Seis razões para não comprar o Windows Vista

1. Seis razões para não comprar o Windows Vista

Everson Rodrigo Pires
Everson Pires

(usa Suse)

Enviado em 28/01/2008 - 09:27h

Antes de iniciar quero dizer:

** Esse artigo não é meu. É de propriedade da Computer World ( www.computerworld.com.br) publicado em 21 de fevereiro de 2007 - 07h40.

o link direto do artigo é : http://www.vivaolinux.com.br/comunidades/formTopico.php?codigo=146

Vamos debater sobre?
*************************************************

A menos que você tenha acabado de sair de um estado de coma profundo, você sabe que a versão do novo sistema operacional da Microsoft – o Windows Vista – acabou de ser lançada. Desde as semanas anteriores a esse lançamento, astros e estrelas de todo o mundo e de todos os setores trabalham em campanhas para convencer você a mudar para a nova versão.

Esta reportagem não é, entretanto, uma defesa ou um resumo das características do Windows Vista. O COMPUTERWORLD também não quer dizer o que é bom ou ruim no novo sistema operacional. Este texto serve apenas para dissuadir aqueles que estão pensando em fazer o download ou comprar o produto agora.

1. O Vista está incompleto

A Microsoft já está planejando o primeiro pacote de serviços e aguardando retorno dos usuários para saber o que incluir. O Vista provavelmente não vai estar totalmente pronto até que a versão do primeiro pacote de serviços saia, possivelmente no final deste ano. As companhias de hardware e software que possuem produtos compatíveis com o Vista não estão totalmente prontas para a nova versão do sistema operacional. Muitas dessas companhias estão se empenhando para completar a atualização do sistema operacional. Mais que isso, nem todas as companhias de periféricos de áudio e vídeo estão prontas.

A fabricante de periféricos Creative publicou uma lista detalhando o estado dos drivers de cada um dos diversos produtos. A maior parte dos produtos Sound Blaster Internal já tem drivers Vista disponíveis. Dois deles só têm a versão beta 2. Três dos produtos antigos dizem “Não há planos de desenvolvimento”. A maioria de suas câmeras e outros periféricos também não tem drivers específicos para o Vista disponível.

No site da AMD, você pode encontrar informações sobre a compatibilidade com o Vista dos cartões gráficos da ATI (as duas empresas se fundiram no ano passado). A maioria é suportada por um Catalyst Vista Software Driver, que está na versão “beta” e está atormentado por uma longa lista publicada de “temas conhecidos”. Isso também vem com o seguinte alerta: “ATI não recomenda a instalação desses drivers em sistemas usados para operações de missões críticas ou onde a produtividade de qualquer tipo é uma preocupação”.

Essas duas empresas estão na liderança do suporte ao Vista. Sua disponibilidade parcial ao novo sistema operacional é sintomática para as grandes empresas. Muitas pequenas fabricantes de periféricos simplesmente não têm suporte ao Vista. Algumas OEMs, como Alienware e Polywell, estão agressivamente empurrando o XP sobre o Vista porque ambas dizem que os gráficos e outros drivers para o Vista não estão prontos ainda.

Software, como as suítes de segurança que você já deve ter adquirido, correm o risco de não rodar no Vista e alguns exigem atualizações que podem ainda não estar prontas.

Trend Micro, Panda, CA e Symantec anunciaram que vão incluir atualizações nas suítes em breve, antes que o Vista atinja grande parte dos usuários. A Microsoft afirma que a McAfee vai prestar suporte ao Vista , mas não disse quando. A própria McAfee, no entanto, até agora não anunciou o suporte ao Vista.

A estrutura de games no Vista e o suporte ao gráfico Directx 10 é ótimo para os jogadores. Mas isso é algo do qual você só vai tirar vantagem mais tarde. O potencial total do DirectX 10 exige três elementos – um sistema operacional, hardware de suporte gráfico e suporte aos games. O sistema operacional está pronto, o hardware está parcialmente pronto e os games ainda não existem. Eventualmente, o Vista será a mais moderna plataforma de games em PCs. Mas simplesmente não existe razão para os gamers correrem para comprar o Vista neste momento.

