Daniel Aedi
(usa Linux Mint)
Enviado em 23/08/2017 - 15:28h
dfcampos7 escreveu:
nesse momento estou testando o Linux Deepin. Estou rodando numa VM. Distro de boa aparência, que foge um pouco dos padrões das DEs que estamos acostumados a ver. Senti falta do Terminal no Deepin, o que faz com que a central de programas torne-se muito relevante para esta distro. Rodando na VM ela fica um pouco lenta, inclusive quando vamos instalar o próprio sistema informa que VM não é a melhor opção para ver todo o potencial do Deepin. Até agora me agradei, apesar de não ter o idioma Português Brasil. Pelo menos eu não consegui encontrar. O Deepin é uma proposta muito interessante!
---------------------------------------------------------
https://www.linuxcounter.net/cert/619784.png
Por incrível que pareça, quando instalei o Deepin comecei a utilizar mais o terminal do que antes, já que muitos pacotes que eu queria não estavam na loja e outros, a exemplo do LibreOffice estavam desatualizados (talvez para manter a estabilidade?). Por isso usei bastante o terminal pra consertar certas coisas. E também tive que baixar alguns programas pelo próprio site e compilá-lo.
Quanto ao idioma PT-BR eu não senti diferença alguma pra outra distro, tudo em português, pouca coisa está em inglês que torna-se irrelevante. Diria que 97% do Deepin está em PT-BR.
Se tiveres problemas com a língua, basta mexer no locale lá no terminal.
Inclusive gostei muito da opções disponíveis no terminal do Deepin perto de outras distros de renome. Muito funcional.
Uma coisa que gostei muito no Deepin além da aparência moderna foi um programinha que serve pra fazer pendrives bootáveis muito top. Aceita CDS/DVD, ao mesmo tempo que aceita iso de BSD/Linux e Windows. Nota 10!
Atualmente
estou querendo testar o Solus, pois gostei muito da aparência da DE dele "o Budgie". Meu medo é o terminal, já que nele é tudo diferente do que estou acostumado no Debian e Arch!