ednilton_so
(usa KUbuntu)
Enviado em 31/05/2010 - 21:08h
Olá,
A melhor opção é adquirir um laptop de verdade com chipset decente, Intel, nVidia ou AMD, pois chipsets SiS e VIA são uma
[*****] pra quem usa Linux, já que não querem nos dar suporte.
Se essa não for uma opção pra você, você pode tentar, logo no começo da inicialização pelo Live CD do Ubuntu, pressionar F6. Depois disso, vai aparecer um menu de idiomas. Depois de escolher o idioma, vá em "Outras Opções" pressionando novamente F6. Marque as opções "noapic" e "nolapic" e tente iniciar a instalação. Há outras formas para fazer funcionar a instalação em laptops com chipset SiS espalhados pela internet. Se essa que eu indiquei não funcionar, busque outras.
Outra opção talvez, seria tentar uma distribuição do Linux diferente. Eu tive esse seu mesmo problema quando comecei a usar o Linux. Naquela época, tentei instalar o Ubuntu 7.10 no meu laptop Positivo que não funcionou. Tentei então o openSUSE e rodou bem, exceto pelo fato que eu nunca tive um driver de adaptador de vídeo decente para esse laptop, que infelizmente uso até hoje.
Além desse problema de instalação, acho que vale a pena lhe adiantar que você provavelmente vai ter problema de resolução de tela, caso consiga instalar o Ubuntut, além do fato de que jamais terá aceleração 3D funcionando, o que implica na impossibilidade de habilitar efeitos gráficos, pelos quais o Linux é muito famoso. Mas antes de querer voltar para o Windows, lembre-se que isso não é culpa do Linux. O problema é que o fabricante dos chipsets SiS e VIA não fornecem driver para o Linux e não liberam a documentação necessária a respeito dos seus hardwares para que a comunidade do Linux possa elaborar estes drivers. A Intel faz isso e por isso seus chipsets são os mais recomendados.
Boa sorte.