Falta de visão das faculdades é o que afeta o brasileiro.

1. Falta de visão das faculdades é o que afeta o brasileiro.

Samuel Leonardo
SamL

(usa XUbuntu)

Enviado em 07/11/2009 - 03:37h

Encontrei esse texto no site terramel.org:
http://terramel.org/falta-de-visao-das-faculdades-e-o-que-afeta-o-brasileiro/

Achei interessante como o autor fala a respeito dessa falta de visão. Concordo com ele em várias partes do texto como em:
"...seria melhor que nas aulas os professores incentivassem os alunos a desenvolverem os softwares que eles quisessem ao invés de forçá-los a fazer sempre a mesma coisa que sempre foi feita extensivamente durante anos?"

Cara isso é o que acontece na faculdade em que estudo.
Isso acontece também com você?

Outro texto que é citado no site e que também é muito bom:
http://leonardobighi.com/opiniao/32/a-faculdade-nos-prepara-para-estarmos-despreparados-para-o-merca...

valeu!





  


2. Re: Falta de visão das faculdades é o que afeta o brasileiro.

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 07/11/2009 - 04:08h

felizmente no penultimo ano da minha facul, instalaram um laboratorio todinho em conectiva com kde e eu virei amigao do administrador porque dava umas dicas pra ele...rsrs

ate entao era tudo naquela base... eu acredito na liberdade de criar, e na necessidade de criar algo novo, ou melhorar algo existente... se nao fosse assim, se nao fosse aquele doidim do Linus, cade que a gente ia ter o Linux? O sr. Stallman é um cara legal e tudo, mas cade que o Hurd virou em algo?

sem querer generalizar, existem muitos professores excelentes, eu mesmo fui vitima, digo, aluno, de vários, mas o grosso está na educação pela mera remuneracao financeira, nao por afeto ao magisterio. Sao os mesmos que dizem que dinheiro nao tem importancia e fazer greves federais que terminam por prejudicar os alunos, que tem de repor aulas na ocasiao em que deveriam estar em ferias (mas nao vem ao caso, por favor ignorem, pois se nao vira uma guerra de flame totalmente off topic).

Na verdade, o sistema educacional como um todo é uma grande lorota... o modelo de estudar e ter um bom emprego etc... primeiro que emprego não é bem assim facil, segundo que o conhecimento generico que voce adquire, uma penca de colega seu tem e alem disso quem tem "pistolao" sai na sua frente. Ai o cabocro pega desanimar, porque estudou tanto e por ilusao ou necessidade, ou sei la mais o que, nao exerce a profissao, fica insatisfeito e assim anda o mundo... ate porque a escola castra a criatividade... voce é obrigado a fazer um monte de tarefas chatas e inuteis e o que realmente conta, ninguem te ensina...

Ai tem um amigo meu que é so um "poquinho" radical, diz que a gnt nao pode mesmo aprender com professores, porque se eles fossem tao sabidos, seriam milionarios, nao professores (ele É professor)... discordo desse ponto de vista, mas volta e meia acabo reconsiderando...rsrs

Pra ter uma ideia de como as coisas são, eu não aprendi um zero sobre direito de família na faculdade. o professor ficava torrando com uma conversa fiada da constituição federal e dava uma droga de prova com consulta. O que eu fazia... respondia chamada e ia embora pra biblioteca ler o linuxquestions.org. nao adiantava ficar... tudo que ele "ensinava" era mais inutil que ensinar um jegue a cantar... so aprendi um pouco de direito de familia -- o bastante pra mandar casal calar a boca em audiencia etc -- lendo sozinho em casa e indo pra rua pegando casos...

igual o exemplo do cara la com a tabela sql são as petiçoes. Na faculdade, ensinam cada asneira pra gente por na peticao que quando eu mostro as minhas pra uns estudantes eles ficam boquiabertos. nao porque são boas, mas porque são curtas e concisas... é o basico: excelentíssimo senhor juiz de direito da vara tal (pula linhas) número do processo(pula linhas) fulano de tal, vem, perante V. Exa. requerer tal coisa. assinatura. Não tem essa de cozinhar o galo com picuinha... q é justo o que a gnt aprende na escola... BLAH!


