xerxeslins
(usa openSUSE)
Enviado em 18/08/2014 - 01:05h
Todo mundo sabe que cada vez mais rapidamente vão surgindo novas tecnologias e meios de ficar online. As crianças de hoje tem facebook, por exemplo, e interagem com rede social... Coisa que há poucos anos não as crianças de antes não faziam.
Os mais velhos acham estranho, é diferente, mas é mesmo, a realidade é outra, muito diferente. Relógio "esperto" era coisa de ficção científica, há poucos anos, hoje realidade.
Antes o vício de muitos (e culpado) era só a TV e os bate-papos por telefone COM fio, agora tem muito mais coisas.
De vez em quando passa nos telejornais, flagrantes de câmeras de segurança, de semáforo, etc que capturou policial fazendo
[*****], batendo em gente que não reage, dando sumiço em gente. Antes não tinha, era mais fácil esconder os podres.
Antes não tinha portal da transparência, nem convocação para protestos em larga escala de forma fácil. Hoje sim. Se manter atualizado hoje é muito mais fácil, você lê notícias frescas no ponto de ônibus, onde estiver. Também escuta mais, (podcast), assiste mais (screencast), tem mais facilidade para obter informação.
Hoje é muito fácil falar com familiares do outro lado do mundo, quase sem custos. A tecnologia, ao contrário do que muitos pensam, tem aproximado muito também as pessoas, estreitando laços e facilitando o diálogo. Há Google tradutor para ajudar na internacionalização, IRC, fóruns, etc.
Privacidade é bom. Fica online quem quer, precisa, pode ou gosta.
Nem todo mundo gosta ou precisa ficar online, mas mesmo quem não gosta de ficar online direto, ainda fica muito tempo online em comparação com pessoas de 15 anos atrás. Não tem como fugir.
Whatsapp é comunicador. Não faz mal pra ninguém. Mas sua utilidade depende de pra quê você usa. Com quem fala. O mesmo para facebook. Twitter, etc.
Eu tenho celular (dois chips por necessidade)
Não tenho aplicativo de face no celular (não preciso muito do face)
Já whatsapp eu uso muito. Converso com primos, irmãos que moram longe. Troco muitas mensagens inclusive com sogra, cunhada e esposa. Minha esposa participa de um grupo de whatsapp de concurseiros, trocam questões de concurso e dicas. Eu já tive professores que respondiam dúvidas pelo whatsapp. Whatsapp tbm serve pra trocar foto, áudio, tudo fácil. Dá pra mandar uma foto de um documento pra alguém, por exemplo, ela recebe na hora. mais fácil que e-mail.
As tecnologias estão aí, cabe saber usar.
E sobre privacidade, uma questão delicada. Ficar exposto é um efeito colateral do aumento dos meios de comunicação. É preciso sabedoria, cuidado, orientação para não ficar exposto de maneira errada e danosa.
é o que penso.
Abraço