O que você teria a ganhar?

1. O que você teria a ganhar?

Paulo Vitor Missaka
missaka

(usa Linux Mint)

Enviado em 13/12/2013 - 15:47h

Só um tópico por curiosidade galera.

Caso o linux se tornasse tão popular quanto o windows, o que você teria a ganhar? Não o linux de forma geral, mas sim você, que já é usuário do linux. O que tal mudança traria de benefícios para você?

E o que você teme que poderia vir a perder ou piorar caso o linux se tornasse tão popular e acessível quanto o windows? Qual possível consequência desta popularização te prejudicaria?

Vou dar a minha resposta bem rápido:

ganhar... os jogos sendo desenvolvidos para linux. :—)

perder... somente se, num cenário bem pessimista, o lado gnu do linux fosse deixado para traz. Não me sentiria confortável tendo grandes empresas como as principais responsáveis pelo rumo do s.o.


  


2. Re: O que você teria a ganhar?

Pedro
px

(usa Debian)

Enviado em 13/12/2013 - 16:04h

Ganharia muuuito. Não só os jogos mas também empresas iriam ser forçadas a fazer os famosos apps win-like para linux também, principalmente a maldita da Adobe KK

Sem falar de mais usuários testando e encontrando bugs para melhorar o sistema, ainda teríamos mais desenvolvedores, etc...

Também compartilho da sua opinião, não gostaria que se mudasse a filosofia GNU, esse seria o principal ponto nesta questão. Será que a licença GNU evitaria isso?? fica esta pergunta para os demais do fórum...

Muitos também falam que um sistema mais usado é mais vulnerável, sim de fato. Mas um sistema mais usado também seria mais aprimorado para evitar tais acontecimentos e nosso linux conta com bastante segurança, vou enumerar algumas mais significantes:

1- Firewall nativo de código aberto, e altamente "modulável" ou seja adaptável a qlqr coisa
2- Esquema de permissão de usuários para arquivos, executáveis, diretórios, hardware, software...
3- Código aberto sobe licença GNU

São as 3 vantagens mais... digamos "protetoras" de nosso sistema.

T+


3. Parabens

Cleverton Fernandes Guimaraes
clever-ton

(usa Debian)

Enviado em 13/12/2013 - 18:14h

Muito inteligente a sua colocação, legal.
Bom a ganhar, conhecimento é poder, moro em uma cidade pequena, a única vez que ouvi falar do linux aqui, a não ser por mim, foi se lá quando.
O que mais escuto, é que linux é complicado. Aí você pergunta se o cara usa um slack e ele nunca usou um ubuntu se quer na vida.
A perder, menos gente me procurando com problemas no Win
(hahahahhaha)


4. + mais jogos e Mais ataques...

Luiz Carlos
luizcarlos18rj

(usa Suse)

Enviado em 13/12/2013 - 18:49h

Gostei do tópico, tb sempre pensei nessa questão.

Sou iniciante no linux e tava pensando que pra mim de início tá sendo meio complicado migrar de Windows para Linux (ubuntu e Suse ) e ter q estudar coisas como:

- Comandos do Shell
- Permissões de arquivos e pastas
- Gerenciamento de usuários
- Localização e configuração de arquivos chave (.conf)
- Redes

Se eu não fosse um usuário técnico, teria uma enorme dificuldade é como ensinar uma pessoa a utilizar o Windows 8 somente pelo MS-DOS, imaginem o caos.

Como a maioria dos usuários mal sabem computação / informática e se limitam a usuários de redes sociais, duvido muito que caso o linux se tornasse popular, iria partir dos novos usuários um "aprimoramento intelectual" em termos de estudo do sistema, era mais fácil os aplicativos produzidos serem cada vez mais "automáticos" e autoexecutáveis. iguais aos ".exe" do Windows, ou seja, programas para usuários "burros", clicadores de mouse que não sabem o que estão fazendo. e acostumados com a filosofia do "next, next, finish".

