ednilton_so
(usa KUbuntu)
Enviado em 30/12/2009 - 12:54h
Olá pessoal,
Ontem buscando solução (ainda) para o meu adaptador de vídeo da maldita VIA encontrei este abaixo assinado onde é solicitado à VIA que tome uma posição em relação aos usuários do Linux. Eu achei interessante e assinei. Se alguém aí quiser fazer o mesmo, o link é esse:
http://www.petitiononline.com/vialinux/
A petição está em Inglês, então eu tomei liberdade de traduzir (abaixo) para quem não entender a língua mas quiser assinar mesmo assim. (Se alguém encontrar erro de tradução, por favor informe.)
Abraços.
PS: Só pra deixar claro, apesar de ter assinado a petição de drivers, eu particularmente nunca mais compro computadores baseados nos chipsets da VIA e da SiS. Ainda mais, aconselho qualquer pessoa que pretenda usar o Linux a fazer o mesmo.
Segue tradução da petição:
Título: Drivers decentes de adaptadores de vídeo da VIA para Linux
Para: VIA Technologies, Inc.
VIA: RESPEITE A COMUNIDADE LINUX! RESPEITE OS CONSUMIDORES! PROJETE DRIVERS DECENTES PARA O LINUX!
Muitos computadores (Desktops e Laptops) ao redor do mundo são fabricados com hardware VIA – de placas-mãe a Chipsets de Vídeo/Áudio. Embora estes sejam considerados periféricos “baratos”, que não são esperados oferecer uma performance fantástica – ninguém espera isto de periféricos on-board de qualquer marca – eles deveriam funcionar decentemente.
Muitos Laptops, devido às suas limitações de tamanho e potência, dependem do uso desse tipo de periférico on-board, dependendo de fabricantes como a NVIDIA, ATI, Intel, VIA e outros. A verdade é que uma grande porção de PC's no mercado global depende de tais periféricos atualmente para que funcionem por completo.
Estes Chipsets, contudo, não são entidades auto suficientes: Eles dependem de drivers, que agem como uma conexão entre o sistema de escolha (Windows, Linux etc) e o periférico, assim permitindo o seu funcionamento de acordo com as suas especificações – providas pelo seu fabricante – fornecendo a performance esperada pelo proprietário do computador.
Enquanto a VIA está no mercado há bastante tempo e afirma suportar o Linux, isto não é verdade. A VIA não suporta o Linux (qualquer distribuição), pelo menos no que se refere aos adaptadores de vídeo, uma vez que os seus drivers não permitem que os usuários usem os seus periféricos de acordo com as suas especificações. No entanto, usando o mesmo periférico no Windows, as especificações do fabricante são encontradas. Isto mostra que os esforços atuais para o desenvolvimento de driver por parte da VIA consideram apenas os usuários do Windows – novamente, o Linux *não* é suportado.
A VIA elabora drivers para o Linux esporadicamente, mas eles não são completamente funcionais e nem mesmo comparáveis aos drivers para Windows. A utilização de drivers oficiais da VIA para o Linux produz muitos erros, incompatibilidades, baixa performance e bugs de segurança.
É importante lembrar que isso não é total culpa do Linux: Outros fabricantes, como a Intel, cooperam com a comunidade de Software Livre provendo drivers para o Linux tão bons quantos os drivers para o Windows, entendendo a importância e respeitando a Comunidade do Linux.
A Comunidade de Código Aberto tentou intervir com algumas soluções. Alguns projetos, como o OpenChrome e o Unichrome vem tentando, por algum tempo, desenvolver drivers para os Chipsets da VIA com algum nível de sucesso. Entretanto, a VIA verdadeiramente nunca se comprometeu a ajudar tais projetos diretamente com códigos ou aspectos dos periféricos, de modo que ainda os drivers da Comunidade não funcionam completamente.
Usuários de computadores ao redor do Mundo todo estão se manifestando em fóruns de Linux por meio de milhares de mensagens em busca de ajuda. Todavia, estes clientes da VIA acabam frustrados em saber que ainda não existe solução real para esse problema e que ainda não existe comunicação oficial da VIA, significando que atualmente não há expectativas de solução para o problema. Os consumidores comumente buscam aos seus vendedores por ajuda, mas esses vendedores usualmente afirmam que drivers são de responsabilidade dos fabricantes e não de quem monta os computadores.
A parcela do mercado de computadores com Linux está crescendo: Não apenas países do Terceiro Mundo estão se beneficiando disso para levar mais computadores aos seus cidadãos e aos serviços públicos (escolas, hospitais etc), mas também os países mais ricos estão buscando vantagens na sua adoção por grandes companhias e também no terceiro setor. Os equipamentos da VIA, devido à sua política agressiva de preços, está presente numa grande parte destes computadores. Consequentemente, a insatisfação dos clientes da VIA com relação ao suporte para o Linux vai continuar crescendo.
Contudo, é esperado que a VIA tome uma decisão, como outros fabricantes já fizeram. Existem apenas algumas opções viáveis, razoáveis ou mesmo racionais:
1.A VIA poderia desenvolver drivers decentes para o Linux permitindo que os usuários deste sistema desfrutem do mesmo nível de estabilidade e performance que os usuários do Windows desfrutam nos mesmos equipamentos. Isto mostraria o respeito que VIA tem em relação aos seus clientes e não custaria muito: Um pequeno grupo de desenvolvedores, com acesso às especificações dos periféricos, podem melhorar os drivers atuais de forma fácil e rápida.
2.A VIA poderia liberar completamente as especificações dos periféricos para a comunidade do Linux, de modo que os desenvolvedores de Código Aberto poderiam elaborar drivers que funcionem.
3.A VIA poderia simplesmente publicar oficialmente que não suporta o Linux – o que é verdade. Isto deveria estar claro em todas os meios de comunicação da VIA (websites, caixas de produtos etc). Isto preveniria consumidores mal informados, que planejam usar o Linux, de comprarem equipamentos baseados nos periféricos da VIA.
Qualquer que seja a opção escolhida pela VIA, seria melhor do que simplesmente fazer nada. A VIA tem um grau de responsabilidade com os seus clientes. Estes clientes deveriam ser honrados através de um canal de comunicação oficial da VIA como os usuários do Linux e uma posição clara (uma das acima) por parte da companhia.
Se você concorda com o escrito acima, por favor assine esta petição e a difunda entre os seus amigos, familiares e colaboradores. As informações nos campos extras (país, adaptador de vídeo VIA, a distribuição do Linux que você usa e comentários) são opcionais e servirão apenas para ajudar com a nossas afirmações diante da VIA. Se você não sabe o ID do seu Chipset, confirme aqui:
http://www.viaarena.com/default.aspx?PageID=5&ArticleID=68&P=5
Sinceramente,
O abaixo assinado.