
Zoiudo
(usa Arch Linux)
Enviado em 28/10/2025 - 06:36h
Virtualizar sistemas não é a melhor opção para fazer comparações entre os mesmos, é quase como comparar hambúrguer de carne com hamburguer vegano, ambos podem dar boas e más impressões dependendo do contexto. Acredito que a melhor forma é instalar o sistema e utilizá-lo no dia a dia, lembrando que na maioria das vezes há a necessidade de aprendizado e, principalmente, "Linux não é Windows". Linux sempre foi mais leve que Windows, minha máquina é um Intel Dual Core C2D E7400 com 4GB de RAM DDR3 numa placa-mãe sem AHCI e soquete 775 com disco de 500GB de 5400rmp rodando KDE Plasma 6 e tudo aqui roda muito bem.
A escolha da distribuição também influencia no ânimo do usuário que quer usar Linux. A grande maioria das distribuições que tem por aí são derivadas do Debian, Ubuntu ou Arch, algumas boas com adições interessantes de funcionalidades e desempenho para o usuário se sentir a vontade no uso do sistema mas a maioria é realmente "mais do mesmo".
Também não dê muito crédito ao ler "distro leve com só 800MB de RAM" ou "com essa distribuição o Windows vai acabar"; "distros leves" costumam usar interfaces gráficas e programas com menor qualidade visual e funcional para economizar recursos do sistema e, apesar de até entregarem um relativo bom uso da máquina, podem dar a impressão ao usuário que o Linux é desagradável de ser usado, o que está longe de ser verdade.
Então sugiro que você bote um segundo disco na sua máquina e instale o sistema Linux real na mesma OU instalar o sistema junto do seu Windows e escolher no boot qual deles usar mas, sinceramente, não recomendo isso.
Finalmente eu experimentaria uma distribuição "mediana" como Linux Mint que é o que a maioria dos usuários daqui dão como sugestão; eu uso Arch e Debian e sempre com Gnome ou KDE, essas são as distribuições principais que servem para o desenvolvimento de outras e, em relação às interfaces gráficas citadas, são as que me dão uma melhor usabilidade, produtividade e experiência de uso diário. E atenção, é a MINHA preferência para o MEU tipo de uso...
Em anexo uma imagem do meu desktop com Plasma6. Sua máquina Dell é mais do que suficiente para rodar sem problemas qualquer distribuição Linux - teoricamente...
#
##
###
#### Conhecimento não vem de graça, valorize o aprendizado e a ajuda recebida! ####