2. O Vista é caro

A Microsoft oferece três versões do Vista para usuários domésticos nos EUA – Home Basic, Home Premium e o Ultimate. Você pode comprar qualquer atualização de versão com desconto. O caminho mais barato para os usuários XP obterem uma cópia legal do Vista é comprar a versão atualizada do Home Basic, que custa 99 dólares nos EUA. Mas você provavelmente não quer a versão mais barata.

Primeiro, porque a versão atualizada vai exigir que você mantenha seu CD de instalação do Windows XP por anos. Você tem o CD do XP à mão, não tem? Segundo, o Home Basic simplesmente não vai melhorar a performance para a maioria das pessoas, até mesmo porque perde as capacidades do Aero UI e do Media Center. Além disso, você não pode conectar os periféricos do Xbox ao Home Basic. Para muitos, estas três são as principais razões para não atualizar para o Vista neste primeiro momento.

O Home Premium – que custa 239 dólares completo e 159 dólares para as atualizações de versão no mercado americano – está, a grosso modo, equivalente ao Windows XP. Isto para usuários não técnicos e que usam seus sistemas para tarefas básicas e não tão pesadas. Mas se você é do tipo que normalmente usa o Windows XP Pro em casa será mais feliz com o Windows Vista Ultimate. Ele tem todas as funcionalidades do Home Premium, mais a melhoria das funcionalidades da versão de negócios do Vista.

>Confira os preços do Vista no Brasil

Ainda está em dúvida? A versão completa do Vista Ultimate custa 399 dólares. Se você tem um XP CD e não se importa em barganhar, a atualização da versão Ultimate pode sair por 259 dólares.

Se você comprar a versão Ultimate, você estará apto a adquirir uma cópia adicional do Vista Home Premium pelo valor de 49,99 dólares. Para usuários técnicos, isso representa o cenário ideal, em que a melhor versão fica para você e a Home Premium para o companheiro(a) ou crianças.

O Vista mais barato é a cópia que vem com o novo PC, porque você consegue descontos com os revendedores.

3. O Vista exige um novo PC

Para obter as reais vantagens – e de forma completa – do Vista, você provavelmente terá de comprar um novo e otimizado PC. Muitos dos benefícios do Vista exigem um hardware que o seu PC pode não ter. “ReadyBoost” e “ReadyDrive”, por exemplo, requerem drives híbrido ou flash. O Aero parece incrível, mas somente se o seu cartão gráfico suportar Pixel Shader 2.0. Você pode gravar televisão a cabo em alta definição, mas somente com um cartão designado para essa característica do Vista. Você também pode aproveitar games DirectX 10, mas só com um cartão de vídeo compatível.

O novo sistema de busca do Vista é bacana, mas você vai precisar de espaço extra no seu disco rígido e para o armazenamento do próprio sistema operacional. Nem sequer pense em rodar o Vista em um sistema com menos de 1GB de memória RAM. 2GB são razoáveis e 4GB é o sonho de consumo de qualquer usuário. E se você quer realmente aproveitar e se divertir com o Aero, você vai querer um display de 20 polegadas de cristal líquido ou maior.

Sem dúvida, você pode comprar o Vista e instalá-lo em um PC antigo. Entretanto, saiba que isso é como assinar um serviço de TV a cabo de alta definição, mas não comprar um aparelho de TV que transmita alta definição. Você estará pagando por uma experiência, mas não está realmente usando-a.

4. O Vista consome tempo

Instalar qualquer novo sistema operacional consome tempo. Você tem de configurar tudo, carregar seus dados, atualizar aplicativos e adaptar os periféricos. Depois, no caso do Vista, você tem que descobrir onde a Microsoft enterrou as opções, menus e características e se acostumar com as caixas de busca – que estão em todos os lugares. Sempre que quiser fazer alguma coisa no Vista, o software pergunta “Você tem certeza?”. Você vai querer saber como desligar ou programar essa função para não se aborrecer.

