Oki
(usa Ubuntu)
Enviado em 17/04/2006 - 09:31h
Eu sou Analista e Programador, mas gostaria de ser Dono de Website de gibis, hahaha.
O curso de Análise de Sistemas surgiu se popularizou na década de noventa e no final da década de noventa, surgiu o curso de Tecnólogo, que em geral corresponde ao cargo de programador. Acho que com a inovação tecnológica dos últimos anos, hoje em dia todo programador tem que ser um pouco analista, já que isso agiliza o trabalho e todo analista tem que ser um pouco programador, pra não deixar nenhum programador passar a perna.
Vou dar um chutão, eu acho que de acordo com o andar da carruagem, em breve as profissões mudaram de nome, vamos ter apenas Desenvolvedores e Líderes de Projeto. Até mesmo o ofício de DBA já está caindo na falta de uso. Creio que os Desenvolvedores serão cada vez mais exigidos e os Líderes de Projeto também.
Na minha concepção, atualmente um desenvolvedor [programador] precisa saber programar em várias linguagens e não apenas em uma como acontecia no passado. Já os líderes de projeto precisam ter noções comerciais e mercadológicas, pois influem diretamente nos produtos gerados.
Na teoria parece que estou trocando seis por meia dúzia, mas tem uma tênue diferença quando eu falo de Programador->Desenvolvedor, pois o segundo é mais generalista, idem quando comparo Analista de Sistemas-> Líder de Projeto.
Ok, paro por aqui, porque isso é filosofia de buteco, hehehe.
[]'s
Celso Goya