avaya projetar e administrar a rede _ a maior já criada para um evento esportivo deste porte. Ela abrange os 12 estádios, além de salas de imprensa, hotéis e pontos estratégicos, e concentra todos os serviços de comunicação e logística. Quem estiver a trabalho pode ser alcançado por em qualquer ponto por telefone ou email. E pelo celular. Se um funcionário da Fifa estiver fora do escritório, por exemplo, a ligação pode ser redirecionada para o celular, reduzindo os custos.
Em Munique foi montado um servidor central controlando 4.500 extensões, e uma estrutura semelhante foi colocada nos estádios. Se houver uma queda na rede, cada estádio passa a funcionar por conta própria, de forma autônoma. Asssim que a conexão é reestabelecida, as bases de dados são sincronizadas e Munique volta a comandar o meio campo. O gerenciamento é feito por um software criado pela Avaya. Qualquer dispositivo com um endereço IP _ seja computador, impressora, telefone IP _ pode ser ligado a qualquer ponto e funcionar de imediato na rede.
Outros programas foram criados com funções próprias. Um deles monitora o volume de informação em trânsito e diferencia pacotes de dados e de voz. A prioridade é para a transmissão de voz, para evitar falhas nas ligações. Outro programa monitora o funcionamento dos mais de 30 mil dispositivos conectados à rede. Se uma impressora pára de funcionar em um dos estádios, a central local é alertada e providencia o conserto.
Até 9 de julho, todo dia será dia de final de Copa do Mundo para as equipes envolvidas no perfeito funcionamento dessa gigantesca infra-estrutura de informação, que tem tudo para marcar um gol de placa.
Fonte:
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1048566-EI4801,00.html