Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 10/04/2011 - 12:01h
É chegada mais uma praga virtual desenvolvida em Java e que, por seu alto grau de portabilidade, pode ser executada em Windows (é óbvio), mas também em Mac e Linux.
Contudo, sua execução em Linux é apenas uma possibilidade "mais ou menos remota", pois o Linux nativamente não permite que nenhum aplicativo "caído do céu" venha a instalar-se como autorun, além do que exige permissões de superusuário para ser executado.
Esse virus exige primariamente que o Java esteja instalado (e na verdade sempre está, em qualquer plataforma), podendo ser o Java autêntico ou até mesmo sua versão Microsoft.
Mas para que esse virus possa afetar nossas máquinas, precisaremos ser bastante ingênuos e incautos.
Ele chega até nossas máquinas disfarçado de um arquivo de video (YouTube, etc.) e geralmente através de redes sociais que são seguramente o maior canal de distribuição de malware e virus para computadores.
Portanto, muito cuidado ao navegar por aí logados como root. Devemos evitar sair clicando em qualquer coisa por mera curiosidade. Diz o velho ditado que a curiosidade matou o gato.
Esse nome KOOBFACE é para contrapor-se ao FACEBOOK.
KOOBFACE é na verdade uma applet Java, bastante pequena porém eficaz naquilo que se propõe a fazer.
Os arquivos infectados, embora NÃO EXECUTEM no Linux, poderão ser copiados para computadores Windows ou Mac, infectando-os.
E hoje em dia os processos de contaminação são bem mais rápidos, pois temos pendrives (antigamente eram os disquetes), CDs, DVDs e a própria internet como meios de propagação.
Se os colegas souberem de mais alguma coisa, favor comentar.