Porquê todos os Jogos nas lojas sao para Windows?

1. Porquê todos os Jogos nas lojas sao para Windows?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 23/12/2009 - 23:07h

Eu fico indignado, ganhei um jogo, pow era pra windows aquela bosta
Porque nao fazem que o jogo funcione nos 2?
o Jogo e Battlefield 2 da Eletronic Arts, a EA não copera nem um poco com software livre né
Affe
Sei la, não é nosso direito poder comprar um jogo pro s.o a a gente usa??
E tipow, com wine não funciona direito (Sem ofender,pois wine é muito util as vezes).
E existe algum jogo que é so pra linux ?
Qual maior desenvonvidora de jogos que copera com linux ?


  


2. Re: Porquê todos os Jogos nas lojas sao para Windows?

Mateus Baptista
_madruga

(usa Debian)

Enviado em 24/12/2009 - 00:04h

Ola giuliubuntu,

Acredito que grandes desenvolvedoras de Games não invistam mais capital em uma nova versão dos games para sistemas operacionais GNU/Linux pelo fato de não acharem $$interessante$$ ... o que acho uma [*****] sacanagem mais blz ... quando vc diz que o "wine não funciona direito" acho precipitado da sua parte afirmar isso, o que acontece é que a configuração e versão adequada do wine para rodar determinado aplicativo se diferencia referente ao mesmo... no próprio site do projeto http://www.winehq.org/ existe uma lista de aplicativos e jogos e a versão e configuração do wine adequada para proporcionar um rendimento melhor a eles. Sem falar que existem sim os jogos que rodam no GNU/Linux porém são escassos, no site www.ubuntugames.org você encontra uma lista com muitos deles... Qual a maior desenvolvedora de jogos que coopera com o Gnu/Linux? Não Sei


Madruga


3. Re: Porquê todos os Jogos nas lojas sao para Windows?

Jefferson Diego
Diede

(usa Debian)

Enviado em 24/12/2009 - 00:21h

Uma das respostas possíveis para a sua pergunta é que a grande maioria dos jogos é feita em DirectX, que é o FrameWork da Microsoft, o que dificulta portar. Eles teriam que reescrever o jogo em OpenGL, para rodar aqui, ou ja escrever direto em OpenGL, que rodaria em tudo, mas isso cai no segundo ponto, que é o semi-quase-por-pouco-no-passado monopólio da MS nos desktops.
Na verdade tem aquela historinha de uma empresa (não lembro o nome) que fazia ports de jogos, mas "se foi" por falta de vendas.
Quanto ao direito de comprar um jogo para seu S.O. é meio controverso. Temos o direito de rodar um jogo legal no Linux, mas quem o fez também tem o direito de dizer "Isso só Roda no Windows XP e já era". É mais uma questão de boa vontade.
Mas, boa vontade não é só "bom coração". A EA teria que por exemplo contratar uma nova equipe só pra escrever os jogos para Linux, pois não creio que a equipe atual seja 100% programando para Windows e Linux da mesma forma. Mas, isso é teórico... e complexo...
O wine já supre muito o "déficit" de jogos que temos. O Cedega mais ainda. Rodei o GTA San Andreas pouca coisa mais lenta que no Windows, e isso por que tenho uma super-hiper-mega-placa-boa Geforce 6200 64-bits. Penso em comprar a lincença do Cedega, mais ficará pra depois que eu tiver uma placa "mais de verdade".
Mas, temos também ótimos jogos. Procure por Nexuiz, Tremulous e Sauerbraten (Ou, AssaltCube, se gosta de CounterStrike). São ótimos jogos, OpenSource e OpenGL.
Ou, tem PlanetPenguimRacer, que é legal também...
Agora, desenvolvedora que coopera com Linux? hum... acho que só a comunidade mesmo...


4. Re: Porquê todos os Jogos nas lojas sao para Windows?

Mateus Baptista
_madruga

(usa Debian)

Enviado em 24/12/2009 - 00:36h

Achei interessante o post do Diede que apresentou os empecilhos das empresas em relação ao desenvolvimento de Jogos para Gnu/Linux, a questão do DirectX, etc... só ficou uma dúvida... o Cedega é Software Livre ?


5. Re: Porquê todos os Jogos nas lojas sao para Windows?

Jefferson Diego
Diede

(usa Debian)

Enviado em 24/12/2009 - 02:05h

O Cedega é um wine escovado, é um fork proprietário do wine.
O Wine, como sabemos, não tem uma boa compatibilidade com DirectX e mesmo assim, também não tem um bom desempenho sob o mesmo.
Creio que algum pensamento como:
"O que??? ter Shader 1.0 e ainda lento???" tenha motivado o pessoal da transgaming (que faz o Cedega) a fazer uma versão (ou "fork", se quiser) do wine focada apenas em jogos. Porque, o Wine tá aí há 14 anos, mas o foco dele é tudo. Digo, rodar desde notepad a Photohosp-Office-Dreamweaver-Som.
(O Cedega tem como missão fazer uma implementação o melhor possível da API do directX, e o resto é com o wine.)
Agora, quanto a ele ser livre...
Bem... ele é pago. A Transgaming disponibiliza o source via CVS mas, você se vira pra fazer funcionar, e ainda por cima não é a versão mais nova que é disponibilizada (é o que falam... nunca tentei...), além de haver restrições de uso (ou seja: Não-livre)
É quase um mesmo esquema do VirtualBox, porém mesquinho (digo, um "Cedega OSE"), sem o frontend, e sem algumas coisas, como suporte a CopyProtection (não muda nada se você roda os jogos com Cracks...)






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts