Setores Ruins no HD

1. Setores Ruins no HD

Marcws Dyas
Marcws Dyaz

(usa Ubuntu)

Enviado em 03/04/2010 - 10:51h

Olá pessoal, hOje quando iniciei o Ubuntu apareceu uma mensagem dizendo que o meu HD possui muitos setores ruins... o meu notebook é um Positivo Premium, de 4GB, HD da Toshiba e 320 GB... O Ubuntu está em dual boot com o Windows 7. O que devo fazer? Ele ainda está na garantia. Dá pra resolver sozinho ou terei que levar até a loja?!

Aki rodei o HD Tune no Windows e ele está acusando no Reallocated Sector Count como 174, devo me preocupar?
Valeu, me ajudem aí!!!


  


2. Re: Setores Ruins no HD

José Mário
miura 787

(usa Ubuntu)

Enviado em 03/04/2010 - 22:40h

Use o liveCD para rodar o comando:

sudo fsck -aCy /dev/<dispositivo referente a seu HD>

Deixe o comando executar os reparos.

Obs. Não faça este comando em partições montadas.

Ats
Miura 787


3. ... !!!

Glauber GF
mcnd2

(usa Debian)

Enviado em 03/04/2010 - 23:47h

Cara, eu também tive problema com o HD SATA na quinta-feira em que tenho no meu Desktop. Eu simplesmente tinha adicionado um repositório no "source.lst" e fiz uma atualização no sistema com "apt-get update" e "apt-get upgrade", até aí tudo bem. Mas quando volto logo após a atualização notei que meu sistema Debian estava meio estranho, com um comportamento de travamento, tanto em navegação na internet quanto em escutar uma simples música mp3 no audacius. Rebootei o PC. Tendo o boot rolado normalmente e em andamento, ele foi logo para parte de execução da ferramenta "fsck", analisando o disco. Até aí um procedimento em cada 15 ou 20 partida (inicialização do sistema) ele roda esse comando analisando o disco. Mas breve já encontrou um erro e pediu para apertar "Ctrl+D" sendo que a máquina foi reiniciada. Daí pra cá só problemas. Toda inicializção ele rodava o "fsck", até que nem o grub subia mais. Teve uma hora que a bios do PC nem detectou o HD. Aí já começei a me preocupar. Mais como eu já tinha passado um problema parecido anteriormente, peguei meu live cd do "Parted Magic 2.2" e boot para fazer uma analise manual no disco. Logo na área de trabalho do Part... abri um terminal e como root rodei o comando acima descrito pelo colega "miura 787".

debian@root # fsck -aCy /dev/sda... (use de acordo com sua partição)

Breve descrição da opção:

-a Repara automaticamente o sistema de arquivo sem nenhuma pergunta (use esta opção com cuidado).

-C Barras da conclusão/progresso da exposição para os verificadores do sistema de arquivos (atualmente somente para ext2 e ext3) que os suportam.

-y Para alguns verificadores de sistema de arquivos específicos, a opção y faz com que o fsck fs-específico a tentar sempre reparar alguma detecção de corrupção do sistema de arquivo automaticamente. Às vezes um perito pode ser capaz de fazer melhor a condução do fsck manualmente.

Só depois da verificação de erros nos "inodes" e feito suas devidas manutenções automaticamente, eu tive meu sistema de volta, espero eu recuperado dos erros, normalizado como estava antes.

Espero que isso te de uma ajuda, vlw...