bielinux
(usa Ubuntu)
Enviado em 24/08/2016 - 21:55h
Linux traz vários "sabores" de programas gráficos, em sua maioria livres ou de código aberto. Listarei três deles:
1. GIMP:
Uma opção clássica. GIMP é a abreviação de GNU Image Manipulator Program, em português, programa de manipulação de imagens do GNU. Pessoas que nem sequer sabem sobre a filosofia e a existência do projeto GNU já conhecem o poder do GIMP, e fazem analogias com o Photoshop, software proprietário da Adobe Inc.
A versão mais utilizada em produção é a 2.8, cheinha de vários recursos, dentre eles, o trabalho com camadas, máscaras, pincéis, efeitos e por aí vai. É possível instalar extensões, que transformam o seu GNU Image Manipulator Program em um verdadeiro canivete suiço.
Está disponível em dispositivos Windows, Mac, GNU/Linux e BSD-likes.
2. GThumb:
Este software é muito mais limitado em relação ao GIMP e ao Photoshop em si. Ele pode ser comparado com o Photoscape, um programa simples, mas que atende a produção de imagens modestas. Os recursos são os mais variados, desde os efeitos de imagem: preto e branco, sepia etc à possibilidade de cortar imagens e riscá-las.
Está disponível apenas em dispositivos GNU/Linux.
3. Inkscape:
Assim como o GIMP está para o Photoshop, o Inkscape está para o CorelDraw/Illustrator. O Inkscape é um software de manipulação de imagens vetoriais. Segundo o Wikipédia, "desenho vetorial é o uso de primitivas geométricas como pontos, linhas, curvas e formas ou polígonos - todos os quais são baseados em expressões matemáticas - para representar imagens em computação gráfica".
Está disponível em dispositivos Windows, Mac, GNU/Linux e BSD-likes.