VOL (e outros sites) e a importância do desapego

1. VOL (e outros sites) e a importância do desapego

Samuel Leonardo
SamL

(usa XUbuntu)

Enviado em 17/06/2023 - 19:37h

Um dia desses observei que os membros aqui do site que contribuem, em geral (não todos), desejam receber melhor resposta.
Acontece que esse "desejo" quando não é atendido só deixa a pessoa que contribuiu frustrada (ou levemente frustrada).

Minha solução pessoal pra isso, já que eu também tava me frustrando, foi: ajudar no fórum sem exigir nada.

Não estou aqui pra ganhar dinheiro, não estou aqui pra ser adorado com melhor resposta, estou aqui porque quero estar e ajudar de vez em quando, isso é o bastante pra mim, não exijo melhor resposta e nem desejo receber melhor resposta. Se ganhei melhor resposta, ótimo, se não ganhei e a pessoa me deixou no vácuo, ótimo também.

Melhor resposta é como like do facebook e joinha no youtube: quem ganha isso só serve pra ter o ego inflado e não paga meus boletos de fim de mês.

https://nerdki.blogspot.com/ acessa ai, é grátis
Não gostou? O ícone da casinha é serventia do site!


  


2. Re: VOL (e outros sites) e a importância do desapego

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 17/06/2023 - 20:06h

Marcar tópico como resolvido não dizer como resolveu ou não escolher a melhor resposta se houver é kakanagem com outras pessoas com mesmo problema



3. Re: VOL (e outros sites) e a importância do desapego

Samuel Leonardo
SamL

(usa XUbuntu)

Enviado em 17/06/2023 - 20:25h


clodoaldops escreveu:

Marcar tópico como resolvido não dizer como resolveu ou não escolher a melhor resposta se houver é kakanagem com outras pessoas com mesmo problema

To ligado nisso, CLodoaldo, também acho kakanagem, mas desapego que me refiro é não esperar que o usuário marque o tópico nem escolha melhor resposta.
Porque é justamente essa expectativa do contribuidor da resposta que causa frustração e quem sabe também não seja o motivador da saída do site? Fica com a impressão de ingratidão.

Por exemplo: tu ai, eu lembro que tu disse que começou responder tópico sobre linux como terapia, é isso que eu quero dizer com desapego, fazer algo sem esperar outra coisa em troca. A tua terapia te serviu muito bem, já que tu tá aqui há muito tempo. Agora, imagine que se tu tivesse colocado na cabeça de responder com intuito de ser recompensado? Seja com um obrigado ou com like ou melhor resposta? Acho que tu não teria ficado tanto tempo por aqui.

No facebook e outros sites, essa "cultura do like" é justamente uma baita armadilha! Um número que aumenta causa uma sensação de "gratidão" e ai o ingênuo entende que tá fazendo o certo, mas é exatamente isso que o senhor zuckinho espera que se pense, e então tá feita a bagaça do ego.

https://nerdki.blogspot.com/ acessa ai, é grátis
Não gostou? O ícone da casinha é serventia do site!


4. Re: VOL (e outros sites) e a importância do desapego

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 17/06/2023 - 20:30h

Marcar como resolvido e não dizer como resolveu é que me deixa ####
Pq assim eu também não aprendo
Restante não incomoda




5. Re: VOL (e outros sites) e a importância do desapego

Paulo Jr
Pebis

(usa Debian)

Enviado em 17/06/2023 - 21:19h


Vejo muitos problemas, principalmente na relação interpessoal. Raros os casos de: Bom dia, boa tarde, boa noite, por favor, por gentileza, obrigado, agradecido. Fato é que as pessoas perderam a educação....


6. Re: VOL (e outros sites) e a importância do desapego

Samuel Leonardo
SamL

(usa XUbuntu)

Enviado em 18/06/2023 - 00:02h


Pebis escreveu:


Vejo muitos problemas, principalmente na relação interpessoal. Raros os casos de: Bom dia, boa tarde, boa noite, por favor, por gentileza, obrigado, agradecido. Fato é que as pessoas perderam a educação....

Pronto, com o que vcs disseram, vou montar uma explicação do que eu quero dizer, mais tarde passo aqui. De qualquer forma, minha intenção não é obrigar seguir um "ensinamento/lei" mas sim dar uma sugestão diferente do que fazer no caso de ingratidão e falta de feedback.

Até depois.


https://nerdki.blogspot.com/ acessa ai, é grátis
Não gostou? O ícone da casinha é serventia do site!


7. Re: VOL (e outros sites) e a importância do desapego

Samuel Leonardo
SamL

(usa XUbuntu)

Enviado em 18/06/2023 - 03:58h

Vou explicar pra vcs como é o problema e como é uma possível solução.

Veja primeiro a imagem anexada.
Comece lendo de Frustração (F) e vá seguindo as setas até passar por todas as variáveis e voltar para Frustração.

Agora vem a explicação:
-o problema é que, no ciclo com setas azuis, há um reforço na Frustração, exemplo: quanto mais vezes um usuário lhe dá um feedback negativo (seja ele o que for na sua percepção de negativo) maior será sua frustração e por consequência, quanto mais vezes vc se frustra mais sua percepção positiva sobre o site diminui, o que pode causar opiniões em vcs do tipo: "aqui só tem mal criado e mal agradecido" ou "tá raro educação por aqui" ou "o vol já foi melhor", etc.

Com o tempo, a chance de um possível abandono do site aumenta já que vc para de sentir acolhimento e outras qualidades que vc percebia antes e que possivelmente não vê mais. NOTA: aqui é um caso geral, não significa que será assim com todos.

E no caso, vc provocará mais frustração se vc for com a expectativa alta de obter algum tipo de ganho, seja aprender algo, seja pedir pra resolver o tópico, seja pedir melhor resposta, etc.

Esse acima é o problema.

Agora vem a solução paliativa:
-uma solução não tão eficiente assim, seria diminuir a expectativa, mas isso apenas atrasaria o aumento da frustração, já que baixa expectativa causaria um leve aumento na frustração. E caso vcs não saibam, quando uma frustração acontece, ela demora desaparecer completamente. Tentem lembrar de vcs mesmo:
-como reagiram quando ficaram p* da vida com alguma coisa?
Aquilo demora um certo tempo pra sumir e nesse periodo em que isso fica em vc, pode ser que vc faça alguma m3rda, como brigar com o filho pequeno, com a esposa, etc

Ou seja, Frustração tem quase um efeito de acumular com o tempo. E o mesmo vale pra todas as outras variáveis do diagrama.

Agora vem a solução efetiva:
-o melhor jeito de eliminar a frustração quase que completamente é: reforçar o lado positivo da sua percepção com o VOL.

Por exemplo:
o Clodoaldo disse que passou estudar linux como terapia, isso é um motivo positivo para se fazer algo e não se frustrar tanto.
Ou seja, seu senso de "Estou aqui porque..." deve ser relembrado assim que a frustração aumentar.
Por que isso?
Porque assim que vc lembra que está no VOL pelo motivo tal, isso diminui diretamente a frustração.
E quanto maior é seu senso de propósito mais forte vc fica contra frustração.

Mas, como fazer isso com mais clareza?
Vou deixar algumas perguntas pra vcs pensarem:
1-por que entrei no VOL? Com quais motivos vim pra cá e pra quê?
2-pense num usuário de sua confiança aqui no site, uma pessoa que vc faria amizade pessoalmente (isso também aumentao PP)
3-quais coisas aprendi e melhorei com o tempo de uso do VOL? Lembre pra vc mesmo de algumas
4-Quantas vezes o VOL foi útil a você? Tente buscar na memória

Entendem o que eu quis passar?
No caso, é uma ideia geral sobre minha própria visão da situação junto com o que vcs disseram.
O senso de propósito de se estar aqui, deve ser maior que sua frustração com os usuários.
Isso lhe fará bem não apenas aqui no site mas também fora dele, onde vcs podem aplicar as coisas que aprendem.

De todo caso, o VOL é umsite importante, mesmo sendo sobre Linux, há um impacto humano nisso.
Não importa se eu, vc Pebis, e vc Clodoaldo impactam uma única pessoa via vol, não importa a quantidade.
Porque só de alguém ser ajudado por um post que tu teve o trabalho de escrever já serve como uma maneira de melhorar a humanidade.
Veja vcs, mesmo que o fulaninhoDeTal receba a solução de mão beijada que vcs escreveram, ele vai passar sentir menos raiva, sentindo menos raiva há uma possibilidade maior de ele não discutir com a mãe dele, já que fulaninhoDeTal é bem rigido em casa, a mãe não se sentirá ansiosa por fulaninhoDeTal não brigar com ela e ai pode ser que ela trate outra pessoa melhor se não fosse um dos posts de vcs aqui via fulaninho. E por ai vai indo.

Acreditem ou não, cada ação gera um impacto muito grande no longo prazo e por consequência afeta todo o sistema humano. Ou vcs acham que sua presença no site não é útil o suficiente?
Imagine o tanto de gente que foi impactada nos 3.8K posts do Pebis desde 2016?
E imagine o tanto de gente impactada pelo Clodoaldo recordista de postagens no VOL?

É isso que se deve ter em mente: o seu impacto indireto sobre o mundo via esse site!

https://nerdki.blogspot.com/ acessa ai, é grátis
Não gostou? O ícone da casinha é serventia do site!


8. Re: VOL (e outros sites) e a importância do desapego

rafael
ogro33

(usa Debian)

Enviado em 18/06/2023 - 10:18h

Cara,

Eu entendo um ponto de vista, mas acho que algo muito importande não foi levado em conta.

O GNU/Linux é fruto de um trabalho coletivo, onde uma comunidade se juntou e contribui para desenvolver o SO e programas e resolver os problemas que aparecem. Se você não tem tempo, ou o conhecimento necessario para ajudar a desenvolver ou resolver os bugs e assim contribuir com a comunidade, tudo bem.

Mas todos aqueles que buscam ajudam para um problema deveriam ao serem ajudados ou nao, ao encontrar a solução, divulgar como conseguiu resolver seu problema. Dessa forma contribuindo minimamente para a comunidade e para outros usuarios que eventualmente venham a ter o mesmo tipo de problema ou algo parecido.

Eu vejo o "marcar a melhor resposta" nao como uma massagem no ego, e sim como uma indicação as proximas pessoas que venham a ter o mesmo problema a forma como aquele caso foi resolvido, evitando assim ficar "fuçando" no sistema desnecessariamente e principalmente perdendo tempo testando soluções que nao funcionam. Marcar o topico como resolvido também. Pois quando eu pesquiso nos foruns da internet e vejo um topico com um problema parecido com o que estou tendo marcado como resolvido, vou direto nele ver como foi solucionado o problema e sei que ali existe uma possibilidade mais alta de encontrar a solução que preciso.

Em resumo, eu acredito que o minimo de decencia das pessoas que pedem ajuda tem que ter é dar algum feedback das soluções propostas para ajudar a outros assim como foi ajudado.

Simples assim.

Uma mão lava a outra.

Dito isso tudo, concordo plenamente com você em relação as pessoas que so ajudam com o sentido de ter o ego massageado ou que deixam de ajudar pq nao tem a sua resposta marcada como a melhor. Mas tembém entendo o quanto que pode ser desmotivante você dedicar tempo pesquisando, explicando e compartilhando conhecimento e simplesmente a pessoa que foi ajudada sumir e nao dizer sequer se conseguiu resolver o problema ou nao. Especialmente pras pessoas que frequentam o forum com o intuito de aprender um pouco mais ( que é o meu caso) e acompanham os topicos pra caso um dia se deparem com algo parecido terem uma ideia de onde começar a analisar o problema.

Mas enfim, a consciencia é de cada um e eu continuo tentando ajudar sempre que posso independete de ter ou nao o topico e a resposta marcada, mas espero sim que os topicos que eu acompanho sejam marcados como resolvido visando ajudar quem esta procurando aprender e também quem futuramente possa vir a passar pelo mesmo problema. Assim a comunidade fica mais forte e nos usuarios mais capacitados.

Abraços e bom final de semana!


9. Re: VOL (e outros sites) e a importância do desapego

Samuel Leonardo
SamL

(usa XUbuntu)

Enviado em 18/06/2023 - 18:03h

ogro33 escreveu:

O GNU/Linux é fruto de um trabalho coletivo, onde uma comunidade se juntou e contribui para desenvolver o SO e programas e resolver os problemas que aparecem. Se você não tem tempo, ou o conhecimento necessario para ajudar a desenvolver ou resolver os bugs e assim contribuir com a comunidade, tudo bem.

Mas todos aqueles que buscam ajudam para um problema deveriam ao serem ajudados ou nao, ao encontrar a solução, divulgar como conseguiu resolver seu problema. Dessa forma contribuindo minimamente para a comunidade e para outros usuarios que eventualmente venham a ter o mesmo tipo de problema ou algo parecido.

Sim, entendo o que tu diz, só com relação a liberdade é que deve ter um esclarecimento:
-se vc gosta de ser livre, o fulaninho que não lhe respondeu também gosta.
Basicamente é o preço que se paga pela liberdade é ter de aturar a liberdade do outro. A gente sabe o que é o "certo" (olha as aspas) a se fazer no caso das postagens, veja que o fulaninho que se apodera da resposta ele também tá na liberdade dele de escolher entre ignorar nossa ajuda ou não.
É como diz aquela frase famosa: a sua liberdade termina onde começa a do outro.

Então, sendo a favor da liberdade, sua "obrigação" é apenas aceitar que o outro também pode escolher lhe ignorar, mesmo que a gente entenda isso como uma forma "errada" de fazer a coisa. Infelizmente, nem todo mundo tem educação suficiente pra agradecer uma ajuda e ai a impressão que fica é que a gente foi usado ou mesmo manipulado pelo outro, mas a realidade é que, é apenas a própria liberdade do outro que está funcionando, mesmo que contra nosso senso comum de certo e errado. Já que, se a gente obriga um sujeito a fazer o que a gente quer que ele faça (o certo no nosso ponto de vista) não seria isso uma espécie de ditadura/censura? Ou quebra de liberdade?


Mas enfim, a consciencia é de cada um e eu continuo tentando ajudar sempre que posso independete de ter ou nao o topico e a resposta marcada, mas espero sim que os topicos que eu acompanho sejam marcados como resolvido visando ajudar quem esta procurando aprender e também quem futuramente possa vir a passar pelo mesmo problema. Assim a comunidade fica mais forte e nos usuarios mais capacitados.

Justamente isso, o custo básico de eu ser livre, significa que eu tenho de aturar a sua liberdade também, e vc tem de aturar a minha liberdade, já que onde termina a minha começa a sua, e onde termina a sua, começa a minha. Então, basicamente é um contrato que fazemos em prol do bem estar geral. Seria algo como: eu lhe deixo livre pra ser o que quiser e vc faz o mesmo comigo, porém, eu não lhe limito e nem vc me limita.

É totalmente normal sentir indignado com o tratamento dado por outro usuário, já que, no caso da liberdade, não há a obrigação real de ele lhe tratar com sabedoria. Então no caso, o que eu sugeri ali é apenas não exigir que seja bem tratado, tipo, algo como taca o fod4-se e vida que segue. Uma das lições mais dificeis de se aprender é o do desapego, já que exige por parte da pessoa a renúncia a desejos, como por exemplo: a renuncia do desejo de ser bem tratado por outra pessoa. É como aquela frase da internet: quando nada se espera, é que nada sai de lá mesmo. Isso é uma frase de desapego (num sentido).

Enfim, vcs aqui são pessoas com qualidades fortes e é ótimo estar num site e fazer parte de uma comunidade assim, mesmo com os problemas com usuários "normais" e ingratidão vinda deles. Vcs são úteis ao mundo mais do que podem enxergar, apesar de parecer que nada muda de hoje pra amanhã, mas perguntem-se:
1-e se o que eu faço aqui muda o futuro dentro de 1 ano e eu não tenho como saber disso?
2-E se o o tópico que respondo e ajudo o fulaninho sem pedir nada em troca transforma a vida do fulaninho e eu não to sabendo?

Por isso eu insisto que mantenham as contribuições porque cada ação, seja respondendo um tópico, criando artigos, criando dicas, etc, isso transforma o mundo de alguma maneira não imediata, mas a longo prazo sim e vcs mesmo nem se dão conta disso e fazem sua parte como heróis anônimos.

https://nerdki.blogspot.com/ acessa ai, é grátis
Não gostou? O ícone da casinha é serventia do site!


10. Re: VOL (e outros sites) e a importância do desapego

rafael
ogro33

(usa Debian)

Enviado em 18/06/2023 - 18:14h

Entendo seu ponto de vista e concordo com ele.
Só fica aquele gostinho de querer que mais pessoas fossem com a gente...
Mas é isso aí, temos que respeitar a liberdade de cada um ser como quiser e cabe a nos ajudar simplesmente porque nos faz bem. A recompensa tem que vir de dentro de nós mesmo ao saber que tentamos ajudar da melhor forma possível e isso é mais que o suficiente.









Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts