fernandoavita
(usa Debian)
Enviado em 22/03/2016 - 11:37h
Desde o começo do pré-sal que se sabia que a Petrobras não possui tecnologia para explorar poços de petróleo em águas profundas e que o custo para desenvolver essa tecnologia e explorar o pré-sal seria extremamente alto.
Sabia-se também que a Petrobras não possuía fundos suficientes para tamanho investimento a Petrobras vendeu o direito de explorar dois poços de petróleo (que não ficavam no Brasil, mas também não me recordo agora o local) para poder angariar fundos para custear essas pesquisas de exploração do pré-sal.
Ou seja, a Petrobras fez um plano apertado e passou a fazer uma "política agressiva" de investimento. Infelizmente, esses planos foram muito afetados pela baixa no preço do barril de petróleo.
Resumindo, o motivo da crise da Petrobras é o pré-sal, crise essa que foi acentuada pela redução do preço do barril de petróleo. Porém, quando dominarmos a tecnologia e verdadeiramente estivermos explorando o pré-sal, tudo isso terá retorno.
Se bem qeu tem aqueles que preferem licenciar o pré-sal para que empresas estrangeiras possam explorar.
Claro, o problema da corrupção sempre entra, não só na Petrobras como também em qualquer outro órgão governamental no Brasil, infelizmente.