victorhugoleite
(usa Linux Mint)
Enviado em 19/08/2020 - 18:14h
Olá, amigos. Tudo bem?
Pois bem, tenho um demônio em casa, o Positivo Q232. É honesto, foi barato, é bonito, mas é uma porra! Tem 2GB de RAM e 32 de SSD que, com o Windows, sobram só 6GB livres. Nesta última atualização do Windows, a 2004, meu notebook não aguentou e, sei lá por qual motivo, não ligou mais. Já estava de saco cheio, resolvi migrar para o Mint, mais uma vez.
Para quem tem este computador e quer colocar uma distro do Linux: queime a ISO no RUFUS que funciona. Vi no Diolinux que tem gente que conseguiu instalação com todos os drivers no Fedora 31, Manjaro, Xubuntu... Bem, eu só consegui no Mint... Mais ou menos.
Tentei o Manjaro. Rodou fofo, bem liso, mas sem driver de wi-fi. Fui para o Mint e instalou tudo fofo, com exceção do driver de som, o que eu já esperava. Roda por aí nas internewebs um script para o driver de som que já usei, e que fazia somente o som dos fones de ouvido serem transmitidos, deixando mudo os alto-falantes.
Bem, li no Diolinux que o kernel 5.4 não precisa mais destas coisas, então tentei observar o que rolava no alsamixer. Na guia "Speaker", o botão estava no mudo! Simplesmente apertei a seta para o lado direito e consegui som dos alto-falantes. Mas, claro, a Positivo não ia facilitar. O som do fone e do alto-falante são emitidos simultaneamente...
Instalei o Pulse Audio via terminal com sudo apt-get pavucontrol e agora consigo escolher qual som quero usar, o do fone, ou dos alto-falantes.
A dúvida é: Há alguma forma para automatizar isso? O computador é outro, muito mais rápido, (muito embora eu tenha ficado sem o meu Guitar Rig 5...) mas mudar toda vez de fone para alto-falante é meio chato.
Alguém tem alguma luz? Valeu!