lcavalheiro
(usa Slackware)
Enviado em 02/01/2016 - 22:03h
luiztux escreveu:
É merecido o 1° e 2° lugares. Já o 3°...
Engraçado que o Volkerding ganhou por alguns votos a mais (merecia muito mais que isto).. E só foi adicionado porque pediram. Sad..but true.
Já o Stallman é lembrado como pura nostalgia. Muitas associações/empresas que figuram por trás do GNU/Linux, nem mencionam mais o GNU. Agora é só Linux. Nem o próprio Linus (é claro)...
Cada respiração deste Poettering é uma ofensa.
As pessoas esquecem que Patrick Volkerding foi a primeira pessoa a distribuir uma distribuição completa (isto é, com todos os pacotes necessários para funcionar tão logo instalada) e bug-free no mundo GNU/Linux. Peter MacDonald foi o primeiro a distribuir uma distribuição, o SLS do qual o Slack é, curiosamente, um remaster, mas Patrick Volkerding foi o primeiro a distribuir uma distro completa e estável ao depurar os bugs do SLS.
Patrick Volkerding foi também um dos responsáveis pela popularização do GNU/Linux nos anos 90. Em uma época na qual internet em casa era um luxo, ter uma distro que se propunha simples e que não resolvia dependências automaticamente significa autonomia para o usuário manter seu sistema em casa. Pelos idos de 1998 havia em vários servers irc a estimativa que pelo menos 60% dos computadores rodando GNU/Linux usavam Slackware. Nenhuma outra distro conseguiu bater esse feito até hoje.
Patrick Volkerding mantém uma distro ainda fiel aos seus princípios e identidade a despeito do modismo no mundo GNU/Linux hoje. Dia 14/09/2015 fez dez anos que o Slackware não tem suporte oficial ao GNOME, suporte interrompido em uma época na qual para muitos usuários GNOME=Linux. A razão, válida até hoje: compilar e empacotar corretamente o GNOME é um pesadelo. Enquanto a peste do systemd grassa solta nas distros tradicionais, que uma a uma vêm caindo nos quesitos estabilidade, transparência e confiabilidade, o Slackware permanece mais sólido do que nunca.
Mas o problema são os jovens, em sua maioria desprovidos de senso histórico. Tanto que foi necessário pedir a inclusão de Patrick J. Volkerding na lista de votação, enquanto o desastre ambulante chamado Poettering (que não se ouça vozes alegres, que nenhum homem olhe para o céu com esperança, e que amaldiçoado esse dia seja por aqueles que permitem a esse senhor programar!) lá figurava desde os princípios. Enfim, nem mesmo trapaceando Boesttering pôde superar o mérito de quem o tem.
--
Luís Fernando Carvalho Cavalheiro
Public GPG signature: 0x246A590B
Só Slackware é GNU/Linux e Patrick Volkerding é o seu Profeta