Com isso o linux teria mais problemas de vulnerabilidade, tudo por causa do nível de usuários.

A vantagem como já disseram os amigos era os jogos, tentei de tudo largar o windows e usar somente o linux no pc, mas por mais que utilizasse as gambiarras do virtualbox, wine, etc a muito contra-gosto tive voltar a usar dualboot e tudo isso por causa dos jogos.

Gosto de um jogo de vez em quando e não existe máquina virtual que use a placa de vídeo "real" do hardware então fica inviável, o wine dá muitas falhas em jogos mais legais, só os "fracos" que roda sem problemas.

Gostaria muito que o linux rodasse nativamente apps android, mas ainda não dá satisfatoriamente e mesmo com o steam para linux tendo bons jogos e demos, não adianta os melhores jogos são para Windows.

Mas claro, sou leigo em linux e não conheço 1% do sistema, posso tá falando besteira, mas infelizmente até o presente momento essa é a minha opinião.

Espero ter contribuído.


5. Re: O que você teria a ganhar?

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 13/12/2013 - 19:05h

Quando comecei com o Basic Linux (BL3), ele era realmente muito complicado (até a forma de particionar tem diferenças significativas).
Para instalar o Basic Linux em HD temos de adivinhar certas coisas, que o Steven acha que são absolutamente "normais".
Como resultado, a gente leva umas surras desnecessárias: Temos de marcar a partição como "bootável" somente no final de todas as pajelanças, senão dá erro...
Tem um script que dá a impressão de fazer alguma coisa, mas ele realmente não faz aquilo a que se propõe, apenas ajuda a conferir se não demos uma mancada homérica até um determinado momento.
E por aí vai.

Porém, depois de algumas surras e de alguns "kernel panics" a gente vai aprendendo uma coisinha daqui, outra coisinha dali, e acaba ficando "abusado".
Já instalei a maioria das distros mais famosas, e todas elas se mostraram muito mais fáceis que o BL3, que inclusive é baseado na Slackware 4.0, que não tem tanta complicação assim como dizem as más linguas.

Hoje em dia posso dizer que para mim quase todas as distros Linux são amigáveis, sendo algumas mais que as outras.

Porém se o Linux tivesse as mesmas condições de mercado do Windows, certamente teríamos de nos preocupar também com virus, trojans, e todo aquele malware que acompanha o mundo Windows (as próprias características do sistema, facilitando bastante o lado dos desenvolvedores, também facilita que qualquer "migucho" faça um malware qualquer).
Em compensação, teríamos ERPs e jogos bem mais elaborados.


6. Re: O que você teria a ganhar?

Diovani da Cruz Mangia Maciel
diovanimangia

(usa Ubuntu)

Enviado em 13/12/2013 - 19:28h

Uns dos ideais da minha vida é espalhar o linux e já comecei :)

A única coisa negativa que vejo nisso seria o linux mais popular entre os usuários, aconteceria do maior desenvolvimento de vírus para o sistema. Mas mesmo assim ainda seria melhor para o mundo pelo fato da kernel do Linux ser de longe mais segura que a do Windows.

O lado bom seria mais drives disponíveis e mais jogos :)




7. Re: O que você teria a ganhar?

Ayrton Gomes
marun

(usa Debian)

Enviado em 13/12/2013 - 20:17h

Não teria nada a ganhar, porque aí já teria deixado de lado desenvolvedores.
Olha ubuntu por exemplo...


8. Re: O que você teria a ganhar?

Buckminster
Buckminster

(usa Debian)

Enviado em 14/12/2013 - 00:11h

Se o Linux se tornasse tão popular quanto o Windows eu teria a ganhar somente se ele não se tornasse um sistema proprietário, se continuasse sendo software livre.

Porém, isso é quase uma utopia. Para um sistema operacional se popularizar atualmente depende de marketing e desenvolvedores pagos, coisa que somente um sistema proprietário pode oferecer.

Mas estou falando de sistema operacional para Desktop, pois como servidor o Linux é bastante popular.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts