ednilton_so
(usa KUbuntu)
Enviado em 05/01/2011 - 17:46h
pois nem sempre as marcas famosas são as melhores. Indo só pela marca, há muita possibilidade de você adquirir um laptop que não seja completamente compatível com o Linux. Já passei por isso e sei como é decepcionante. Além do mais, muitos fabricantes só revendem algo que é fabricado por um barateiro da China ou de Taiwan.
No meu caso por exemplo, tive um Semp Toshiba que funcionava quase 100% com o Linux, exceto pelo o wireless que era muito instável. Tive um Positivo que não gosto de me lembrar, já que tinha o maldito chipset VIA, que não funciona bem com o Linux. Agora tenho um CCE que superou as minhas expectativas e tá rondando uma beleza com o Ubuntu 10.10.
O que eu quero dizer é que você tem que se preocupar com cada parte do laptop mais do que com a marca em si. Além do mais, tem que ver o que é necessário. Não vai querer gastar R$ 3.000,00 num laptop pra navegar no internet, escrever textos e usar o MSN.
Especificamente, prefira laptops com chipset Intel. Fuja dos que tem chipset VIA e SiS, esses são decepcionantes. Para laptops, geralmente o adaptador de vídeo indica o chipset, exceto para algumas Nvidia. Toma cuidado com wireless Realtek, principalmente o rtl8187 e rtl8187b. Para verificar quais são os periféricos do computador, se puder ter acesso ao sistema na loja, é só abrir o terminal e digitar "lspci" e lsusb".
Boa sorte.