Notebooks ASUS: qual é a situação atual?

1. Notebooks ASUS: qual é a situação atual?

FurretUber
FurretUber

(usa Ubuntu)

Enviado em 30/10/2016 - 17:48h

Boa tarde

Eu tenho um notebook ASUS M2400Ne (o da foto do perfil). Ele tem 13 anos de uso (eu o comprei usado em 2010), é um computador excepcional, mas está com um desempenho ruim, limitado especialmente pela placa de vídeo. Além de marcas por tudo, arranhões, rachaduras, tela com uma linha de pixels que não funciona, falta de parafusos, bateria morta e clock limitado por causa da temperatura. Bom para LibreOffice, paciência, sudoku e internet. E servidor de jogos da Steam.

A única coisa que pode ser feita além do que eu já fiz é trocar o processador Banias por um Dothan, que seria mais rápido e consumiria menos energia, mas o modo como a Intel nomeava os processadores em 2003 é simplesmente uma piada, há processadores com o mesmo nome e soquetes diferentes. Eles merecem um troféu. Daí comprar um processador é uma aposta: pode ser que dê certo ou não.

O Lubuntu 16.04 roda muito bem no notebook, a única coisa que não consegui usar corretamente foi o infravermelho, pois o irda-utils não compila de jeito nenhum. Vou instalar o Ubuntu 4.10 ou o 6.06 só para usar o infravermelho direito.

Então, creio que esteja na hora de comprar um notebook novo.

Depois de uma experiência tão boa com a ASUS, eu estou pensando seriamente em comprar outro notebook dela. Contudo, muito tempo se passou. Podem ter ocorrido grandes mudanças, e por isso estou aqui.

Qual é a situação atual de suporte da ASUS para sistemas Linux? Existem módulos (drivers) para Linux que funcionem bem para os notebooks novos? Eu vi que alguns modelos são vendidos com Endless OS, logo, um Linux, mas são os modelos mais limitados. Se eu comprar algum daqueles com placa de vídeo NVidia, vou conseguir fazê-la funcionar bem?

Se não for uma boa, quais são as alternativas disponíveis? Não pode, e nem precisa, ser algo muito caro, como um MacBook Pro ou um Panasonic indestrutível com tela de aspecto 4:3 (eu queria).

Não se preocupem, se eu precisar eu posso ir bem fundo nas configurações do Linux, só não peçam para eu mesmo criar um módulo, porque isso é mais do que posso fazer.

Obrigado.

Edit: tem como juntar esse post no tópico que foi citado na postagem seguinte, para que fique tudo em um só?

Edit 2: meldels, a Intel HD Graphics 4000 é melhor que a offboard do meu desktop.


  


2. Re: Notebooks ASUS: qual é a situação atual?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 30/10/2016 - 17:53h

Prefira hardware Intel.
Evite placas de vídeo Radeon.

EDIT:

Há um tópico aberto com algumas indicações: https://www.vivaolinux.com.br/topico/ArchLinux/Indicacao-de-notebook-1

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nem direita, nem esquerda. Quando se trata de corrupção o Brasil é ambidestro.
(anônimo)

Encryption works. Properly implemented strong crypto systems are one of the few things that you can rely on. Unfortunately, endpoint security is so terrifically weak that NSA can frequently find ways around it. — Edward Snowden



3. Re: Notebooks ASUS: qual é a situação atual?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 30/10/2016 - 17:58h

Qualquer ci3 + 4 GB + 500 GB com placa vídeo integrada intel-hd roda qq linux sem estresse
Se gosta ou precisa de placa vídeo dedicada prefira uma NVIDIA

***********************************************
Linux Mint Dicas
http://dicaslinuxmint.blogspot.com.br/


4. Notebooks ASUS: qual é a situação atual?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 30/10/2016 - 18:52h

Tenho o Asus Z450LA com estas configurações (Intel Core i5-5200U 2.2 GHz 8192 MB 1024 GB), e ele funciona perfeitamente.


5. Re: Notebooks ASUS: qual é a situação atual?

FurretUber
FurretUber

(usa Ubuntu)

Enviado em 30/10/2016 - 20:23h

Obrigado aja, essa era uma informação importante que eu precisava saber: se haveria bugs ou erros que não teria como resolver, ficando sem Wi-Fi, drive de DVD, enfim, erros de compatibilidade que poderiam comprometer o funcionamento.

Eu dei uma pesquisada, e achei esse interessante: http://loja.asus.com.br/asus-notebook-z450ua-wx001t-preto-ag-1-4-1005418.html

Esse notebook é melhor que o meu desktop. Parece ser bem interessante, e há em lojas por bem menos. Melhor um bom notebook que um bom desktop e um notebook ruim para o meu caso (situação atual: desktop ruim + notebook super velho).

O que acham do modelo proposto? Até quando daria para pagar por esse modelo em específico?

Obrigado.


6. Re: Notebooks ASUS: qual é a situação atual?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 30/10/2016 - 20:34h

Alguém fã de Asus disse certa vez que falta apenas para eles fazer notebooks à prova de balas.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nem direita, nem esquerda. Quando se trata de corrupção o Brasil é ambidestro.
(anônimo)

Encryption works. Properly implemented strong crypto systems are one of the few things that you can rely on. Unfortunately, endpoint security is so terrifically weak that NSA can frequently find ways around it. — Edward Snowden



7. Re: Notebooks ASUS: qual é a situação atual?

FurretUber
FurretUber

(usa Ubuntu)

Enviado em 30/10/2016 - 20:56h

listeiro_037 escreveu:

Alguém fã de Asus disse certa vez que falta apenas para eles fazer notebooks à prova de balas.


Se pedissem ajuda para a Panasonic, acho que eles fariam: http://business.panasonic.com/toughbook/fully-rugged-laptop-toughbook-31.html Sonho de consumo.

Edit: tem uma empresa que instala Linux nesses notebooks também, daí deixa com dual boot.


8. Re: Notebooks ASUS: qual é a situação atual?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 31/10/2016 - 13:21h

Tenho um Ultrabook Asus S46CB, i5 + 6GB Ram + SSD 20GB (usado como cache) + NVIDIA GT740M apesar de ser um pouco mais fino do que outros notes, ele não é tão leve assim para ser considerado de fato um ultrabook. Esse é o meu primeiro note, me serve para usar no mestrado (Trabalho com genômica funcional de plantas, mais especificamente com microRNA de cana-de-açúcar) e estou caindo mais para o lado da bioinformática.

Porém, ele veio com defeito no alto-falante da esquerda, se aumento muito o volume parece que ele começa a raspar, como se estivesse estourado. Poderia ter devolvido, mas precisava muito dele e acabei aceitando esse defeito. Outro dia estava segurando a mochila pela alça superior e não sei como ela caiu da minha mão, coisa de 15cm de altura. A tela do note descolou uma parte, justamente do lado que bateu no chão.

Bateria no windows não passa de três horas e meia, no linux dura bem menos. Essa tecnologia Optimus da placa de vídeo é uma dor de cabeça, já testei várias distribuições e sempre a temperatura e fan iam nas alturas, as duas placas funcionando ao mesmo tempo e energia era sugada.

Única distro que funcionou Bumblebee foi o Elementary Luna, mas deixei de usar ela e atualmente estou usando Opensuse Leap com KDE plasma, sem driver da placa, sem bumblebee e está funcionando legal. Gnome, Cinnamon, Unity e qualquer outra DE que exige de placa gráfica me dava dor de cabeça e mesmo gostando bastante deles estou recorrendo ao XFCE e Mate para ver se melhora algo. Dizem que no Mint já vem a opção pelo Prime para troca de placas, mas nunca instalei ele, não me anima usar Mint, só o LMDE que usei por um bom tempo com Cinnamon e suportando o problema da temp.

Mas se Opensuse funciona, pq mudar? Tenho crise de distro e DE kkkkkkkkkkk

Admito que poderia ter ido mais fundo nas configurações para tentar resolver esse problema da placa, mas ficava muito estressado e o tempo (falta dele) tbm não ajuda nisso.

Para o meu uso, o note está sendo bom, tive esses dois problemas da tela e alto-falantes, além da questão de duração da bateria e essa dor de cabeça com a placa híbrida, que pode ser deficiência minha por não ter tanta paciência e tempo para resolver.

Abraços


9. Tenho e aprovo

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 01/11/2016 - 00:22h

Rapaz, tenho um A43E comprado em 2011. É um I5 Sandbridge, 6 GB de Ram e HD de 500, todo Intel, com exceção das placas de rede. Até hoje os unicos problemas que tive foram o teclado que estragou e o conector de energia da placa mãe, comprei as duas peças no ML e eu mesmo fiz a troca.

Hoje roda qualquer distro sem gargalos, tanto que estou usando atualmente o Opensuse Leap 42.1 com o KDE.

Sem dúvidas quando este aqui estragar de vez será outro Asus ou Acer, que também já tive e foi pau pra toda obra.



10. Re: Notebooks ASUS: qual é a situação atual?

FurretUber
FurretUber

(usa Ubuntu)

Enviado em 01/11/2016 - 08:49h

Obrigado pelas respostas

Realmente, essa questão de placa de vídeo offboard acho que vou deixar de mão mesmo. Se para configurar a de um desktop já é complicado, a de um notebook deve ser um desastre. O que tem na internet de pedidos de ajuda sobre como configurar placa de vídeo offboard em notebook não é insignificante.

Acho que vou mesmo de vídeo onboard, mas daí algo melhor que a HD Graphics 4000. Até a HD Graphics 4000 é melhor que a AMD do meu desktop, então de qualquer forma será uma evolução.

Eu sei que eu vou continuar com o Lubuntu, pois ele usa praticamente nada de recursos, deixado a capacidade do computador para as tarefas ao invés de para a interface (exceto se o menu-cached dá bug). Mas eu preciso trocar o Openbox pelo xfwm4 ainda. Acho que exportando os pacotes do synaptic e mudando uma ou outra configuração ele já ficará bem bom.

Vou esperar e ver se vai haver uma promoção boa. Vai que as lojas não queiram explorar o consumidor esse ano e os produtos fiquem mais baratos de verdade.

As respostas foram bem esclarecedoras. Tem como marcar resolvido e atribuir para mais de uma pessoa a melhor resposta?






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts