rgmprd
(usa elementary OS)
Enviado em 14/01/2021 - 12:30h
Algumas pessoas comentam sobre a prática de venda casada na venda de notebooks, que me parece correr solta até os dias de hoje em todas as grandes lojas.
Basicamente, tem a ver com obrigar um cliente a comprar um produto junto de outro, ou seja, é quando o cliente não tem a opção de NÃO comprar outro produto, junto daquele que deseja. O preço do produto adicional sempre é incluído, mesmo que isso não conste na nota.
É por este motivo que notebooks com linux tendem a ser mais baratos do que outros que tenham a mesma configuração e venham com windows ou antivirus. Para usuários de linux, há um caminho legal para reaver seu dinheiro.
Meu notebook (Dell Inspiron I14-3437-A40 Intel Core i5) em 2014 estava anunciado por R$ 2.099 no site da loja Magazine Luísa, e pagando por boleto tinha um desconto, ficando por R$ 1.847,12.
Após a reclamação da prática de venda casada, que é crime, fui também ressarcido por R$ 250 (pela pesquisa de mercado que fiz, Windows + antivirus MacAffee estavam em média R$ 270).
Abaixo vou dividir como procedi quando isso aconteceu comigo (imagens em anexo).
1) É importante fazer prints do processo de compra, para comprovar que vc não teve a opção de não comprar estes produtos junto do notebook. A lógica é a seguinte: hardware e software são dois tipos de produtos à parte. Se algo mais está vindo sem ser linux, não tenha dúvidas que você está sendo obrigado a pagar por isso.
2) Depois de confirmada a compra, entre em contato com o atendimento (de preferência online, para facilitar registro), comunicando prática de venda casada e solicitando ressarcimento no valor de mercado. Vc pode até apresentar três orçamentos de cada um destes produtos, ou seja, três orçamentos do antivírus e três da versão windows que estão querendo te empurrar.
3) A loja nunca vai reconhecer que se trata de venda casada, mas isso é causa ganha caso você vá ao PROCON. Se demorarem muito a responder, comunique que fará isso.
4) A loja vai orientar a você que entre em contato depois que o produto chegar, pra dar andamento ao processo. Você pode esperar este prazo, mas não caia na pegadinha: em hipótese alguma ative os produtos quando o notebook chegar. Ou seja, se você começar a usar o windows ou o antivírus que vêm junto, vc vai estar consentido que deseja usar os produtos. Aí com razão, a loja pode alegar que está usando o produto. Então na chegada do notebook, instale a distro linux que mais gostar e dê andamento ao pedido de ressarcimento.
5) Percebam que, como eu disse, no meu caso a loja se negou a devolver o valor de mercado. Disseram também que estavam me dando uma "cortesia", porque veio um "valor errado" na nota. Isso é apenas um blefe, eles sabem que perderiam caso negassem ao ressarcimento, eu entraria no PROCON e poderia sair até mais caro pra loja.
Acho que isso segue acontecendo nos dias de hoje porque infelizmente muitas pessoas não têm tanto conhecimento ou acesso a linux e acham normal que já venha com Windows. O problema é isso não estar especificado como uma compra de um produto e já vir embutido no valor.
Por outro lado não sei como fazem nos dias de hoje...
Vcs já tiveram alguma experiência parecida?
Abraço