Todavia, comprar o Vista agora e instalar em um hardware velho envolve tarefas adicionais que consomem tempo, provavelmente um dia ou dois. Por que? As chances são grandes para você buscar e conseguir instalar e descobrir defeitos em novos drivers para seus velhos periféricos e componentes do sistema.

Você pode ter ouvido falar sobre o Windows Easy Transfer, que move arquivos do XP para o Vista. Mas não fique muito eufórico com isso. Ele só funciona depois de você reinstalar todas as suas aplicações e isso na verdade transfere aplicações instaladas, somente adaptando organizações e informações.

Se esperar e instalar o Vista quando adquirir um novo PC, você vai se precaver contra a dor de cabeça de tentar aperfeiçoar seu velho PC com o novo sistema operacional.

> Opinião: prós e contras do Vista

5. O XP não está obsoleto

O Vista adiciona novos benefícios e, no longo prazo, vai tornar a computação mais fácil, rápida e divertida. Mas isso realmente não soluciona nenhum problema existente. O Windows XP – depois de anos de correções e amplo suporte da indústria – se tornou sólido, bem compreendido e com alta funcionalidade. Além disso, vai continuar bem suportado. A Microsoft se comprometeu a pelo menos mais sete anos de o suporte ao XP e até mesmo planos de um pacote de serviços para o próximo ano. O Gartner diz que, até o final deste ano, o XP estará instalado em 77,1% dos PCs do mundo, enquanto o Vista em apenas 12,3%. Isso significa que a indústria vai se certificar que seus produtos vão continuar rodando bem no XP.

6. Vista pode ser a melhor razão para adquirir um Mac

Sim, você não está lendo errado. É isso que está escrito. Anos atrás, trocar um Windows por um Mac era quase impossível para muitas pessoas. Nós contamos inteiramente com aplicações de desktop, muitas das quais não tinham equivalência com a plataforma Mac. Hoje, a maioria do que se faz é online e a Apple fez um bom trabalho de facilitar a transição – que torna factível para a maioria das pessoas o abandono do Windows para usar um Mac.

Essa é uma possibilidade real agora e uma decisão primordialmente baseada em preferências. Com o Windows Vista como o ponto de partida de qualquer novo sistema que você compra, faz sentido considerar a mudança para um Mac. Depois de tudo, o Vista vai forçar você a aprender um novo sistema operacional e – no curto prazo – um com menos suporte do que o XP. Nos dois casos, você vai usar uma interface 3D, interação e outros itens.

A Apple vai começar a vender a sua nova versão do sistema operacional OS X, também chamado de Leopard, entre junho e julho deste ano. Os detalhes deste sistema operacional ainda são secretos, mas parece que vai ser interessante. Se você vai comprar um novo PC neste período, você também pode avaliar o Leopard antes de fazer sua escolha.

Mas sob quais circunstâncias uma pessoa deve mudar para um Mac? Os fãs da Apple diriam que a resposta é óbvia: se você quer que seu sistema quebre menos, rode com menos perrengues e menos falhas de segurança. Mas esse é o ponto de vista dos usuários Mac.

Se você avalia do ponto de vista de um usuário de PC, confira essa lista prática:

Considere trocar para um Mac se você:

• Não gosta de games em PCs
• Não tem nenhuma aplicação somente para Windows que queira continuar rodando
• Não tem investimentos em hardware programados – como em monitores LCD para fazer um melhor aproveitamento do sistema
• Não tem nenhuma aplicação Mac que é exigida por seu empregador para trabalhar de casa.

A maioria dos usuários Windows, entretanto, não fará essa escolha. Para muitos outros, entretanto, a resistência é fútil, desnecessária e indesejável. O Windows Vista é verdadeiramente uma boa versão do Windows com grandes benefícios.

O cantor Tony Garrido e os outros artistas que estão estrelando as campanhas da Microsoft dirão que a atualização para o Windows Vista é sensacional. Mas antes de sair correndo para o mercado – como fizeram as centenas que foram ao supermercado Extra Itaim (SP) no dia da inauguração – e adquirir o Vista com o hardware errado e sem o devido suporte da indústria em geral, pense um pouco e considere: Por que a pressa?
************************************************

Vamos comentar esse artigo. Se até a própria midia especializada e praticamente parcial fala do Vista.

Informo que toda a discussão aqui eu vou usar na minha aula.

Constantemente os alunos fazem esse tipo de comparação


Obrigado




  


2. Windows Vista

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 28/01/2008 - 13:52h

Em primeiro lugar, devo esclarecer que não sou inimigo da Microsoft, embora sempre venha a criticar seus produtos ou sua já conhecida estratégia comercial, de alguma forma.

Parece que a MS deu um passo em falso ao lançar um sistema que consome imensos recursos de hardware e consegue ser incompatível com sua própria linhagem, e que não tem um plantel de hardware ou software de terceiros que possa funcionar perfeitamente com ele.
(Usar Windows em "modo de compatibilidade" pode ser uma experiência frustrante).

Para mudar drasticamente de sistema operacional, já existia o Mac, o Linux e tantos outros, que fazem mais, em menos tempo, por um custo muito menor.
Quem é possuidor de um PowerMac, já há alguns anos vem desfrutando de tudo aquilo que o SO e o harware oferecem, perfeitos no tocante a áudio e vídeo.
(Obs.: Não sou usuário Mac, nem evangelista da Apple)

No presente momento, ter um Vista rodando BEM em um micro requer um pesado investimento.

O foco voltou-se inevitavelmente para usuários domésticos que tenham muito dinheiro de sobra e que gostem de aventurar-se em novidades tecnológicas ou "gadgets", e não mais para uso corporativo em empresas de pequeno e médio porte (será que vale realmente a pena ter o Vista em uma multinacional?)

Até o presente momento, o XP - também da Microsoft - tem atendido bem a uma vasta gama de usuários, e até agora era razoavelmente compatível com aplicações mais "antigas".
O Windows 98 SE ainda é considerado mundialmente como sendo "o melhor" SO da MS (isso sob um ponto de vista meramente estatístico).
Poderia ter seus bugs restantes eliminados, mas não interessa aos fabricantes de software comercial fazer um produto perfeito, e sim lançar novas versões. Afinal, é assim que ganham dinheiro.

"Vista" exige aquisição de software novo e desconhecido, e de hardware caro.
Que será que instalaremos no lugar de nossos programas preferidos e já tradicionais, que funcionavam perfeitamente?

Essa mesma indagação já faziam as pessoas que têm medo de migrar para o Linux.

Quem tem um hardware ultrapassado porém razoável (Pentium III 800 ghz com 512mb RAM, HD de 40 gb) pode migrar imediatamente para Linux, sem maiores dificuldades, o que não é necessariamente verdade para o Vista.

E quanto aos periféricos? A nossa fiel HP Laserjet 4L pode ser usada no Vista? E nosso velho scanner Genius? E a Epson LX-810L? E aquela impecável placa Turtle Beach com 8 anos de uso?
E aquela excelente webcam que compramos ano passado?
Teremos que jogar fora ou vender como sucata?

Não me atrevo a dizer a ninguém para não comprar o Vista porque é da empresa Tal, mas porque é preferível continuar com um XP autêntico (nada de pirataria) do que partir para uma aventura muito dispendiosa.

Porém é bom lembrar que um dia, a exemplo de TODOS os outros S.O.s proprietários - e pagos -
cessará o suporte por parte do desenvolvedor. Portanto, desde que foi lançado, o XP já tem o seu fim anunciado (embora de uma forma velada).
O mesmo fatalmente acontecerá com o Vista e com todos os seus sucessores.

Existe contudo um outro fator a ser considerado: As pessoas geralmente não aprendem "Informática", mas "como ser usuários de software proprietário" (seja da Microsoft, da Corel, da Macromedia, da Adobe, etc.)

Apesar das razões que sugerem a não-migração neste momento para o Windows Vista, sempre haverá aqueles os que o farão, por mera insegurança e desconhecimento.




3. Re: Seis razões para não comprar o Windows Vista

Márcio de Souza Almeida
marcio68almeida

(usa Debian)

Enviado em 28/01/2008 - 14:21h

Não defendo nenhum sistema operacional, já quesou obrigado a usar o que o cliente possui...
Mas vamos aos fatos...
1. O Vista está incompleto
Como se refere a uma publicação que tem quase um ano, este item está obsoleto...
2. O Vista é caro
Caro é algo realmente relativo, uma BMW é cara mas eu quero ter, mesmo que não possa...
3. O Vista exige um novo PC
A indústria de computadores exige isso dos fabricantes de software, principalmente da Micro$oft...
Tente instalar uma versão atual de Linux em um Pentium 133 com 32 MB de memória, não vai conseguir, mas uma versão antiga (no meu caso Conectiva 7) funciona perfeitamente...
4. O Vista consome tempo
Não conheço nada que, sendo novo, não consuma tempo...
5. O XP não está obsoleto
Este realmente é o ponto forte das argumentações... Por que trocar o que funciona por esta novidade ???
6. Vista pode ser a melhor razão para adquirir um Mac
Este aqui é puro sarcasmo, mas não deixa de ser uma verdade, o sistema operacional da Mac é MUITO superior, mais fácil de usar, mais estável e mais barato...

Migrar é pura e simplismente uma opção do usuário.


4. Comodismo...

Rafael Silva de Santana
fulllinux

(usa Slackware)

Enviado em 30/01/2008 - 08:16h

Além é claro de outros fatores, acho que a Microsoft está exprementando um pouco do a contece a anos como o Linux...

Usuários Windows acostumaram com o comodismo que a Microsoft traz no uso de seu sistema operacional. Hoje além do Next, Next e Finish usuários Windows tem que driblar incompatibilidades de sistema e se acovardão ao uso do sistema.

Abrão o olho a Microsoft tambem não é perfeita... incompatibilidade de sistema é uma coisa que usuários Linux a anos vem tirando de letra, mas isso porque Linux é totalmente flexivel na manipulação de kernel, modulos, bibliotecas, pluguins sem contar o seu fonte.

Windows tambem tem tudo isso mas ninguem consegue enxergar, porque não está nada disponivel para que você possa mexer, tornando assim o usuário Windows menos técnico, e sem capacidade de driblar tais situações que o Vista traz.

Essa é uma simples opnião...

[]'s


5. Vista

Edvaldo Silva de Almeida Júnior
EdDeAlmeida

(usa Debian)

Enviado em 30/01/2008 - 08:59h

O Windows Vista, como todos os proodutos da Microsoft, saiu da "linha de montagem" com uma série de problemas. Há uma tendência, como em todos os produtos da Micrsoft, que esses problemas nunca cheguem a ser resolvidos na sua totalidade. Afinal de contas, o ciclo de vida dos produtos é relativamente curto pois, como já foi dito acima, o interesse não está no aperfeiçoamento do produto, mas na lucratividade de mudar de produto de tempos em tempos.

Segundo li ontem mesmo, está para sair o Service Pack 1 para o Vista que, como todos os add-ons da Microsoft, deve corrigir muitos problemas e trazer alguns outros.

Mas temos de levar em conta que não existe produto perfeito. O Windows XP, por exemplo, surgiu cheio de problemas e durante o seu amadrecimento revelou-se um SO bastante equilibrado. O primeiro da família Microsoft que fornece alguma segurança real.

O grande problema na popularização do Vista, no meu entender, reside na necessidade de hardware muito potente. Temos uma plataforma de micros velhos e de processadores de baixo custo imensa rodando por aí. Enquanto essa situação não mudar, não vejo como o Vista possa se tornar tão popular quanto o XP ou o 98.

Deixemos, porém, a Microsoft quieta no lugar dela. Aproveitemos esse erro estratégico e lutemos pela popularização do Linux. Mais que isso, trabalhemos no desenvolvimento dele, já que nosso objetivo é um SO perfeito, não um produto para consumir CPU e dinheiro dos usuários.



  



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts