Anti-vírus no Linux

1. Anti-vírus no Linux

Diego Langer
dlanger

(usa Debian)

Enviado em 15/12/2009 - 21:47h

Olá pessoal.
Navegando por sites de downloads encontrei vários anti-vírus para linux, diante disto me surgiram
as seguintes dúvidas:
- É necessária a instalação de um programa anti-vírus no linux?
- Qual as chances de meu linux ser infectado por vírus?
- Qual o melhor anti-vírus para linux?

Grato.


  


2. Re: Anti-vírus no Linux

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 15/12/2009 - 22:20h

a não ser em servidores,ou s evc acessa muito partições windows,os virus de linux são muito raros, alguns poucos rootkits e até momento, parece um unico cavalo de tróia.
Mexo com linux a 3 anos, nunca ví nenhum...
virus de windows, são inócuos em linux, eles nem executam...
até aquelas pop-ups chatas do IE, Linux quase não tem...
em desktops comuns,linux não precisa antivirus, não.
mas um que existe e eu conheço éo clamav, antivirus pra linux.
as chances como falei, eu uso linux a 3 anos e nunca ví nenhum, nem em meus linux, nem em linux de pessoas que conheço.


3. Re: Anti-vírus no Linux

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 15/12/2009 - 22:27h

Venho usando Linux ha quase 10 anos e nunca usei nenhum anti-virus para Linux.

O linux tem entretanto disponível o Clamav. O mesmo pode e deve ser usado se você compartilhar alguma partição com windows ou se utilizar com frequencia midias como pendrive, CD, diskette etc, para trocar arquivos com algum sistema windows. Neste caso você pode manter em seu sistema, na sua partição de dados, algum arquivo contaminado. Para isto seria conveniente fazer uma varredura com o Clamav.
Se você não faz intercâmbio de arquivos com outros sistemas windows, não vejo necessidade. Na verdade, a varredura serviria apenas para evitar que você por não saber, tendo algum arquivo infectado possa passar o mesmo para a frente. Risco de contaminar o seu sistema entretanto será mínimo e com potencial de danos limitado.Para ativar um vírus no Linux, o sistema vai te perguntar um montão de vezes se você realmente deseja executar o arquivo, ao contrário dos windows onde a coisa rola sozinha sem precisar qualquer comando.


4. Dê uma lida nesse artigo :

André
andrezc

(usa Debian)

Enviado em 16/12/2009 - 07:15h

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Antivirus-e-o-Linux

Minha opinião sobre ele está nos comentários, dei uma explicação de como se infecta lá no comentário, da uma lida no artigo e no comentário ;)


5. Re: Anti-vírus no Linux

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 16/12/2009 - 08:39h

O artigo indicado está muito bom, simples e direto. Da mesma forma o seu comentário, demonstra de forma clara como ativar um vírus e a necessidade de vários passos totalmente conscientes que o usuário tem que dar para ativar um virus. Já havia lido outro artigo com um passo a passo mostrando como se pode baixar e ativar um virus em Linux, com exemplo prático inclusive. Era algo como entre 40 e 50 passos a seguir e comandos não tão simples também.
Enfim, é até fácil contaminar um sistema Linux com vírus, porém tem que querer muito e se dar ao trabalho de cuidadosamente seguir todos os passos necessários, ao contrário de outros sistemas onde a coisa acontece independente da vontade do usuário e a replicação é muito rápida.


6. Re: Anti-vírus no Linux

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 16/12/2009 - 09:04h

O melhor antivirus para Linux e que também funciona no Windows se chama "Usuário Atento"...
Em alguns casos, apenas estar atento não é o suficiente. Tenho vários amigos usuários de Windows que não usam antivirus (acham que só atrapalha) mas que têm métodos muito rígidos de utilização de seus micros e não ficam navegando em lugares duvidosos, nem baixando qualquer coisa que encontram por aí.
Se por um lado o antivirus faz o sistema ficar lento, tomar as medidas certas para assegurar-se de que não está infectado demora um pouco.
O Windows dá margem a uma enorme quantidade de virus e outros softwares maliciosos exatamente por causa de uma filosofia que privilegia a compatibilidade e favorece a instalação de software alheio.
Sob um determinado ponto de vista isso é muito bom, mas por outro lado pessoas mal intencionadas se aproveitam dessa ingênua facilidade para fazer suas pegadinhas virtuais ou mesmo para danificar o patrimônio alheio.
Como afirmou o colega, virus de Windows não ATACA o Linux, mas pode atacar outras máquinas Windows que tenham contato com a máquina Linux.
É bom lembrar que quem usa Samba ou máquinas virtuais também estará exposto.


7. Re: Anti-vírus no Linux

Leonardo Damasceno
leodamasceno

(usa Debian)

Enviado em 16/12/2009 - 09:12h

Qual o conceito de anti-vírus?
Existem vários, então dependendo do que você entende, um script onde ele irá apagar todo o seu diretório pessoal( /home/usuario ) pode ser um vírus, se você der a devida permissão de execução do mesmo, e colocar pra rodar.

Windows usa programas .exe, onde eles são executados automaticamente, sem essa "camada" de proteção do Linux, onde o usuário é obrigado a dar a permissão de execução.

Eu nunca utilizei um anti-vírus desde que comecei a usar Linux, então acho que pra você vai o mesmo conselho que recebi quando iniciei no mundo do software livre:
Não se preocupe com anti vírus, o Gnu/Linux é um sistema robusto, de alta segurança, então depende de cada usuário, se você entra como root, executa um script que vai remover TUDO do seu sistema, você é o culpado, portanto estude, pois você será o "anti-vírus".



"Se preocupe com você, já que o seu sistema operacional é capaz de se cuidar, lógico, se você usa Linux" :)


8. Re: Anti-vírus no Linux

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 26/12/2009 - 21:48h

Uso linux há 1 ano e não uso AV.
Já baixei de tudo e nunca deu pau.
Mas pretendo instalar o avast p/ escanera arkivos antes de serem enviados pra meus contatos que só usam windows (90% deles).
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Instalando-avast-Antivirus-no-Ubuntu-pacote-.deb/


9. Re: Anti-vírus no Linux

Ricardo Cardoso
Ricardo Cardoso

(usa Debian)

Enviado em 26/12/2009 - 22:13h

Bem, as chances de seu Linux estar cheio de arquivos contendo vírus são muito, mas muito grandes mesmo, a diferença é que eles são inofencivos ao linux. Se vc instalar um antivírus e scanear os seus discos posso te afirmar com 99,999% de certeza de que algum arquivo vai estar infectado. Vc deve estar perguntando por que, isso se deve ao fato de vc baixar músicas, vídeos e outros tipos de arquivos igual vc faria no Windows e eles podem estar infectados porém como o Linux não enxerga esses vírus e os mesmos não afetam o sistema eles passam despercebidos, mas estão lá. Eu uso no NOD32 no meu Linux. Pra que? Pq transporto arquivos da minha casa para o trabalho e para outros PCs que rodam Windows e preciso ter certeza de que esses arquivos estão limpos para evitar uma possíel infecção nas outras máquinas. Resumindo se vc nunca vai usar Windows em lugar nenhum, pode ficar sem antivírus, já que os vírus para Linux são poucos e para fazer algo no sistema vc tem que dar permissão. Porém como os vírus para Windows são incontáveis e se vc precisa usar essa plataforma, aconselho usar sim um antivírus.


10. Re: Anti-vírus no Linux

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 28/12/2009 - 17:02h

Para quem circula arquivos entre linux e windows e ainda baixa bastante coisa da net, seria bom definitivamente fazer uma varredura de vez em quando, apenas para diminuir o risco de contaminar os outros. Para casos como este uso o clamav.


11. Re: Anti-vírus no Linux

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 29/12/2009 - 14:41h

Também existe outro aspecto que reforça o que afirmei anteriormente:
Não basta estar simplesmente atento.

A maioria dos emails que recebo pelo Click21 são comunicações de que alguém enviou um recado pelo Orkut, porém existem algumas excessões.

De uns tempos para cá, os navegadores estão avisando que o certificado do webmail do Click21 se encontra expirado desde 17/09/2009 às 19:55.

Então esperei regularizarem a situação e como o tempo foi-se passando, passando, e nada de regularização, liguei para o suporte para AVISAR a eles o que estava acontecendo (afinal não é um webmail qualquer: É um webmail DA EMBRATEL!);

Parece que eles entenderam que eu estava RECLAMANDO e inventaram um monte de desculpas, e enfim jogaram a "culpa" nos browsers (que estariam desatualizados), sugeriram que eu mudasse a minha senha, etc., etc.

Como dizem aí no meio da malandragem, eu "não vou dar mole pra Kojak".

Sei lá o que foi que houve com o certificado do Click21...
Não vou entrar em uma página tida como "segura" (https) mas cujo certificado se encontra expirado HÁ MESES.

Minha parte eu fiz; Por via das dúvidas atualizei os browsers até onde era possível, e o tal certificado continua vencido.

E já que ele "venceu", parabéns pela "vitória"!...


12. Re: Anti-vírus no Linux

Lael Lacerda
lael

(usa Fedora)

Enviado em 29/12/2009 - 14:56h

é mais perigoso uma invasão ...do que virus....mas temos que estar atentos sempre a programas mal intencionados....da uma olhada:


http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Antivirus-Clamav-no-Linux/

http://superdownloads.uol.com.br/download/40/panda-antivirus-linux/



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts