
removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 08/07/2021 - 19:10h
O CentOS não morreu, apenas ele foi transformado em uma distribuição rolling release que vai receber atualizações de forma contínua e que servirá de base para o Red Hat Enterprise Linux. O CentOS agora é um intermediário entre o Fedora e o RHEL.
Portanto, é um erro afirmar que haverá um sucessor do CentOS, quando na verdade o AlmaLinux e o Rocky Linux são distribuições construídas a partir do código fonte do RHEL.
Qual é o problema em usar essas distribuições? As atualizações e correções só vão chegar ao AlmaLinux e ao Rocky Linux após já terem sido implementadas no RHEL, e a disponibilidade dessas atualizações e correções depende de uma equipe pequena e que geralmente tem um emprego e atuam de forma voluntária para essas distribuições, o que pode acarretar em atrasos na entrega das atualizações e correções. Nesse tempo que as atualizações do RHEL demoram para chegar ao AlmaLinux e Rocky Linux, os sistemas ficam vulneráveis (o hacker já conhece o problema, pois o problema foi divulgado, e sabe também se os sistemas derivados do RHEL já foram atualizados ou não).
O CentOS tende a receber novos recursos antes do RHEL, mas depois do Fedora. Por isso, acredito que o CentOS possa ser uma opção confiável para quem não pode pagar uma licença do RHEL.