3. Re: Falta de visão das faculdades é o que afeta o brasileiro.

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 07/11/2009 - 09:02h

Concordo com as colocações.
Também tem o aspecto de serem os programas educacionais brasileiros geralmente elaborados por "estranhos no ninho", por aqueles que "jamais sujaram suas mãos de giz", o que nos faz pensar "quem foi o [*****] que planejou isso?" MAS, o programa tem de ser cumprido...
Que adianta cursarmos Ciências Econômicas se governantes após governantes estão a todo momento pretendendo nos fazer desaprender tudo aquilo que durante anos fez parte de nosso aprendizado? Desde quando a prática de juros altíssimos é eficaz no "combate a inflação"?
A verdade é que o interesse maior não é o de "combater" a inflação, mas de manter um grande volume de capital girando em setores privilegiadíssimos - e impopulares.

Quanto aos profissionais do Direito, já encontrei um "DR" (pós graduado em Direito Internacional), em cuja sala são exibidas as fotos de sua turma, porém que desconhece TOTALMENTE o que seja um Processo e mesmo o que seja uma Petição (!!!!!).
Isso equivale em termos práticos a um Contador não saber o que é um Débito ou um Crédito. Acho que se ele fosse fazer a prova da OAB, seria atirado pela janela...
Deduzo que pelo menos a cantina da Faculdade deveria ser ótima.
Como pessoa humana, é uma "pessoa bacana" e agradável, mas como advogado... Ainda bem que não exerce a profissão, e sua praia é outra.
Estamos abarrotados de advogados no mercado, que JAMAIS trabalharam como tal, outros que em suas profissões continuam seguindo as práticas arroz-com-feijão que aprenderam em sala de aula, na ilusão de que todas as causas seriam idênticas.

Bem, não sou advogado e essa profissão não me interessou o suficiente, apesar de ter tido um avô que era professor de Direito e de ainda conviver com pessoas desse ramo. As citações portanto são apenas para ilustração e de forma alguma estou afirmando que o exercício dessa profissão SEJA assim. São apenas casos isolados.

No NOSSO caso, é de se lamentar que as próprias Faculdades (felizmente nem todas) estejam preparando USUÁRIOS AVANÇADOS de sistemas proprietários e não verdadeiros profissionais.

Mais ou menos como ensinar os adificadores imobiliários a somente usar tijolos da olaria X, cimento da fábrica Y e a financiar pelo banco Tal...



4. Re: Falta de visão das faculdades é o que afeta o brasileiro.

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 07/11/2009 - 09:54h

Lamentável a foto do homem segurando o cartaz dizendo "will code Java for food" (faço programas em Java em troca de comida), pois no caso deles a coisa é pior que aqui.

O brasileiro sabe se virar nos trinta (ou nos vinte), e tem muita prática de enfrentar adversidades.
Um brasileiro desempregado vai ser consultor, palestrante, vender balas, engraxar sapatos, ser cobrador de van, astrólogo, jogador de búzios, tarô, sei lá, podendo tornar-se um bem sucedido "fortune teller".
Em último caso, vai ser Papai Noel de shopping, dublê de leão no zoológico, ou travesti na Europa...

Um advogado amigo meu, demitido por uma poderosíssima rede de televisão, e enquanto não conseguia outro emprego COMO ADVOGADO TRABALHISTA, montou um sacolão em domicílio e viveu vários meses assim, conseguindo manter seu padrão de vida.
Uma secretária executiva bilingue foi vender sanduíche natural na praia de Copacabana.
E outro, já idoso, foi vender amendoim torrado para turistas também na praia, valendo-se de seus conhecimentos do idioma inglês.

Lá fora a coisa é feia pois o nivel de especialização e uma "menor dificuldade" em arranjar um emprego duradouro faz com que as pessoas se distraiam durante muito tempo, e não tenham um "plano B".
Por aqui não se vê ninguém com um cartaz "Faço programas em Visual Basic (ou em Cobol, assembly, etc.) a troco de comida"...



5. Re: Falta de visão das faculdades é o que afeta o brasileiro.

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 07/11/2009 - 10:06h

Quanto ao texto do Leonardo Bighi, sou de opinião de que se deva conhecer todos os ângulos de uma questão.
Dessa forma, acho que a Faculdade não está assim tão errada com esse volteio que ele reclama.
De outra forma, o nosso aprendizado seria totalmente baseado em múltipla escolha.
Acho que a pior forma de se analisar os conhecimentos de um candidado ou postulante seja por múltipla escolha, tipo "alea jacta est!" (a sorte está lançada).
Outra coisa. Tenho para mim que a média a ser considerada - para efeitos de um real aprendizado - deva ser oito, e não cinco.
Cinco equivale a apenas 50% de um conhecimento pífio que nos é transmitido.
E qual o BOM profissional que conseguiu formar-se sabendo apenas a metade do pouco que deveria saber?
Por que a prova da OAB é uma verdadeira foice, não sendo assim TÃO difícil?
Simplemente porque - qualquer que tenha sido o motivo - faltou um mínimo de preparação para o exercício de uma profissão.
Aí, ao ser submetido à pedra de toque, o profissional se queima.



6. Re: Falta de visão das faculdades é o que afeta o brasileiro.

anna kamilla
annakamilla

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 07/11/2009 - 14:39h

posso não ter lido o que voce passou o link mas posso falar uma coisa que concordo com os 2 acima, mas precisamente com uma coisa que o teixera falou.
eu, nesses tres ultimos anos de ensino médio e técnico que tive no iapec estudei e fiz trabalhos feito uma [*****] a fim de conseguir um emprego ou passar no vestibular da uel. minhas notas estavam sempre acima da média e ainda por cima de tudo enfrentava problemas de dinheiro e familiares.
meu tcc foi baseado em um programa em php que inclusive tem uma versão beta aqui no site, para variar tirei 95.
acho que isso que o teixera falou entra na questão do processo seletivo para as faculdades.
esse negocio do sistema de cotas foi uma coisa mal implementada que o governo fez. pois a média de um cotista foi a mesma da minha e ele acabou passando para a segunda fase enquanto eu que concorria na universal não passei para a segunda fase.
o unico emprego que fui chamada para entrevista não consegui passar pelo fato de ter 18 anos e era menos de 450 reais, que foi numa outra faculdade bem famosa de londrina e era como bibliotecária.
meu plano b seria programar em java script para celulares, só que não domino ainda essa parte.




7. Re: Falta de visão das faculdades é o que afeta o brasileiro.

anna kamilla
annakamilla

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 07/11/2009 - 14:54h

aqui em londrina só passa em publica alunos que fazem cursinho, cotistas e ricos que estudam em colégio universitário, maxi e marista.



8. Re: Falta de visão das faculdades é o que afeta o brasileiro.

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 08/11/2009 - 16:41h

É, esse negócio de sistema de cotas também não me cheira bem.
Acho que o maior dos preconceitos raciais está justamente na imposição dessas tais cotas.
Fica dando a impressão de que o cidadão negro somente conseguiu entrar na faculdade por causa das cotas, e isso não é verdade.
E ao ingressar dessa forma, cria um mal estar diante de outros alunos que, da mesma forma que a colega Aninha, tiraram nota igual e no entanto foram preteridos.
Gera também uma tremenda responsabilidade a mais sobre o aluno negro, pois se fracassar (e isso é apenas uma questão de estatística e não de cor da pele) será mal visto - e lamentado - pela sociedade como se ELE - e não o sistema de cotas - tivesse tomado o lugar de alguém que viesse a ter sucesso em seus estudos, formando-se com louvor para o mercado de trabalho.
O que quero dizer é que o cidadão negro tem o mesmo direito de ser bem sucedido, e o mesmo direito de fracassar, se for o caso.
E temos de nos lembrar que em nosso país os negros e mestiços constituem a grande maioria do povo.
Então essa imposição de cotas é mais uma imposição inútil, que não conduz a nada.
Tenho conhecido pessoas que saíram de guetos ou de situações de extrema humildade e/ou pobreza e batalharam, batalharam e conseguiram o seu lugar ao sol, conseguiram obter prestígio e respeito, e sucesso profissional.
Meu saudoso amigo Bento aos 13 anos de idade trabalhava duramente em uma plantação de cana na cidasde de Campos. Veio para o Rio, e com toda a dificuldade imposta por uma vida extremamente modesta, estudou, estudou, estudou, estudou, formou-se em Direito, pós-graduou-se e foi um profissional de grande sucesso, com as bênçãos de Deus.
A história de Juscelino Kubitschek também indica a trajetória de um menino muito pobre, que começou a vida vendendo um cabritinho...
Quanto maior a luta, maior é o sabor da vitória.
Aqui no Brasil temos principalmente o preconceito "social" e nem tanto assim o "racial" (já viram alguém com preconceito contra o Pelé, ou contra o Milton Nascimento, ou o Emílio Santiago?). Se tiver alguém, dá para contar nos dedos.
Tem gente que não gosta da Benedita da Silva, mas não tem preconceito contra ela.

E quanto à média, 7 está muito bem para efeito de aprovação. Mas como meta individual, continuo tendo como alvo um número SEMPRE maior do que 8, embora possivelmente menor que 10.
Embora não cobre isso de minha filha, estou sempre falando sobre isso. Afinal, ele pretende tornar-se uma pedagoga, e certamente sofrerá na pele todas essas coisas.

Quanto aos trabalhos que os alunos deixam de fazer, paciência.
As provas são provas (método de aferição do aprendizado).
Se eles não querem se dar ao trabalho, simplesmente não façam.
Mas que não tenham esperanças de uma aprovação calcada na lei do menor esforço.



9. Falta de visão das faculdades é o que afeta o brasileiro.

Edwal F. Paiva Filho
nicolo

(usa Ubuntu)

Enviado em 08/11/2009 - 19:12h

Oito de média para passar Hein Teixeira. Tá na cara que você leciona em Universidade e tá na cara que não é das que apertam o aluno. Tirar 8 numa prova quando eu estudava era coisa para os mártires, os heróis só conseguiam 7.



10. Re: Falta de visão das faculdades é o que afeta o brasileiro.

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 08/11/2009 - 21:29h

Gostei do artigo e também ou talvez muito mais dos comentários que retratam a realidade brasileira, tentando colocar o dedo na ferida.

Precisamos de conscientização em todos os níveis.


11. Re: Falta de visão das faculdades é o que afeta o brasileiro.

Lílian  Arx Jaaneman  (")>
RaceHorse

(usa Debian)

Enviado em 09/11/2009 - 04:36h

Não tenho certeza que seja apenas falta de visão...
o governo prometeu investir no SL mas renovou contrato c a outra...
Porque não colocam perguntas referentes ao SL nas provas - ENEM por exemplo? ou como segunda opção como existe para idiomas? Tenho quase certeza de que é falta de Interesse e excesso de política.
Qdo começei com o SL (maio) foi na cara e na coragem! ...sabia menos q hoje; perdi um baita curso online pq não sabia ainda como instalar flash e o java; cheguei a reclamar e dizer que 'aquela senhora' não era unanimidade - como eh q pode um site governamental fazer coisas q só funcionam com outro browser? quem já viu isso? Pura Ditadura! me injuriei:perdi o curso mas não mudei! Agora deu p isso: tem certos sites na net q não funcionam com o Moza! ah ODEIO unanimidades e 'forçações' de barra! Na facu q estudava tb tinha dessa - o site deles só abria com aquela desgraça do IE...certa rede social deletou meu perfil pq criei uma pasta com papel de parede do SL..ah fico injuriada!


12. Re: Falta de visão das faculdades é o que afeta o brasileiro.

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 09/11/2009 - 09:27h

Realmente é isso que acontece na faculdade onde estudo.



  
01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts