XProtoman
(usa Fedora)
Enviado em 10/06/2015 - 07:13h
Tive oportunidade de testar o Mac OS X daquelas versões hackeadas para PC. Ele tem uma estrutura parecida(claro unix), pelo o que li a muito tempo eles fazem muito uso de Objective C, temos no Linux alguns projetos relacionados a Objective C entre eles o GNUstep.
Eu também pensei: porque se existe o Wine, não existe algo similar para MAC OS X.
Acho que hoje pode ser um pouco questionável suportar rodar aplicações do MAC OS X, o motivo é como está a questão de distribuição do software para ele, se a loja de aplicativos da Apple por exemplo é a forma principal de distribuição do software se for imagine n motivos para dar errado. Porém se o software ainda é mais distribuído fora da loja, distribuição tradicional, ai é um ponto positivo que facilitaria o trabalho. Lidar com a loja considere como inviável ou impossível.
Acho que o trabalho para fazer tudo funcionar(exemplo um jogo antigo) seria um esforço muito grande de muitos anos. Wine tem chão para ter chegado ao nível que chegou, acho que pouca gente teria a coragem de dar a partida e fazer funcionar.
Chutando por cima(porque não conheço bem como o Mono deve ser utilizado), acho que o MONO cumpre um papel melhor para o Wine do que o GNUstep cumpriria para fazer funcionar esse tipo de emulação ou tradução para aplicações do MAC OS X.
Depois que Apple largou o gcc, e ela pode fazer tudo com o clang, sem retornar código de volta por opção, acho que cada vez mais a gente vai ver um distanciamento dessa possibilidade de rodar aplicações do MAC no Linux ou outros sistemas.
Espero ter contribuído de alguma forma.