
meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 26/02/2025 - 15:17h
A decisão para tentar instalar alguma distro Linux neste NBook que era do meu filho foi a surpresa pelo fato de haver conseguido dar o boot e o mesmo rodar de forma impecável com Windows 7 apesar da idade (do Notebook, claro), já que é de 2010. A segunda surpresa foi constatar que a bateria ainda aceita recarga e está operacional, com certeza com duração limitada, mas funcionando. O objetivo foi verificar se o HDD ainda funcionava para posteriormente recuperar fotos guardadas neste NBook. Como estava com o wifi desligado, mantive assim para evitar que a MS provocasse a atualização obrigatória para W10 ou W11. Re-iniciei ele por diversas vezes, sem problemas, sempre rodando bem, apesar das limitações do hardware : Intel Core i3 (terceira geração) CPU M350 @ 2,27 GHz 64 bits - 4GB DDR3 - HDD 500GB - vídeo placa Intel Graphics Media Accelerator (GMA) HD Graphics.
Aproveitando que casualmente tinha um pente de mem SODIMM PC3 (DDR3) com 4GB, disponível, substitui o primeiro pente de 2GB por ele e constatei que a BIOS reconheceu corretamente. A partir da troca do pente de mem, como era de se esperar, o Windows não voltou mais a re-iniciar, mesmo depois de fazer todos os testes que confirmaram que toda a mem disponível agora (6GB) estava em perfeitas condições.
Para examinar as entranhas do bicho, tentei bootear com diversas distros LIVE, inclusive com o famoso PartedMagic, sem sucesso. Tentei tanto com Ventoy com várias distros como tb com pendrives de algumas delas, todos já testados plenamente em outras máquinas. Fui obrigado a pesquisar o uso de parâmetros adicionais para colocar no GRUB e tentar novamente, até conseguir bootear com alguma delas. Só consegui bootear com o Mint LMDE 6 (usando Ventoy) e os parâmetros mencionados antes (nomodeset, noapic, noapci, nosplash). Entusiasmado com a performance do Vaio com o LMDE 6, mesmo que apenas em modo LIVE via pendrive parti direto para a instalação. Antes disto, tomei o cuidado de trocar o HDD por outro igual, com a mesma capacidade para preservar o conteúdo das fotos que eram o primeiro objetivo de recuperação. A instalação correu de forma totalmente normal, tendo o particionamento sido feito pelo próprio instalador do LMDE, reformatando o novo HDD totalmente. Ao tentar re-iniciar que pensei seria uma barbada, não houve forma de conseguir. Agora consigo fazer rodar novamente, apenas usando o Ventoy com LMDE 6 mais parâmetros extras na partida do GRUB. Por esta razão estou buscando dicas de alguém que tenha conseguido instalar alguma distro Linux em Sony Vaio, ainda mais sabendo que a própria Sony vendeu algumas versões do VAIO com Linux usando o Debian 12.